Avançar para o conteúdo principal

Simon Gerrans conquista Tour Down Under

Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) conquistou pela quarta vez a geral do Santos Tour Down Under (2.UWT). O companheiro Caleb Ewan terminou a edição de 2016 como começou, agarrando o triunfo da derradeira etapa.

A 18ª edição do Santos Tour Down Under teve total domínio australiano. Seis etapas, seis vitórias de corredores australianos. Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) venceu a primeira e a última linha de meta, Jay McCarthy (Tinkoff) a segunda e a classificação da juventude, Richie Porte (BMC) a quinta etapa e Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) a terceira e quarta jornadas além da geral individual. A camisola de melhor trepador ficou nas mãos do colombiano Sergio Henao (Team Sky) e a Cannondale conquistou a geral por equipas.

“É certamente um resultado de sonho e não poderíamos pedir mais. Temos muita sorte de ter esta corrida aqui na Austrália. É fantástico correr o Santos Tour Down Under com a Orica-GreenEdge, uma equipa “Aussi” [australiana] a vencer uma prova World Tour na Austrália é simplesmente fantástico. Hoje, a equipa fez um trabalho sensacional mantendo-me na frente, longe de problemas e levando o Caleb o mais próximo da linha. Foi uma semana fantástica para nós”, afirmou Simon Gerrans no fecho de mais uma edição.

A sexta e última etapa viveu-se no tradicional circuito em Adelaide, 20 voltas num total de 90 km. A líder Orica-GreenEdge comandou maioritariamente o pelotão, não dando grande margem de distância para as fugas tentadas. O primeiro quinteto a fugir ao pelotão foi alcançado à quinta volta. Logo de seguida, Maarten Tjallingi (LottNL-Jumbo) e Thomas De Gendt (Lotto Soudal) tentaram a sorte, nunca indo além do minuto de vantagem.

De Gendt desistiu da aventura, enquanto a dupla Laurens De Vreese e Lieuwe Westra (Astana) se lançou no encalço de Tjallingi. A quatro voltas do final, De Vreese ainda chegou a Tjallingi, mas a dupla não foi longe. A equipa do líder queria nova vitória e Caleb Ewan não falhou.

No último cruzar de linha em Adelaide, o jovem Ewan voltou a erguer os braços batendo ao sprint Mark Renshaw (Team Dimension Data) e Giacomo Nizzolo (Trek-Segafredo). “Não foi apenas uma grande semana para mim, a equipa mostrou que é de longe a mais forte”, afirmou Caleb Ewan após o triunfo da jornada.

O último dia de prova correu de feição aos ciclistas lusos. Tiago Machado (Team Katusha) e Nelson Oliveira (Movistar Team) terminaram a etapa com o pelotão em 56º e 67º lugar, finalizando na geral em 18º (+1:11”) e 57º (+11:35”) respectivamente.
 
Simon Gerrans e Caleb Ewan, o sorriso da vitória
(foto Sirotti)

Resultados Et6
1 Caleb Ewan (Aus) Orica-GreenEdge 1:55:02
2 Mark Renshaw (Aus) Team Dimension Data m.t.
3 Giacomo Nizzolo (Ita) Trek-Segafredo m.t.
4 Adam Blythe (GBr) Tinkoff m.t.
5 Alexey Tsatevich (Rus) Team Katusha m.t.
6 Ben Swift (GBr) Team Sky m.t.
7 Marko Kump (Slo) Lampre-Merida m.t.
8 Davide Martinelli (Ita) Etixx-Quick Step m.t.
9 Leigh Howard (Aus) IAM Cycling m.t.
10 Wouter Wippert (Ned) Cannondale m.t.
56 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
67 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.

CG Final
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 19:11:33
2 Richie Porte (Aus) BMC +9”
3 Sergio Henao (Col) Team Sky +11”
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff +20”
5 Michael Woods (Can) Cannondale +20”
6 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +28”
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +28”
8 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +36”
9 Steve Morabito (Sui) FDJ +49”
10 Patrick Bevin (Aus) Cannondale +50”
18 Tiago Machado (Por) Team Katusha +1:11”
57 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +11:35”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.