Et1 Volta ao Algarve: Kittel vence em Albufeira

Marcel Kittel (Etixx-Quick Step) venceu ao sprint a etapa inaugural e vestiu a primeira camisola amarela da 42ª Volta ao Algarve (2.1). O ciclista alemão continuou a senda de vitórias iniciada no Dubai Tour (2.HC), superando hoje na meta em Albufeira André Greipel (Lotto Soudal) e Jasper Stuyven (Trek-Segafredo).

Marcel Kittel triunfa em Albufeira
(foto www.voltaaoalgarve.com)

No final da etapa, Marcel Kittel afirmou: “Para mim, hoje foi importante concentrar-me apenas no sprint final. A partir de agora, irá mudar em direcção à CG [classificação geral] e será um desafio para mim nos próximos dias, porque vamos ter duras subidas. A Volta ao Algarve não é uma corrida fácil, penso que foi um bom começo para nós enquanto equipa. Mantivemo-nos calmos e bem posicionados. ‘Chapeau’ para a equipa, para os meus companheiros que fizeram um grande trabalho. Estou muito orgulhoso e satisfeito por ter um começo tão bom, porque sei o que é não ter um bom começo de temporada e é muito importante mostrar a minha antiga força.”

189 corredores de 24 equipas deram início à 42ª edição da Volta ao Algarve, naquele que é considerado um dos melhores pelotões de sempre da Algarvia.  Aos primeiros quilómetros, dos 163,6 que ligaram Lagos a Albufeira, formou-se a fuga do dia com Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandr Kolobnev (Gazprom-Rusvelo) e Kamil Gradek (Verva ActiveJet).

O trio chegou a atingir uma vantagem de 8m sobre o pelotão, destacando-se o polaco Gradek a pontuar em primeiro o único prémio de montanha (4ªcat. km 34,6) e as três metas volantes da jornada. A aventura dos três terminou ao km 156, fruto do ritmo imposto pelas equipas belgas Etixx-Quick Step e Lotto Soudal, ambas com ambições no final ao sprint.

Os momentos finais da etapa foram marcados por três quedas dentro dos derradeiros 10 km, a última das quais à entrada dos 1000 metros para a meta.

Na chegada a Albufeira, Kittel venceu com facilidade o sprint, entrando com o pedal direito na prova lusitana. À imagem de ter sido o primeiro líder no recente Dubai Tour, prova onde ganhou a primeira e última etapa e a geral, também na Algarvia terminou o dia inaugural de camisola amarela e somando ainda a camisola dos pontos. A camisola da montanha pertenceu a Kamil Gradek e no comando da juventude ficou Sebastián Henao (Team Sky). O primeiro luso a cruzar a meta foi Tiago Machado (Team Katusha), em 7º lugar com o mesmo tempo do vencedor.

A Volta ao Algarve abriu o calendário português de estrada, representando a primeira competição para as seis equipas continentais lusas, à excepção da esquadra Louletano-Hospital de Loulé, que iniciou o ano na Vuelta a Murcia (1.1), ganha pelo belga Philippe Gilbert (BMC) e onde Sandro Pinto foi o mais destacável da formação lusa na 35ª posição. Hoje, entre as formações da casa terminaram nas primeiras posições David de la Fuente (Sporting CP/Tavira) em 14º e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) em 16º, ambos com o mesmo tempo de Kittel.

A segunda etapa irá ligar Lagoa ao Alto da Fóia, em Monchique, num total de 198,6 km.

Kittel, primeiro líder da Volta ao Algarve
(foto @Etixx_QuickStep)

Resultados Et1
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-QuickStep 3:52:35
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal m.t.
3 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo m.t.
4 Wouter Wippert (Ned) Cannondale m.t.
5 Victor Campanaerts (Bel) LottoNL-Jumbo m.t.
6 Salvatore Puccio (Ita) Team Sky m.t.
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
8 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team m.t.
9 Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo m.t.
10 Pawel Cieslik (Pol) Verva Activejet m.t.

CG
1 Marcel Kittel (Ger) Etixx-QuickStep 3:52:25
2 André Greipel (Ger) Lotto Soudal +4”
3 Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo +6”
4 Wouter Wippert (Ned) Cannondale +10”
5 Victor Campanaerts (Bel) LottoNL-Jumbo +10”
6 Salvatore Puccio (Ita) Team Sky +10”
7 Tiago Machado (Por) Team Katusha +10”
8 Alex Dowsett (GBr) Movistar Team +10”
9 Roman Maikin (Rus) Gazprom-Rusvelo +10”
10 Pawel Cieslik (Pol) Verva Activejet +10”
Resultados completos aqui
______
Volta ao Algarve 2016: percurso e equipas

Sem comentários:

Enviar um comentário