Avançar para o conteúdo principal

Rui Costa, 4º ciclista mais regular do mundo

O campeão nacional Rui Costa (Lampre-Merida) destaca-se na primeira parte da temporada como um dos mais regularidades corredores do pelotão internacional. No presente ano de 2016, o campeão do mundo de 2013 já inscreveu no seu palmarés 17 Top 10 nas provas disputadas até ao momento.

Como podemos analisar no gráfico publicado a 1 de Maio pela conta Twitter Revista Alpe d’Huez [@Alpe__dHuez], Rui Costa ocupa a 4ª posição no referido Ranking dos ciclistas com mais Top 10 alcançados esta temporada. O ciclista português é dono de uma regularidade assinalável e de suma importância para a armada italiana Lampre-Merida, somando os mesmos 17 Top 10 que o 3º lugar ocupado pelo francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale), pertencendo os primeiros lugares do Ranking ao francês Thibaut Pinot (FDJ) em 2º com 18 no total e o sprinter norueguês Alexander Kristoff (Team Katusha) no comando com 19.

Ranking Revista Alpe d'Huez

Rui Costa afirma: “É um resultado que me deixa satisfeito, pois sinto que o trabalho de uma pré-época inteira está a dar os seus resultados. Eu sempre fui um corredor regular e essa consistência traz-me a tranquilidade e o alívio de consciência de que necessito para ir com confiança para as provas seguintes. Um Top 5 mundial que me orgulho de conseguir nesta primeira parte do ano e vou continuar a trabalhar para o manter até à última corrida de 2016.”

“Acredito que quando se trabalha com afinco e honestidade, os resultados aparecem sempre. Apesar de alguma pouca sorte e de já ter caído, consegui estar com os melhores em muitas outras ocasiões já este ano”, conclui Rui Costa.

Rui Costa iniciou a temporada no Dubai Tour (2.HC) com um não menos importante 14º lugar na geral. Desde essas primeiras pedaladas, o campeão português não mais saiu dos lugares cimeiros de importantes provas internacionais: 5º no Tour of Oman (2.HC), 10º no Paris-Nice (2.UWT), 7º na Vuelta al Pais Vasco (2.UWT), 10º na Flèche Wallonne (1.UWT), 3º na Liège-Bastogne-Liège (1.UWT) e 6º no Tour de Romandie (2.UWT). Conta ainda com o 17º lugar na Amstel Gold Race (1.UWT). Para além destes resultados nas classificações gerais, soma 11 chegadas em etapas entre os primeiros dez a cruzar a linha de meta.

Estes números reflectem a capacidade singular que Rui Costa tem em estar sempre entre os melhores das jornadas, em qualquer prova do calendário UCI WorldTour, Europeu ou Asiático.

Embora a vitória teime em chegar esta temporada, o triunfo já esteve bem perto de ser alcançado. Na quarta etapa da Vuelta al Pais Vasco, num longo dia de montanha e onde a chuva e o frio acrescentaram ainda mais dureza ao percurso, por muito pouco Rui Costa não alcançou a vitória, terminando em segundo logo atrás de Samuel Sánchez (BMC) na chegada a Orio, diante de nomes como Nairo Quintana (Movistar Team) e Alberto Contador (Tinkoff), que viria a conquistar a geral.

Também na clássica Liège-Bastogne-Liège, o seu desempenho foi irrepreensível. Estudou o momento que para ele seria decisivo nos 248 km de corrida, estando na decisão da jornada em Côte de la Rue Naniot, a estreante subida de 600m em empedrado, a cerca de 3 km do desenlace. No ataque de Michael Albasini (Orica-GreenEdge), Rui Costa estava lá respondendo à ofensiva do adversário e mantendo-se de pedra e cal na frente até ao cruzar do risco, dividindo o pódio com o suíço e com Wout Poels (Team Sky), que se sagrou vencedor.

Para além do Ranking da Revista Alpe d’Huez, os resultados obtidos por Rui Costa levam-no a ocupar com 1143 pontos a 20ª posição no Ranking PCS, do site especializado www.procyclingstats.com, liderado pelo campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff). No estreante UCI World Ranking, Rui Costa é 16º com 933 pontos e no UCI WorldTour Ranking é 11º com 152 pontos, ambos igualmente liderados por Sagan.
UCI WorldTour Ranking
UCI World Ranking
Rui Costa (©bettiniphoto.net)

Comentários

  1. Pelo trabalho feito neste blogue evidenciando o esforço feito pelos verdadeiros protagonistas do ciclismo com entrevistas fotografias e sobretudo com o cuidado de dar sempre a notícia na hora.Mais uma vez parabéns pelo esforço pela paixão e sobretudo pela abrangência e pela imparcialidade. É na verdade um trabalho que merece destaque.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.