Avançar para o conteúdo principal

Sterrato na Volta a Portugal 2016?

A edição número 78 da Volta a Portugal pode introduzir numa das etapas a inovadora estreia de um troço em terra batida. O famoso sterrato será vivido em Fafe, em cerca de 2,2 km do tradicional percurso do Rali de Portugal.

De acordo com declarações do director da prova Joaquim Gomes à agência Lusa, esta inovação depende da auscultação de opiniões por parte da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais e das equipas lusas, para além da total garantia de condições adequadas relativamente à segurança dos corredores.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Fafe Pompeu Martins afirmou à agência lusa, a passagem dos ciclistas irá começar na zona do Confurco, passando pelo emblemático salto da Lameirinha, terminando a jornada com uma descida já em alcatrão iniciada junto ao cemitério da Lagoa até Fafe.

Segundo o Cycling & Thoughts pôde apurar, o troço em terra batida refere-se às imagens apresentadas em seguida, desde o minuto 2:36 até ao final do vídeo relativo ao Rali de Portugal. Embora sinuoso e estreito, os cerca de 2 km são quase na sua totalidade em plano ou subida, contendo o referido salto da Lameirinha seguido de uma curta descida e voltando a terreno plano.


Esta é uma passagem que atrai sempre inúmeros espectadores ao Rali, podendo cativar o mesmo fascínio na prova rainha do ciclismo lusitano. Como tem sido hábito nas grandes competições internacionais, como o Tour de France, a palavra inovação é a chave para cativar cada vez mais fãs para este desporto. No Tour, a introdução de alguns troços de pavé da rainha das clássicas Paris-Roubaix deu que falar, tendo ciclistas a favor e outros contra, não podendo deixar de se sublinhar a maior emoção que trouxe à Grande Boucle, mostrando como o campeão italiano Vincenzo Nibali (Astana) sobressaiu como um ciclista completo, superando com grandiosidade o crescendo de dificuldade incutido à já dura prova de três semanas, terminando com a sua vitória em 2014.

A organização da Volta a Portugal, no seu rosto mais visível Joaquim Gomes, tem batalhado ano após ano para não deixar esmorecer a prova rainha lusitana. O regresso a locais há décadas visitados ou a introdução de inéditos terrenos são a aposta do director da prova, que a cada edição tenta reacender com mais fulgor a chama da internacionalmente conhecida “Grandíssima”. O troço em terra batida certamente terá opiniões a favor e contra, sendo inegável a fonte de emoção extra que poderá trazer à Volta, fruto da imprevisibilidade que este tipo de terreno introduz em qualquer desfecho de jornada pela maior ou menor adaptação do ciclista ao terreno, além da superação dos problemas mecânicos que podem advir à sua passagem.

A Volta a Portugal realiza-se de 27 de Julho a 7 de Agosto, começando no prólogo em Oliveira de Azeméis, passando pelo regresso ao Alentejo com uma etapa entre Alcácer do Sal e Setúbal com passagem pela Serra da Arrábida, culminando no contra-relógio individual a ligar Vila Franca de Xira à capital Lisboeta.

Director da prova Joaquim Gomes no final da Volta a Portugal 2015, em Lisboa
(foto Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.