Avançar para o conteúdo principal

Et3 GP Dão: Rafael Reis vence crono, Joni Brandão conquista a geral

Rafael Reis (W52-FC Porto) venceu o contra-relógio da última etapa e Joni Brandão (Efapel) conquistou a geral da 2ª edição do Grande Prémio do Dão.

A uma média de 47,905 km/h, Rafael Reis conquistou a sua quarta vitória da temporada no esforço individual do Grande Prémio do Dão. No final dos 10,1 km pedalados em Viseu, o corredor da W52-FC Porto e Hugo Sabido (Sporting CP-Tavira) foram os únicos corredores a terminar o percurso abaixo dos 13 minutos, ficando Sabido a 20s de Reis. O terceiro melhor tempo foi alcançado pelo espanhol José de Segovia (Louletano-Hospital de Loulé), que gastou mais 26s.

Na luta renhida pela camisola amarela, Joni Brandão (Efapel) cruzou a meta em 4º lugar, a 27s, terminando posteriormente Raúl Alarcón (W52-FC Porto) em 16º, a 58s, perdendo a liderança em definitivo.

Joni Brandão conquistou assim a sua quarta vitória da temporada, somando uma etapa e a geral do Grande Prémio Beiras, o mesmo sucedendo neste Grande Prémio do Dão. Raúl Alarcón  e Rafael Reis (W52-FC Porto) completaram o pódio final.

Nas classificações secundárias, Raúl Alarcón agarrou os pontos e Pablo Guerrero (Rádio Popular-Boavista) venceu na montanha. A W52-FC Porto alcançou o triunfo por equipas, seguida da Rádio Popular-Boavista e da LA Alumínios-Antarte. Entre as equipas de clube, a GoldWin-Team José Maria Nicolau destacou-se na 5ª posição.

Quanto à camisola da juventude, Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) brilhou em várias frentes conquistando esta classificação e também a de melhor ciclista das equipas de clube. Ivo Oliveira terminou as três etapas no Top 13, culminando com um destacável 7º lugar na geral. O pódio da juventude ficou completo com Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade) e Gonçalo Carvalho (Anicolor).

Do pelotão de 120 corredores, 88 terminaram a 2ª edição do Grande Prémio do Dão, sendo o lanterna vermelha o jovem Diogo Tavares (Sicasal-Constantinos-Udo), a 54m40s do vencedor.

Efapel festeja triunfo de Joni Brandão
(foto facebook Rafael Silva)

Resultados Et3
1º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto 0:12:39
2º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +20”
3º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +26”
4º Joni Brandão (Por) Efapel +27”
5º Oscar González (Esp) Sporting CP-Tavira +28”
6º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +28”
7º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +34”
8º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +35”
9º Mario González (Esp) Sporting CP-Tavira +41”
10º Jorge Magalhães (Por) Anicolor +43”

C. Geral Final
1º Joni Brandão (Por) Efapel 6:10:29
2º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +6”
3º Rafael Reis (Por) W52-FC Porto +31”
4º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +1:17”
5º Hugo Sabido (Por) Sporting CP-Tavira +1:53”
6º José de Segovia (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +2:00”
7º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +2:04”
8º Alejandro Marque (Esp) LA Alumínios-Antarte +2:08”
9º Jacobo Ucha (Esp) Rádio Popular-Boavista +2:21”
10º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +2:22”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.