Et1 VTSM: vitória de Luís Gomes

Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) repetiu a glória do ano transacto e conquistou a etapa inaugural da 25ª Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. Na batalha pelo sprint final, superou na linha o argentino Jorge Montenegro (Aluminios Cortizo-CC Padrones) e Luís Mendonça (Sicasal-Constantinos-Udo).

Após cruzar a linha da vitória, Luís Gomes afirmou ao Cycling & Thoughts: “A correr perto de casa, era uma vitória que procurava este ano já desde o início da época. Graças a Deus ela apareceu e estou muito feliz com isso”.


Álbum completo, AQUI


Nesta tarde de sábado, 99 corredores de 12 equipas de clube abrilhantaram o asfalto de Santa Maria da Feira com uma luta bastante renhida pela primeira etapa de 113 km com chegada a São João de Ver. As tentativas de fuga não se fizeram esperar, com um corropio de corredores a querer fugir ao pelotão desde os quilómetros iniciais.

A primeira fuga deu-se pelos pedais de Juan Durán, da equipa Kuota-Construcciones Paulino onde corre este ano o jovem luso Rúben Veloso. O ciclista espanhol ainda passou na frente na primeira passagem pela meta (km 12,2), sendo em seguida alcançado pelo pelotão a pedalar a uma boa média.

Sem descanso, uma nova fuga foi tentada por Álvaro Ferreira (GoldWin-Team José Maria Nicolau), Pedro Henriques (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade), Gonçalo Carvalho (Anicolor), Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) e Elias Bolvaran (Kuota). Este quinteto teve a mesma sorte da primeira aventura, sendo alcançado poucos quilómetros depois.

Na luta pelas metas intermédias, com o pelotão a não deixar ninguém tentar a sorte em solitário, André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass) conquistou a primeira meta volante do dia em Lobão (km 40,6), seguindo-se os dois prémios de montanha da jornada, em Cabeçais (km 50,3) e Airas (km 66,3), ambos coroados por Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade).

Restava a segunda meta volante a coincidir com a segunda passagem pela meta (km 98,1), momento em que o pelotão se encontrava fragmentado e passou um numeroso grupo na frente liderado por Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass).

Com os derradeiros 14 km por pedalar, não houve espaço a mais fugas, discutindo-se a meta ao sprint e sendo Luís Gomes o mais forte deste dia, agarrando além da etapa a camisola amarela e dos pontos. O companheiro de equipa André Carvalho segurou o triunfo das metas volantes e a equipa Liberty Seguros-Carglass triunfou no colectivo.

A equipa da casa Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade, segunda no colectivo, subiu ao pódio com Francisco Campos vencedor da juventude e Venceslau Fernandes rei da montanha. No final do dia, Venceslau confessou ao Cycling & Thoughts: "Foi uma etapa dura, muito atacada, muito rápida. A equipa esteve muito bem, ajudou-me em todos os pontos duros da corrida e isso foi o suficiente para conseguir chegar lá e ganhar a montanha. Um especial obrigado a toda a equipa.”

Domingo vive-se o desfecho da Volta com uma etapa de duplo sector. Pela manhã, disputa-se o contra-relógio individual de 10,4 km no Europarque – Centro de Congressos. De tarde, o tradicional Circuito do Castelo de Santa Maria num total de 72 km.




Resultados completos, aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário