Avançar para o conteúdo principal

Gerrans sprinta para a liderança do Tour Down Under

Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) arrancou a photo-finish o triunfo na meta de Campbeltown sobre o conterrâneo Rohan Dennis (BMC), deixando em terceiro o canadiano Michael Woods (Cannondale). Com esta vitória o australiano de 35 anos, três vezes vencedor do Santos Tour Down Under (2.UWT), subiu à liderança da camisola ocre.

Gerrans supera Dennis sobre o risco em Campbeltown
(foto www.tourdownunder.com)

O pelotão da corrida inaugural do calendário World Tour partiu ao terceiro dia de Glenelg rumo a Campbeltown. A acção não se fez esperar e logo ao início dos 139 km de jornada Laurens De Vreese (Astana) aventurou-se numa fuga a solo, consentida pelo pelotão até à aproximação da única e decisiva dificuldade do dia.

O corredor belga da Astana esteve sempre a uma distância controlada, passando na frente os dois sprints intermédios de McLaren Flat (km 33,8) e Oakbank (km 95,2) com cerca de 2m de vantagem. Atrás, no grande grupo a luta pelas restantes bonificações foi renhida com Juanjo Lobato (Movistar Team), Jay McCarthy (Tinkoff) e Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) a arrecadarem os restantes segundos de bonificação dessas metas intermédias, importantes no combate pela geral.

A aventura de De Vreese (Astana) terminou a 21 km do desfecho da jornada. A equipa russa Tinkoff liderou a aproximação à subida de Corkscrew Road (km 133,3) para o líder McCarthy, mas logo aos primeiros metros de escalada viu-se superado pelo ataque de Richie Porte (BMC) e Simon Gerrans (Orica-GreenEdge). As movimentações não ficaram por aqui, seguindo-se o assalto de Michael Woods (Cannondale) correspondido por Sergio Henao (Team Sky), sendo o colombiano a coroar o alto e assim vestir a camisola de líder da montanha.

Até à meta restavam 5,7 km de descida pedalada a toda a velocidade, formando-se um grupo de dez corredores, que iria disputar entre si a linha da vitória ao sprint. Quando o triunfo parecia ficar nos pedais de Rohan Dennis (BMC), em cima do risco Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) superou-o para a vitória da etapa e liderança da prova. “Foi muito dura a subida de Corkscrew. Obviamente há bons trepadores na corrida e eu tive de me esforçar bastante para me manter lá. Só consegui alcançar os fugitivos que vinham na minha frente no início da descida. Os meus companheiros posicionaram-me perfeitamente para aquela subida e é muito graças a eles que consegui obter este resultado. Pela queda de ontem, não estava com boas pernas ao início da etapa e não consegui pontuar no primeiro sprint, deixei o segundo para tentar salvar alguma energia para o final e valeu a pena”, referiu Gerrans após o suado triunfo.

Os portugueses cruzaram a meta mais tarde, Tiago Machado (Team Katusha) em 32º e Nelson Oliveira (Movistar Team) em 68º, ocupando na geral o 21º e 65º lugar respectivamente.

A quarta etapa irá ligar Norwood a Victor Harbor em 138 km, com Gerrans líder da geral, Henao no comando da montanha e McCarthy dos pontos e juventude.
 
Simon Gerrans líder do Santos Tour Down Under
(foto www.tourdownunder.com)


Resultados Et3
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 3:37:34
2 Rohan Dennis (Aus) BMC m.t.
3 Michael Woods (Can) Cannondale m.t.
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff m.t.
5 Steve Morabito (Sui) FDJ m.t.
6 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal m.t.
7 Sergio Henao (Col) Team Sky m.t.
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
9 Richie Porte (Aus) BMC m.t.
10 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team m.t.
32 Tiago Machado (Por) Team Katusha +22”
68 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:47”

CG
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 10:28:12
2 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff +3”
3 Rohan Dennis (Aus) BMC +5”
4 Michael Woods (Can) Cannondale +11”
5 Sergio Henao (Col) Team Sky +15”
6 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +15”
7 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +15”
8 Steve Morabito (Sui) FDJ +15”
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +15”
10 Richie Porte (Aus) BMC +15”
21 Tiago Machado (Por) Team Katusha +37”
65 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +4:02”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.