Et2 VTSM: Luís Gomes, o conto de uma vitória

Luís Gomes conquistou a vitória muito sonhada. Depois de vencer a primeira etapa, na segunda e última jornada o jovem corredor da Liberty Seguros-Carglass perdeu a amarela no contra-relógio do primeiro sector, voltando a conquistá-la no Circuito do Castelo do segundo sector, acrescentando ao seu palmarés o triunfo da 25ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. O espanhol Pedro Merino (Supermercados Froiz) e o argentino Jorge Montenegro (Alumínios Cortizo-CC Padrones) completaram o pódio da geral.

Ao Cycling & Thoughts, Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) mostrou-se radiante com a prestação da equipa e a sua vitória na primeira etapa e da geral: “O ano passado fiquei um pouco desiludido, fiz 2º e não consegui o objectivo de vencer. A equipa venceu as três etapas, mas não conseguiu vencer a geral. Este ano vencemos ontem, hoje de manhã ganhámos o contra-relógio perdendo a geral, mas agora no Castelo felizmente sorriu-nos a vitória da geral. Estou muito feliz por isso! Era também um objectivo nosso ganhar por equipas, conseguimos e juntámos a juventude e os pontos. Estamos todos de parabéns!”

ÁLBUM COMPLETO dos dois sectores da Et2, AQUI

O banho da vitória de Luís Gomes!

Na manhã de domingo, Ivo Oliveira (Liberty Seguros-Carglass) venceu o contra-relógio individual de 10,4 km, no Europarque, pedalando a uma média de 44,946 km/h. O jovem campeão de pista conseguiu com um excelente tempo de 13m53s bater toda a concorrência, sendo o único corredor abaixo dos 14m.

Segundo no esforço individual, a gastar mais 11s, o elite espanhol Aser Estévez (CC Rias Baixas) subiu à liderança da camisola amarela, destronando Luís Gomes para 6º da geral ao pedalar o 8º melhor tempo com mais 27s. Em 3º, o irmão do vencedor e também campeão de pista Rui Oliveira gastou apenas mais 15s, o que o levou a subir a 2º da geral.

Separados por escassos segundos, a batalha pela vitória da Volta às Terras de Santa Maria viveu-se intensamente no Circuito do Castelo. Num total de 72 km, ao longo das 12 voltas os primeiros da geral bateram-se pela desejada amarela. O líder Aser Estévez (CC Rias Baixas) teve a seu lado uma equipa disposta a defender a liderança, tendo em José Gutiérrez, conhecido por “El Gallu”, um forte companheiro no trabalho e defesa da amarela. Também na batalha, a equipa espanhola Aluminios Cortizo-CC Padrones teve no elite Jorge Montenegro, que já viveu no pelotão nacional com a continental Louletano, um forte favorito à vitória ao finalizar todas as jornadas no Top 6.

Gémeos Rui e Ivo Oliveira, o talento unido na estrada e na pista

José Gutiérrez na defesa incansável da amarela de Aser Estévez


Ivo Oliveira e Luís Gomes no movimento certeiro da jornada
Mas os jovens da lusitana Liberty Seguros-Carglass mostraram-se demasiado coesos e focados na conquista da Volta, atacando a corrida desde os primeiros quilómetros e mantendo sobre máximo controlo todas as movimentações das equipas adversárias. A duas voltas para o final da jornada, com duas das fugas do dia anuladas, o ataque de Ivo Oliveira preparou o movimento chave de Luís Gomes, mantendo-se ambos na frente de corrida e obrigando ao desgaste de Aser Estévez e da equipa Rias Baixas em sua perseguição.

Na entrada da derradeira volta, Luís Gomes mantinha-se na frente seguido muito de perto pelos espanhóis Pedro Merino (Supermercados Froiz) e “El Gallu” José Gutiérrez (CC Rías Baixas), numa luta de sub-23 contra dois elites. A enfrentar a última subida no empedrado do Castelo de Santa Maria da Feira, Pedro Merino foi dono de um golpe mais forte triunfando no risco branco da meta, somente a 2s de Luís Gomes. A 27s cruzou a linha Rui Carvalho (Anicolor) e José Gutiérrez (CC Rias Baixas).


Com a vitória da primeira etapa e do contra-relógio, a Liberty Seguros-Carglass agarrou o triunfo final com Luís Gomes, que venceu também a camisola dos pontos. O companheiro de equipa André Carvalho venceu a camisola da juventude e o poderio demonstrado pela equipa levou-os ao triunfo no colectivo, seguidos da GoldWin-Team José Maria Nicolau e da Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade.

Na luta pela camisola das metas volantes, Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo) levou a melhor ao lutar em fuga pelos sprints intermédios no Circuito do Castelo, mostrando-se muito combativo ao longo de toda a Volta como nos tem habituado a cada corrida. O companheiro de equipa Tiago Antunes finalizou em 2º na classificação da juventude.

