Avançar para o conteúdo principal

Froome agarra 1ª vitória do ano no Herald Sun Tour

A temporada começou risonha para o britânico Christopher Froome (Team Sky). Em solo australiano alcançou a primeira vitória do ano, triunfando na última etapa do Herald Sun Tour (2.1) e levando consigo a vitória da geral.

“É uma sensação incrível. Trabalhei duro este inverno, o que obviamente não foi fácil com o começo de uma nova família e tudo o que tinha em casa. Um enorme obrigado à minha família por me dar o apoio que necessito para fazer este trabalho. Também um enorme obrigado à equipa. Eles deram-me carta-branca para hoje, na segunda subida a Arthurs Seat. Houve um pequeno ataque, eu fui em busca dos pontos da montanha e fiquei na roda do corredor da Avanti que tinha atacado. Atrás, os companheiros disseram-me, «estás no lugar perfeito para vencer a etapa, vai Froomey»”, palavras de Froome no final da jornada. Acrescentou ainda sobre o companheiro Peter Kennaugh, que detinha a liderança da geral: “Ele é um corredor incrível. Começou a temporada muito bem, ganhando a corrida do Cadel [Cadel Evans Great Ocean Road Race]. Teve um bom dia hoje, mas também ele me deu carta-branca. Um enorme obrigado ao Pete por fazer isso.”

Christopher Froome conquista Herald Sun Tour
(foto www.teamsky.com)

A prova australiana fez-se de um prólogo e quatro etapas. No dia inaugural do Herald Sun Tour, a sorte sorriu a William Clarke (Drapac) no curto contra-relógio de 2,1 km em Melbourne. O corredor australiano alcançou a vitória com um tempo de 2m34s, batendo por 1s a estrela deste início de temporada Caleb Ewan (Orica-GreenEdge), fechando o pódio da jornada Neil Van Der Ploeg (Avanti IsoWhey Sport) a 2s.

Na primeira etapa, o triunfo ficou nos pedais de Peter Kennaugh (Team Sky). No final dos 126 km, com partida e chegada a Healesville, o campeão britânico chegou à meta juntamente com o companheiro Froome, ambos a 17s do grupo perseguidor. Kennaugh cruzou a linha em primeiro, subindo à liderança da geral.

A segunda etapa viu triunfar Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) no final dos 144 km que ligaram Yarra Glen a Moe. ‘Pocket Rocket’ não deixou a vitória escapar frente a Tanner Putt (UnitedHealthcare), seguindo-se na meta a 3s Kennaugh e a 5s Froome. Os dois britânicos partiram para a terceira etapa dispostos a defender a liderança de Kennaugh. A Team Sky manteve-se atenta ao longo dos 146,2 km que uniram Traralgon a Inverloch e mesmo longe da batalha pelo sprint final, ambos terminaram no pelotão que disputou a jornada. A vitória a alta velocidade foi conquistada pelo norte-americano John Murphy (UnitedHealthcare) sobre Niccolo Bonifazio (Trek-Segafredo) e Steele Von Hoff (One Pro Cycling).

Guardada para a quarta e última etapa, a única chegada em alto mostrou-se crucial na conquista do primeiro lugar ao sol. Os 122 km de percurso contaram com três ascensões a Arthurs Seat, a última das quais a marcar a linha de meta. A montanha de 1ª categoria foi decisiva para Froome, que atacou no início da derradeira subida para levar consigo a vitória da etapa e da geral. Na perseguição, os australianos Damien Howson (Orica-GreenEdge) e Jonathan Clarke (UnitedHealthcare) cruzaram em seguida a linha a 17s e 21s. Kennaugh chegou em 7º a 32s, caindo para 2º da geral, fechando Howson o pódio final.

A Team Sky levou para casa a geral por equipas e com Christopher Froome a geral individual e a montanha. Chris Hamilton (Australia) ganhou a juventude terminando em 8º da geral.
 
Froome triunfa em Arthurs Seat
(foto www.teamsky.com)
Peter Kennaugh termina em 7º no alto de Arthurs Seat
(foto www.teamsky.com)
Pódio Herald Sun Tour: 1ºFroome, 2ºKennaugh, 3ºHowson
(foto www.teamsky.com)

CG Final
1 Christopher Froome (GBr) Team Sky 12:53:00
2 Peter Kennaugh (GBr) Team Sky +29”
3 Damien Howson (Aus) Orica-GreenEdge +1:01”
4 Jack Bobridge (Aus) Trek-Segafredo +1:04”
5 Jack Haig (Aus) Orica-GreenEdge +1:14”
6 Jonathan Clarke (Aus) UnitedHealthcare +1:15”
7 Robbie Hucker (Aus) Avanti IsoWhey Sport +1:20”
8 Chris Hamilton (Aus) Australia +1:23”
9 Anthony Giacoppo (Aus) Avanti IsoWhey Sport +1:32”
10 Dion Smith (Aus) One Pro Cycling +1:32”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.