Avançar para o conteúdo principal

Andrey Amador, o herói costa-riquenho do World Tour

No seio da esquadra espanhola Movistar Team pedala uma das estrelas em crescendo no World Tour. Único costa-riquenho no mais alto nível do ciclismo profissional, a cada temporada Andrey Amador ganha maior espaço mediático pelas performances obtidas nas mais importantes competições internacionais. Natural de San Ramón de Alajuela, o ciclista de 29 anos esteve perto de alcançar o pódio no Giro d’Italia de 2015, terminando em 4º da geral, feito que o transportou para um novo patamar de expectativas quanto ao que pode atingir a nível individual em provas desta dimensão.

Na edição de Fevereiro [nº 213] da conceituada revista “Procycling”, Andrey Amador é objecto de uma curta e curiosa entrevista. Ao jornalista Alasdair Fotheringham, Amador relembra o início no ciclismo: “Comecei a correr em provas de BTT quando tinha 12 ou 13 [anos]. Alguém me disse para falar com José Adrián Bonilla, um dos poucos prós que a Costa Rica tinha, correu na Kelme em 2004, e ele disse-me para ir para a Europa. Partilhei quarto com José em Pamplona [Espanha] durante uns anos, depois continuei lá até 2011. Sem ele, não estaria aqui agora.”

Foi precisamente nesse dia em que chegou a Pamplona que Amador viu neve pela primeira vez. “Nunca vou esquecer esse momento, não conseguia parar de apanhar a neve com as minhas mãos para sentir como era. Como eu, a maioria das pessoas na Costa Rica nunca viu neve na vida real. De todas as experiências que tive na Europa, ver aquela neve foi o momento que deixou a impressão mais profunda em mim.”

Da chegada à Europa ao salto para uma equipa do Pro Tour decorreram 5 anos, momento em que ingressou na espanhola Caisse d’Epargne. O máximo responsável pela chegada de Andrey Amador ao World Tour foi Eusebio Unzué, o experiente director desportivo da Movistar Team. “Eusebio sempre acompanhou as equipas navarras amadoras. Disse-me que devia tentar correr o Tour de l’Avenir e eu segui o seu conselho em 2008. Ganhei o prólogo e esse resultado inclinou a balança para obter um contrato com a Caisse d’Epargne [actual Movistar] no ano seguinte.” Nesse ano de 2008, Amador terminou em 5º da geral o Tour de l’Avenir, ganho pelo belga Jan Bakelandts e no qual o português Rui Costa brilhou no 2º lugar do pódio.

Na referida entrevista à revista “Procycling”, Amador prossegue descrevendo-se como um ciclista completo, polivalente e consistente, que adora as clássicas. Aliás, tem sido presença assídua em diversas clássicas ao longo da carreira, focando maior atenção na presente temporada para a E3 Harelbeke, Ghent-Wevelgem e Tour of Flanders.

Na Movistar Team, vencedora nos últimos três anos do Ranking UCI World Tour por equipas, tem escalado o estrelato com performances de qualidade e resultados marcantes. No Giro de 2012, Amador conquistou a mais importante vitória individual na 14ª etapa de alta montanha, que ligou Cherasco a Cervinia em 206 km. Já se estreou nas três grandes voltas –Tour [2013, 2011], Giro [2015, 2014, 2012, 2010] e Vuelta [2015, 2014] –, sendo na Corsa Rosa onde mais sucesso obteve com a vitória de etapa e 3º classificado na montanha nesse ano de 2002, marcando 2015 como o melhor ano na classificação geral com o 4º lugar final. À “Procycling” revelou: “Perguntei a Eusebio se devia relaxar nas primeiras etapas e ele disse não, que se eu quebrasse completamente haveria tempo suficiente para lutar por etapas posteriormente. Depois a primeira semana foi boa, depois a segunda… eu estava mesmo preocupado com a etapa do Mortirolo, mas disse para mim próprio: consigo ultrapassar isto, consigo aguentar com qualquer coisa que me atirem.”

Andrey Amador em pleno Mortirolo
Giro d'Italia 2015 (foto TDWsport.com)

A verdade é que o costa-riquenho chegou a ser 3º da geral, após o contra-relógio individual da etapa 14, de 59,4 km entre Treviso e Valdobbiadene, pedalando o 15º tempo. Na etapa 16, que ligou Pinzolo a Aprica em 175 km e com a dura escalada do temido Mortirolo, foi 5º na meta descendo para 4º da geral, onde permaneceu até final da edição ganha por Alberto Contador (Tinkoff).

O mundo do ciclismo rendeu-se ao simpático ‘tico’, convertendo-se num autêntico herói na sua Costa Rica. No regresso a casa, foi recebido e acompanhado por uma multidão desde o Aeroporto Juan Santamaría de San José até à Plaza de la Cultura, como forma de apoio e agradecimento pelo que tinha acabado de alcançar no Giro, recebendo também um reconhecimento especial do Município de San José. “Tenho tido muito apoio. A recepção que tive quando regressei, após o Giro d’Italia, foi bastante grande. O futebol continua a ser o desporto número um. As pessoas que não tinham ouvido falar de ciclismo estão agora dispostas a ver, mas têm um caminho a percorrer no que diz respeito à compreensão das tácticas. Perdi a conta ao número de pessoas que me dizem não entender porque não ataco sempre que o resto dos corredores pára para fazer necessidades ou abranda na zona de abastecimento.”

Apesar das naturais expectativas crescentes em seu redor, jamais coloca a sua lealdade em questão, afirmando sem margem para dúvidas que a luta por uma classificação geral não se coloca quando o seu trabalho está focado em prol dos líderes Alejandro Valverde e Nairo Quintana. “Estou aqui para ajudar Alejandro e Nairo primeiramente. Mas é bom saber que tenho algum potencial para CG [classificações gerais]. Dá uma confiança maior. Se as circunstâncias aparecerem, posso estar lá com os melhores”, concluiu Andrey Amador em entrevista à revista “Procycling”.

Entre os melhores resultados, destacam-se:
2015
3º CRE Campeonatos do Mundo 2015
4º Et19 Vuelta a España 2015
4º Giro d’Italia 2015
5º Et16 Giro d’Italia 2015
5º Et1 CRE Giro d’Italia 2015
6º Et15 Giro d’Italia 2015
9º Et7 CRI Tirreno-Adriatico 2015
2014
1º Et1 CRE Vuelta a España 2014
3º Et1 CRE Tirreno-Adriatico 2014
5º Et5 CRI Tour de San Luis 2014
6º CRE Campeonatos do Mundo 2014
6º Tour de Pologne 2014
8º Et2 Tour du Haut Var-matin 2014
10º Tour du Haut Var-matin 2014
17º Strade Bianche 2014
2013
2º Et1 CRE Tirreno-Adriatico 2013
3º Et7 CRI Tirreno-Adriatico 2013
5º Et9 CRI Tour de Suisse 2013
8º Tirreno-Adriatico 2013
10º CRE Campeonatos do Mundo 2013
10º Gent-Wevelgem 2013
15º Strade Bianche 2013
2012
1º Et14 Giro d’Italia 2012
3º Et12 Giro d’Italia 2012
4º Prueba Villafranca-Ordiziako Klasika 2012
6º CRI Campeonatos do Mundo 2012
7º Et2 CRI Eneco Tour 2012
9º Tour de San Luis 2012
10º Tour Méditerranéen 2012
13º Strade Bianche 2012
2011
4º Vuelta a la Rioja 2011
4º GP Llodio 2011
2010
10º Vuelta a la Rioja 2010
2009
13º Eneco Tour 2009

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.