Luís Mendonça sempre combativo venceu as metas volantes

A equipa da casa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, do clube organizador da prova Sport Ciclismo São João de Ver, empenhou-se em todas as frentes de batalha, finalizando como a 3ª mais forte no colectivo. Somou ainda a importante vitória da montanha com Venceslau Fernandes, que desde a primeira jornada vestiu a camisola azul para não mais largar, defendendo esta liderança andando em fuga na derradeira etapa. A equipa teve ainda Francisco Campos classificado em 3º da juventude e André Bessa 6º da geral.

Ao Cycling & Thoughts, o director desportivo Joaquim Andrade fez um balanço positivo da Volta: “A Volta em si foi bastante competitiva, um nível muito elevado, as médias foram altíssimas atendendo a que a maioria dos corredores são ciclistas sub-23. Penso que esteve fantástica, apesar do mau tempo as coisas acabaram por funcionar bem e o público aderiu. Foi uma Volta com grande nível e pudera haver mais algumas assim para o nosso escalão.”

Joaquim Andrade acrescentou ainda sobre o desempenho da equipa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade: “Os nossos jovens estiveram muito bem, estiveram na discussão de todas as etapas. Superaram um pouco as expectativas do que a maioria esperaria deles e conseguimos a liderança da montanha, que era um dos grandes objectivos. Estivemos na discussão da juventude [vestindo na primeira etapa a camisola branca com Francisco Campos, que terminou em 3º] e na geral estivemos sempre à espreita de uma oportunidade e acabámos por terminar com um ciclista em 6º lugar [André Bessa], o que penso é bastante positivo, porque além dos adversários portugueses que eram bons, tínhamos aqui alguns ciclistas espanhóis de grande qualidade, alguns elites, e conseguir estar ali e bater-se com eles é muito importante.”

A equipa da casa conquistou ainda no domingo a vitória da 1ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, realizada em contra-relógio individual no Europarque, pelos pedais do seu paraciclista Ricardo Gomes.

Moreira congelados defendeu a vitória da montanha com Venceslau Fernandes

Nas contas finais, dos 99 corredores terminaram 44 a 25ª edição da Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes, sendo o lanterna vermelha o espanhol Borja Mayor (CC Rias Baixas) a 27m12s do vencedor.

Assim se chegou ao fim a batalha em Terras de Santa Maria!

Fim da 25ª Volta às Terras de Santa Maria!

Liberty Seguros-Carglass, a grande vencedora da Volta

Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, 3ª por equipas e brilhante em toda a Volta

Os sorrisos dos vencedores: Luís Gomes, André Carvalho, Pedro Merino,
Luís Mendonça e Venceslau Fernandes

Castelo de Santa Maria foi o cenário do desfecho da Volta com o tradicional circuito


CG Final
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 4:49:17
2º Pedro Merino (Esp) Supermercados Froiz +13”
3º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +23”
4º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +30”
5º José Gutiérrez (Esp) CC Rias Baixas +44”
6º André Bessa (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +47”
7º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +1:06”
8º Rui Carvalho (Por) Anicolor +1:11”
9º Aser Estévez (Esp) CC Rias Baixas +1:19”
10º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:34”
Resultados completos, aqui

Resultados Et2, 1ºsector [CRI]
1º Ivo Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass 0:13:53
2º Aser Estévez (Esp) CC Rias Baixas +11”
3º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +15”
4º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +19”
5º João Silva (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +20”
6º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass +23”
7º Victor Valinho (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +26”
8º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +27”
9º José Neves (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +29”
10º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +29”

Resultados Et2, 2ºsector [Circuito]
1º Pedro Merino (Esp) Supermercados Froiz 1:53:31
2º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +2”
3º Rui Carvalho (Por) Anicolor +27”
4º José Gutiérrez (Esp) CC Rias Baixas +27”
5º Fábio Oliveira (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +32”
6º Jorge Montenegro (Arg) Alumínios Cortizo-CC Padrones +33”
7º André Bessa (Por) Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade +35”
8º Rui Oliveira (Por) Liberty Seguros-Carglass +44”
9º João Fernandes (Por) GoldWin-Team José Maria Nicolau +57”
10º André Carvalho (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:01”
______
Álbum Et1, aqui

1 comentário:

  1. Anónimo11/4/16

    Como seguidor deste blogue tenho de realçar segundo a minha opinião as excelentes crónicas complementadas com vídeo e fotos magníficas. É na verdade um trabalho feito com empenho excecional gosto pela modalidade e sobretudo com um profissionalismo que hoje é muito raro.Muitos parabéns.

    ResponderEliminar