Equipa Moreira Congelados: união e superação na Alentejana

Os ciclistas da equipa de clube Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade fizeram parte do competitivo pelotão de 169 corredores da Volta ao Alentejo, superando com garra e determinação a 34ª edição da Alentejana. Venceslau Fernandes foi o melhor corredor colocado na geral da formação do Sport Ciclismo São João de Ver.

Cinco etapas, um total de 907,8 km percorridos no asfalto alentejano, pertencendo a vitória final ao espanhol Enric Mas (Klein Constantia). Os jovens “Moreira” empreenderam uma luta constante de aprendizagem entre as 22 equipas presentes, entre as quais 10 estrangeiras, ultrapassando etapas de sobe e desce constante ou longas rectas descampadas fustigados pelo vento e alguma chuva. Entre partidas e chegadas, o grupo pedalou de Portalegre a Castelo de Vide (Et1), Monforte a Montemor-o-Novo (Et2), Portel a Beja (Et3), Aljustrel a Grândola (Et4) e de Santiago do Cacém ao epílogo em Évora (Et5).

A equipa teve de fazer frente a um contra-tempo durante a terceira jornada, quando ficou sem o carro de apoio por avaria, tendo os jovens corredores de percorrer os derradeiros 50 km da etapa até Beja sem a experiência do director desportivo a seu lado.

No balanço final, o director desportivo Joaquim Andrade refere: “Foi bastante positiva, uma Volta de aprendizagem para muitos deles. Alguns nunca tinham corrido num pelotão tão numeroso e com tanta qualidade. Notou-se bastante a inexperiência de alguns na primeira e na terceira etapa, corrigindo nas restantes etapas e valeu ver a constante melhora deles de dia para dia. Hoje acabou por ser o melhor dia, conseguindo chegar no grupo principal quando o pelotão se fraccionou. Mostraram que estão no bom caminho e que podem crescer como ciclistas. Todos cumpriram as suas missões e criaram um espírito de equipa, que é e sempre será importante no ciclismo.”


Conhecedor do que é viver a Volta ao Alentejo, Venceslau Fernandes classificou-se na juventude em 26º lugar entre os 66 jovens presentes, finalizando na geral em 72º. Igualmente repetentes na Alentejana, João Silva terminou em 98º, João Santos em 104º, André Bessa em 114º e Pedro Henriques 119º lugar.

Na sua primeira participação, Francisco Campos e Marcelo Vieira finalizaram na geral em 116º e 139º, tendo Miguel Amorim abandonado no primeiro dia, devido a infecção respiratória.

CG Final Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade
1º Enric Mas (Esp) Klein Constantia 21:54:49
2º Krister Hagen (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
3º David de la Fuente (Esp) Sporting CP-Tavira +9”
72º Venceslau Fernandes +23:04”
98º João Silva +33:19”
104º João Santos +34:37”
114º André Bessa +38:33”
116º Francisco Campos +39:57”
119º Pedro Henriques +40:39”
139º Marcelo Vieira +1:01:00”
DNF Miguel Amorim

Venceslau Fernandes, Et4 Volta ao Alentejo
André Bessa, João Santos, Pedro Henriques e João Santos,
Et4 Volta ao Alentejo
André Bessa, Et4 Volta ao Alentejo
João Santos, Et4 Volta ao Alentejo
Francisco Campos, Et4 Volta ao Alentejo
Francisco Campos e Marcelo Vieira, Et4 Volta ao Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário