Avançar para o conteúdo principal

Et5 Volta ao Algarve: Contador vence no Malhão, Thomas conquista Algarvia

O espanhol Alberto Contador (Tinkoff) voltou a conquistar o Alto do Malhão, repetindo o recital de 2010 e 2014, finalizando em 3º da geral. O britânico Geraint Thomas (Team Sky) venceu pelo segundo ano consecutivo a Volta ao Algarve (2.1) e o espanhol Ion Izagirre (Movistar Team) terminou em 2º no pódio final. Entre os portugueses, Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) fechou em 10º da geral uma brilhante 42ª edição da Algarvia, cruzando a última linha de meta na 4ª posição.

No final da etapa, Contador afirmou: “Estou feliz, é um bom resultado. Além disso, é uma corrida que sempre me traz sorte e sabia que vinha bem, apesar de serem muitos meses sem competir. No segundo dia faltou-me alguma energia, alimentei-me mal na parte final e isso fez com que perdesse mais tempo do que devia em condições normais. Para mim hoje é um dia importante, acreditava que estava bem, que podia ganhar, por isso pusemos a equipa a trabalhar juntamente com a equipa Movistar. Estou contente por dar esta vitória a Tinkoff, por todo o seu trabalho e confiança como sponsor durante estes últimos quatro anos, e também para agradecer à minha equipa o trabalho feito nesta Volta ao Algarve. Estou feliz por ter conseguido o pódio.” Da equipa de Contador fez parte o luso Sérgio Paulinho, 58º na geral.

Alberto Contador triunfa no Malhão
(foto Bettini)

Na quinta e última etapa da Volta ao Algarve, o pelotão percorreu 169 km partindo de Almodôvar até à tradicional chegada ao alto do Malhão, em Loulé, tendo no menú quatro prémios de montanha, entre eles duas passagens pelo Malhão, sendo a última a coincidir com a linha de meta.

O km 9 marcou o início da fuga com os ciclistas das equipas lusas Filipe Cardoso (Efapel) e Carlos Jiménez (Rádio Popular-Boavista) a integrarem a aventura juntamente com Simon Pellaud (IAM Cycling), Anton Vorobyev (Team Katusha), Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo), Yaroslav Popovych (Trek-Segafredo), Jan Bárta (Bora-Argon18), Lluís Mas (Caja Rural-Seguros RGA) e Alexandr Kolobnev (Gazprom-RusVelo). A primeira montanha (3ªcat. km 83,7) foi coroada pelo russo Kolobnev, contando a fuga com 3m de vantagem para o pelotão.

Nos últimos 40 quilómetros escalaram-se as três cruciais subidas da jornada. À primeira passagem pelo Alto do Malhão (2ªcat. km 126,2), resistiam na frente apenas Alexandr Kolobnev e Lluís Mas, sendo o russo a coroar em primeiro o alto, seguido do espanhol. Atrás vinha o pelotão encabeçado por Jonathan Castroviejo (Movistar Team) e Salvatore Puccio (Team Sky), mas sem Tony Martin (Etixx-Quick Step) no grupo, começando aqui o alemão a perder em definitivo a camisola amarela.

Com as duas últimas subidas pela frente e 30 km por pedalar, Kolobnev foi o último a ser alcançado, coroando ainda o alto de Vermelhos (3ªcat. km 147), prontamente seguido pelo pelotão comandado pela francesa FDJ.

Fuga anulada, o pelotão rolou compacto até a aparente tranquilidade quebrar-se a 7 km do final pelo ataque desferido por David de la Fuente (Sporting CP-Tavira), prontamente anulado.

Os derradeiros 2,6 km de subida ao Malhão marcaram o ataque de Alberto Contador (Tinkoff). À imagem das suas duas anteriores vitórias neste alto, o campeão espanhol voltou a derrubar as pendentes de 9,4% de média e conquistou a linha de meta com 20s de diferença para Fabio Aru (Astana), Thibaut Pinot (FDJ) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) e 28s sobre o vencedor da 42ª edição Geraint Thomas (Team Sky).

Geraint Thomas afirmou no final da etapa: “Foi um dia duro, o vento tornou-o ainda mais difícil. Só queríamos chegar o mais depressa possível à última subida e quando Contador atacou, nós tínhamos 1m na CG [Classificação Geral], tentámos manter a calma e não nos precipitarmos para tentar ganhar a etapa e perder a geral. Resultou bem.” O britânico acrescentou ainda sobre a segunda vitória consecutiva na Algarvia: “Não sabia o que esperar vindo aqui, tive a mais longa pré-temporada de sempre com cerca de cinco semanas parado, um começo lento. Chegar aqui e ganhar novamente é muito bom. Este ano senti mais pressão vindo como líder da equipa, já que no ano passado vim com Richie Porte e eu como segundo líder foi um bónus ganhar. Vir com toda essa pressão, ter os companheiros a correr para mim, penso que é muito bom.” Quanto ao Tour de France, concluiu: “O meu plano é ir ao Tour o melhor possível para ajudar Froomie [Chris Froome]. Se puder olhar um pouco por mim mais do que o ano passado e conseguir um resultado pessoal será bom, mas o principal é tentar ganhar com o Froomie.”

Portugal terminou a Algarvia com cinco corredores no Top 20. Amaro Antunes fez valer o seu talento perante as esquadras World Tour, fechando em 10º da geral, seguido de Tiago Machado (Team Katusha) em 11º, Nelson Oliveira (Movistar Team) em 13º, Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) em 15º e André Cardoso (Cannondale) em 20º.

Nas demais classificações, Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) conquistou a camisola dos pontos, Alexandr Kolobnev (Gazprom-Rusvelo) a montanha, Tiesj Benoot (Lotto Soudal) a juventude e a Katusha de Tiago Machado triunfou por equipas.

Dos 189 corredores que iniciaram a 42ª Volta ao Algarve, 149 finalizaram a Algarvia. O lanterna vermelha desta edição foi o espanhol Francisco Cantero (Louletano-Hospital de Loulé).

Pódio final 42ª Volta ao Algarve:
1ºGeraint Thomas 2º Ion Izagirre 3º Alberto Contador
(foto www.voltaaoalgarve.com)

Resultados Et5
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff 4:24:47
2 Fabio Aru (Ita) Astana +20”
3 Thibaut Pinot (Fra) FDJ +20”
4 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +20”
5 Geraint Thomas (GBr) Team Sky +28”
6 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo +28”
7 Rigoberto Urán (Col) Cannondale +28”
8 Dries Devenyns (Bel) IAM Cycling +30”
9 Julián Arredondo (Col) Trek-Segafredo +30”
10 Jarlinson Pantano (Col) IAM Cycling +30”

CG Final
1 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 18:34:15
2 Ion Izagirre (Esp) Movistar Team +19”
3 Alberto Contador (Esp) Tinkoff +26”
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ +32”
5 Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo +49”
6 Tony Gallopin (Fra) Lotto Soudal +50”
7 Ilnur Zakarin (Rus) Team Katusha +1:03”
8 Jarlinson Pantani (Col) IAM Cycling +1:04”
9 Fabio Aru (Ita) Astana +1:25”
10 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +1:27”
11 Tiago Machado (Por) Team Katusha +1:32”
12 Sebastien Reichenbach (Sui) FDJ +1:37”
13 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +1:54”
14 Frank Schleck (Lux) Trek-Segafredo +2:21”
15 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +2:34”
16 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +2:39"
17 Zdenec Stybar (Cze) Etixx-Quick Step +2:45"
18 Jordi Simón (Esp) Verva ActiveJet +3:27"
19 Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +3:30"
20 André Cardoso (Por) Cannondale +3:40"
Resultados completos aqui
______
Et4 Volta ao Algarve: Kittel vence em Tavira
Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.