Avançar para o conteúdo principal

Terceiro triunfo de Cancellara em Strade Bianche

Quando tudo parecia rumar à vitória da Etixx-Quick Step, o suíço Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) deu o último e decisivo golpe de pedal nas ruas de Siena, conquistando Strade Bianche (1.HC) pela terceira vez na sua experiente carreira. A dupla da Etixx, Zdenek Stybar e Gianluca Brambilla, completou o pódio, ficando o campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) na quarta posição.

Fabian Cancellara conquista terceiro triunfo de Strade Bianche
(foto @StradeBianche)

“Este dia é especial. Tive de jogar as minhas melhores cartas. Sabia que não podia deixar Brambilla ir muito longe. Apesar da Etixx-Quick Step estar em vantagem, usei a minha experiência e confiança para o deixar ir até perto do final, porque me conheço muito bem. Vencer pela terceira vez significa que fiz história, pois irei ter o meu nome gravado numa estrada de gravilha. Coloquei a minha marca em Siena para sempre. Isso faz-me feliz.”, palavras de Cancellara.

A 10ª edição da prova italiana Strade Bianche, que já entrou no coração dos fãs de ciclismo por marcar a diferença com o seu percurso de duros sectores em gravilha, o famoso sterrato, viveu-se ao longo de 176 km sem a prometida chuva esperada para este dia. A rara beleza desta prova incluiu 50 km de sterrato, repartidos por 9 sectores em que o pelotão é envolvido pela nuvem branca característica do tipo de terreno.

O dia começou com uma fuga de oito ciclistas: Jesse Sergeant (AG2R-La Mondiale), Tom Van Asbroeck (LottoNL-Jumbo), Jens Debuscherre e Pim Ligthart (Lotto Soudal), Marcin Mrozek (CCC Sprandi Polkowice), Riccardo Stacchiotti (Nippo Vini Fantini), Tiziano Dall’Antonia (Androni Giocattoli-Sidermec) e Lorenzo Rota (Bardiani-CSF). Este grupo foi alcançado à falta de 76 km para o final.

No começo do 5º sector de sterrato, uma nova aventura tomou a frente de corrida com Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step), Andriy Grivko (Astana), Brent Bookwalter (BMC), Maxime Monfort (Lotto Soudal) e Salvatore Puccio (Team Sky).

No 6º sector, o segundo mais longo de 11,5 km com subida a Monte Sante Marie, o quinteto segurava menos de 1m de vantagem para o pelotão já muito reduzido no seu encalço. O italiano Puccio foi o primeiro a ser alcançado, após um problema mecânico.

Dentro dos 25 km finais, apenas um duo seguia na frente. A aceleração de ritmo por parte do italiano Brambilla levou consigo o norte-americano Bookwalter, mas não por muito tempo, seguindo em solitário o italiano da Etixx-Quick Step à falta de 21 km.

O momento de mudança da corrida chegou na passagem do 8º sector de sterrato, quando atrás atacou Sagan com resposta de Stybar e Cancellara, chegando este trio a Brambilla a 18 km do final.

Cancellara foi o primeiro a testar as forças dos rivais, rapidamente correspondido. Superado o último sector de sterrato, o quarteto segurava uma vantagem de 13s para o grupo perseguidor onde vinham nomes como Greg Van Avermaet (BMC), Diego Ulissi (Lampre-Merida) e Alejandro Valverde (Movistar Team), além de mais um elemento da Etixx, o jovem campeão checo Petr Vakoc.

Estando a Etixx em superioridade na frente, foi novamente Brambilla quem desferiu mais um ataque com as restantes forças desta desgastante jornada em fuga. Saiu em solitário a 7,7 km da meta, sendo alcançado em seguida e voltando a repetir a dose a 6 km do fim, sendo alcançado já dentro dos 1000m finais por Cancellara e Stybar, ficando Sagan para trás.

Nos derradeiros metros, ‘Spartacus’ Cancellara superou o vencedor da edição anterior Stybar, conquistando a terceira vitória em Strade Bianche (2016/2012/2008). A fechar o pódio, o merecido terceiro lugar entregue a Brambilla. Cancellara verá assim o seu nome inscrito num dos sectores de sterrato, tendo a organização confirmado dar a um dos sectores o nome de quem conquiste a prova italiana por três vezes.

Vitória de Spartacus (foto @StradeBianche)

Também neste sábado, disputou-se a prova feminina de 121 km. A campeã do mundo Lizzie Armitstead (Boels-Dolmans) foi a grande vencedora de Strade Bianche (1.WWT), prova de abertura do Women World Tour, completando o pódio Katarzyna Niewiadoma (Rabobank-Liv) a 3s e Emma Johansson (Wiggle High5) a 13s.
 
Lizzie Armitstead vencedora no feminino
(foto @StradeBianche)

Resultados
1 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo 4:39:35
2 Zdenec Stybar (Cze) Etixx-Quick Step m.t.
3 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx-Quick Step +4”
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff +13”
5 Petr Vakoc (Cze) Etixx-Quick Step +34”
6 Greg Van Avermaet (Bel) BMC +37”
7 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida +41”
8 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +41”
9 Lars Petter Nordhaug (Nor) Team Sky +41”
10 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +50”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.