Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis brilha entre a elite feminina em Espanha

O ciclismo feminino tem, na actualidade, uma representante de peso nas provas internacionais. A campeã nacional Daniela Reis (DN17 Poitou-Charentes), actual líder da Coupe de France Dames e da Taça de Portugal Femininas, acaba de disputar em Espanha duas importantes provas entre um pelotão de alto nível internacional, a prova de um dia Durango e a corrida por etapas Volta ao País Basco.

Daniela Reis na Volta ao País Basco
(foto Yon Suinaga / CiclismoFem)

A campeã lusa chegou a Espanha levando consigo duas recentes vitórias, o triunfo da segunda prova pontuável da Taça de França, em Mont Pujols, e a conquista da primeira prova da Taça de Portugal, em Cascais. Num pelotão mais competitivo e com as ‘feras’ femininas internacionais, Daniela Reis abordou ambas as competições espanholas com a atitude lutadora que lhe é conhecida, adquirindo um crescendo de forma no seu desempenho de dia para dia.

Na prova Durango-Durango Emakumeen Saria (1.2), que antecedeu a Volta por etapas, Daniela Reis terminou os 113 km em 55º lugar (+5:11”), entre um pelotão de 120 corredoras onde 85 finalizaram a jornada. A dura prova continha no final duas subidas em Goiuria (km 95,6 e km 106,6), de 3ª e 2ª categoria, primeiramente 5 km a 4,7% de pendente média e posteriormente 4,3 km a 6,3%. A ciclista lusa sofreu um problema mecânico ao km 98, partindo-se a corrente da bicicleta quando ia no grupo da frente, levando-a a terminar a jornada com uma bicicleta de substituição não adequada à sua medida. A vitória da prova ficou nas mãos da norte-americana Megan Guarnier (Boels-Dolmans), completando o pódio a italiana Elisa Longo Borghini (Wiggle High5) e a companheira sueca Emma Johansson, que viria a conquistar a Volta ao País Basco ao agarrar a liderança desde a segunda etapa.

Na prova por etapas que se seguiu, Euskal Emakumeen XXIX Bira (2.1), Daniela Reis superou o terreno de desgastante sobe e desce com um brilhante 24º lugar na geral (+6:28”). Terminar esta exigente Volta ao País Basco nos lugares cimeiros da tabela classificativa é uma boa afirmação no pelotão internacional por parte da ciclista lusa, que acaba de cumprir 23 anos de idade. A vitória da geral coube Emma Johansson (Wiggle High5), de 33 anos, seguida de Megan Guarnier (Boels-Dolmans) e da sul-africana Ashleigh Moolman (Cervélo-Bigla), ambas de 31 anos.

Quanto às etapas, o prólogo abriu a competição com um contra-relógio individual de 2,3 km em Iurreta. A vitória coube à finlandesa Lotta Lepistö (Cervélo-Bigla), que gastou 4m12s, menos 4s do que a britânica Claire Rose (Podium Ambition) e 8s do que a norte-americana Carmen Small (Cervélo-Bigla). Daniela Reis defendeu-se diante das gigantes internacionais com um 53º tempo, a 29s da vencedora.

A primeira etapa, com partida e chegada a Eskoriatza, viveu-se ao longo de 76,6 km com a vitória a sorrir a Emma Johansson (Wiggle High5) sobre Carmen Small (Cervélo-Bigla) e a 14s de Giorgia Bronzini (Wiggle High5). Daniela cruzou a linha em 43º (+2:55”). A segunda etapa partiu de Etxarri rumo a Urkiola num total de 109,5 km, onde na chegada 3ª categoria a mais forte foi novamente Emma Johansson, prontamente seguida a 1s por Megan Guarnier e a 4s por Elisa Longo Borghini. A 34s cruzou a linha Daniela Reis em 33º lugar.

As duas últimas jornadas foram as mais favoráveis ao desempenho da ciclista lusa, alcançando os melhores resultados de toda a competição. Na terceira etapa, com partida e chegada a Berriatua em 109,4 km, Daniela Reis chegou com o grupo da frente à linha de todas as decisões, finalizando em 12º com o mesmo tempo da vencedora Giorgia Bronzini, mais forte no sprint do que Carmen Small (Cervélo-Bigla) e Rossella Ratto (Cylance). Na quarta e derradeira etapa, de 75,8 km com partida e chegada a Portugalete, Daniela Reis foi 26ª (+2:26”) na meta conquistada por Megan Guarnier sobre Ganna Solovey (Parkhotel Valkenburg) e Ashleigh Moolman (Cervélo-Bigla).

Também presente nas duas provas esteve a lusa Ilda Pereira (BZK Emakumeen Bira), 71ª (+8:49”) em Durango, não terminando a Volta ao País Basco, após chegar fora do tempo limite na penúltima etapa.

Resultados completos Durango, aqui
Resultados completos Volta ao País Basco, aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro