Avançar para o conteúdo principal

Et2 GP Liberty Seguros: Will Routley vence etapa, August Jensen conquista a geral

O canadiano Will Routley (Rally Cycling), de 32 anos, venceu a última etapa do GP Liberty Seguros (2.2), Lagoa Cidade do Vinho 2016, completando o pódio da jornada a dupla espanhola Imanol Estevez (Euskadi-Murias) e Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). O norueguês August Jensen (Team Coop-Oster Hus) defendeu a camisola amarela e conquistou em definitivo a 8ª edição da prova lusitana.

August Jensen, o grande vencedor do 8º GP Liberty Seguros
(foto www.coop-osterhus.no)


Um pelotão de 144 corredores tomou a partida da segunda e última etapa do GP Liberty Seguros, inserido no programa Cyclin’Portugal, num total de 186,6 km com partida e chegada em Lagoa.

Após uma etapa inaugural bastante acidentada, o dia de hoje foi mais tranquilo no que toca às quedas. À imagem de ontem, a continental lusa Efapel trabalhou afincadamente na frente do pelotão, a fim de obter as bonificações das metas volantes localizadas no início do percurso. Rafael Silva correspondeu ao trabalho da equipa, obtendo a máxima bonificação nos sprints intermédios de Ferreiras (km 23,2) e S. Bartolomeu de Messines (km 41,5), seguido atentamente pelo camisola amarela August Jensen (Team Coop-Oster Hus), também a bonificar.

A primeira fuga da 8ª edição do GP Liberty Seguros foi protagonizada por Jhonnatan Narvaez (Klein Constantia), da equipa do campeão nacional sub-23 Nuno Bico. O equatoriano Narvaez conseguiu uma curta vantagem, sendo alcançado na subida a Almarijinhos (km 94 3ªcat.). Na defesa da liderança da montanha, David de la Fuente (Sporting CP-Tavira) não deu hipótese à concorrência, coroando o alto e aumentando a vantagem no comando desta camisola.

A entrada em terreno montanhoso levou ao fraccionamento do pelotão, ficando na frente um sexteto composto por Thomas Rostollan (Armée de Terre), Mikel Iturria (Euskadi-Murias), Enric Mas (Klein Constantia), Víctor Etxeberria (Rádio Popular-Boavista), Mario González (Sporting CP-Tavira) e Eddie Dunbar (Axeon-Hagens Berman), sofrendo este último uma queda, que o levou a ser alcançado pelo grupo perseguidor. Entretanto, abandonava a prova Rúben Guerreiro (Axeon-Hagens Berman), vencedor da edição transacta.

Na subida que se seguiu, derradeira desta edição, já o quinteto tinha sido alcançado e novamente David de la Fuente se destacou no alto da Serra de Silves (km 141,8 3ªcat.), assegurando em definitivo a subida ao pódio pela camisola da montanha.

Com 30 km para o final, o pelotão seguia fraccionado com o camisola amarela no grupo da frente e o mais directo rival Rafael Silva (Efapel) num segundo grupo, a uma distância que rondava 1 minuto, ficando afastado da luta pela geral. Na frente de corrida, os ataques surgiram pelos pedais de Jerôme Mainard (Armée de Terre) e Beñat Txoperena (Euskadi-Murias), dupla que ainda passou na frente a derradeira meta volante em Lagoa (km 172), sendo alcançados em seguida.

Os 10 km finais voaram nos pedais do pelotão para um desfecho ao sprint. Em Lagoa, o canadiano Will Routley, que já venceu uma etapa no Tour of California em 2014, brilhou na linha de meta conquistando a jornada e terminando em 2º da geral. Vicente de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) voltou a repetir o 3º lugar da jornada anterior, fechando na geral igualmente na 3ª posição e conquistando a camisola dos pontos.

Cruzando a meta em 9º, August Jensen (Team Coop-Oster Hus) agarrou a conquista do GP Liberty Seguros. Entre os mais jovens, o espanhol Imanol Estevez (Euskadi-Murias) venceu a camisola da juventude, seguido de Tyler Williams (Axeon-Hagens Berman) e Enric Mas (Klein Constantia), sendo Tiago Ferreira (Liberty Seguros-Carglass) o único jovem luso nos lugares cimeiros desta classificação em 9º lugar. A equipa Sporting CP-Tavira venceu no colectivo, seguida da Rádio Popular-Boavista e da francesa Armée de Terre. O lanterna vermelha desta edição foi o jovem Patrick Videira (Maia), em 113º lugar (+44:18”).

Pódio CG: 1ºAugust Jensen 2ºWill Routley 3ºVicente de Mateos
Montanha: David de la Fuente / Juventude: Imanol Estevez
(foto Zé Paulo)

Resultados Et2
1 Will Routley (Can) Rally Cycling 4:32:17
2 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias m.t.
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé m.t.
4 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
5 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida m.t.
6 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto m.t.
7 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira m.t.
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
10 Enric Mas (Esp) Klein Constantia m.t.

CG Final
1 August Jensen (Nor) Team Coop-Oster Hus 7:32:37
2 Will Routley (Can) Rally Cycling +3”
3 Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Hospital de Loulé +5”
4 Pierre Moncorgé (Fra) Team Bliz-Merida +7”
5 Imanol Estevez (Esp) Euskadi-Murias +7”
6 Jerôme Mainard (Fra) Armée de Terre +10”
7 Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto +11”
8 Tyler Williams (USA) Axeon-Hagens Berman +12”
9 Jesús Ezquerra (Esp) Sporting CP-Tavira +13”
10 David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira+13”
Resultados completos aqui

Palmarés GP Liberty Seguros
2016 August Jensen (Team Coop-Oster Hus)
2015 Rúben Guerreiro (Axeon)
2014 Rafael Silva (Efapel-Glassdrive)
2013 Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa)
2012 Ricardo Mestre (Carmim-Prio)
2011 Filipe Cardoso (Barbot-Efapel)
2010 Santiago Pérez (CC Loulé-Louletano)
2009 Daniel Silva (CC Loulé-Louletano)
______
Et1 GP Liberty Seguros: Triunfo norueguês de August Jensen

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.