Avançar para o conteúdo principal

McCarthy vence etapa e lidera Tour Down Under

O australiano Jay McCarthy (Tinkoff), de 23 anos, subiu à liderança do Santos Tour Down Under (2.UWT) após uma vitória apertada frente ao italiano Diego Ulissi (Lampre-Merida). A fechar o pódio da jornada ficou o australiano Rohan Dennis (BMC).

A segunda etapa do Santos Tour Down Under contou com um total de 132 km desde Unley até ao circuito de cinco voltas em Stirling, cada volta de 21 km. A primeira parte da jornada foi marcada pela luta pela montanha, onde o italiano Manuele Boaro (Tinkoff) conquistou a máxima pontuação na única montanha pontuável do dia, em Carey Gully (km 13,8), vestindo no final do dia a camisola de líder desta classificação.

Na aproximação à entrada do circuito de Stirling, a fuga onde Boaro se fazia acompanhar de Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Yoann Offredo (FDJ) e Patrick Lane (UniSA-Australia) terminou com a líder Orica-GreenEdge no comando do pelotão, a fim de Simon Gerrans arrecadar o máximo de bonificações à passagem pelos sprints intermédios, conseguindo o objectivo logo ao primeiro em Heathfield.

Mas tranquilidade era tudo o que não existia no pelotão e o experiente Adam Hansen (Lotto Soudal) lançou um ataque solitário, terminando esta aventura ao início da última volta ao circuito.

Nos derradeiros metros, o campeão britânico Peter Kennaugh (Team Sky) ainda tentou um assalto final à vitória da etapa, momento marcado por uma queda na frente do pelotão que levou ao chão, entre outros, o líder da Orica-GreenEdge Simon Gerrans, sem consequências para os tempos da geral por ser a 500m da meta.

Sem olhar para trás, a luta pela conquista da etapa continuou e num sprint apertado, lado a lado, Jay McCarthy (Tinkoff) mostrou-se mais forte impondo-se a Diego Ulissi (Lampre-Merida), cruzando em seguida o risco Rohan Dennis (BMC).

McCarthy mostrou-se grato pelo trabalho da equipa: “Tenho feito esta etapa há já alguns anos, por isso, certamente tínhamos um plano. Vim para esta corrida em muito boa forma e hoje antes da partida estava à espera de me ser dada uma oportunidade. A equipa apoiou-me totalmente e também me foi dada a oportunidade de lutar esta semana pela CG [geral]. É óptimo chegar e conseguir a vitória de hoje, mas a semana não terminou. Espero recuperar para Corkscrew amanhã. Há muito trabalho pela frente, espero continuar a obter resultados.”

Os portugueses finalizaram o dia integrados no pelotão, Tiago Machado (Team Katusha) em 26º e Nelson Oliveira (Movistar Team) 72º lugar, ocupando na geral o 33º e 60º lugar respectivamente.

A terceira etapa irá ligar Glenelg a Campbeltown em 139 km, com McCarthy líder da geral e juventude, Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) dos pontos e Manuele Boaro (Tinkoff) no comando da montanha.
 
McCarthy triunfa sobre Ulissi
(foto www.tourdownunder.com)
McCarthy sobe à liderança do Tour Down Under
(foto www.tourdownunder.com)

Resultados Et2
1 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff 3:26:40
2 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida m.t.
3 Rohan Dennis (Aus) BMC m.t.
4 Danilo Wyss (Sui) BMC m.t.
5 Petr Vakoc (Cze) Etixx-Quick Step m.t.
6 Patrick Bevin (Aus) Cannondale m.t.
7 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team m.t.
8 Sergio Henao (Col) Team Sky m.t.
9 Anthony Roux (Fra) FDJ m.t.
10 Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo m.t.
26 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
72 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.

CG
1 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff 6:50:43
2 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida +4”
3 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge +5”
4 Rohan Dennis (Aus) BMC +6”
5 Reinardt Janse Van Rensburg (Rsa) Team Dimension Data +9”
6 Patrick Bevin (Aus) Cannondale +10”
7 Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo +10”
8 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team +10”
9 Anthony Roux (Fra) FDJ +10”
10 Tobias Ludvigsson (Swe) Team Giant-Alpecin +10”
33 Tiago Machado (Por) Team Katusha +10”
60 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +10”
Resultados completos aqui
______

Comentários

  1. Como simpatizante de ciclismo e fiel seguidora do blogue quero realçar mais uma vez o belíssimo trabalho no acompanhamento de provas fora do País. O meu agradecimento e mais uma vez parabéns pelo trabalho que em Portugal infelizmente não é comum.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.