Avançar para o conteúdo principal

Dayer Quintana conquista Tour de San Luis

O colombiano de 23 anos Dayer Quintana (Movistar Team) é o grande vencedor do 10º Tour de San Luis (2.1). A última etapa foi ganha pelo italiano Jakub Mareczko (Italy) num sprint muito apertado frente ao conterrâneo e companheiro de equipa Elia Viviani (Italy).

Os últimos 119,6 km foram hoje pedalados no Tour de San Luis. A sétima e derradeira etapa decorreu no circuito em San Luis com um quinteto em fuga até perto do desfecho.

Antes de se formar a fuga do dia, o argentino Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) foi em busca da única montanha pontuável em Los Puquios (3ªcat. km 15,7). Ao coroar o alto em primeiro, destronou Roman Villalobos (Costa Rica) da liderança, conquistando em definitivo a camisola da montanha para si.

À passagem do primeiro sprint intermédio (km 34,6), já a fuga seguia na frente com Emanuel Guevara (San Luis), Juan Ignacio Curuchet (Argentina), Robin Carpenter (Holowesko), Mauricio Muller (SEP San Juan) e Elías Tello (Chile). Guevara pontuou em primeiro nesse sprint e Curuchet no segundo (km 85,6), coincidente com a terceira passagem pela linha de meta.

Na entrada da última volta, restavam quatro em fuga e o pelotão comandado pela russa Tinkoff na sua roda. O mais resistente na frente de corrida foi Carpenter, alcançado dentro dos 15 km finais.

A batalha pela vitória fez-se a alta velocidade e o último quilómetro voou autenticamente nos pedais dos sprinters. Sobre o risco em San Luis, o triunfo foi arrancado a photo-finish entre os dois italianos primeiros a cruzar a linha. As imagens ditaram o triunfo de Jakub Mareczko sobre Elia Viviani, ficando em terceiro o australiano Jason Lowndes (Drapac).

Dayer Quintana (Movistar Team) conquistou assim a amarela do Tour de San Luis, ficando o seu irmão Nairo em terceiro da geral. Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) levou para casa a camisola da montanha e o segundo lugar da geral. A camisola da juventude pertenceu a Miguel Ángel López (Astana), dos sprints a Emanuel Guevara (San Luis) e a espanhola Movistar triunfou por equipas.

O ciclista André Cardoso (Cannondale) fechou o Tour de San Luis em 10º da geral (+3:31"), um resultado que espelha o brilhante desempenho do corredor português nesta 10ª edição.

Movistar celebra vitória do Tour de San Luis por Dayer Quintana
(foto @Movistar_Team)

Resultados Et7
1 Jakub Mareczko (Ita) Italy 2:36:51
2 Elia Viviani (Ita) Italy m.t.
3 Jason Lowndes (Aus) Drapac m.t.
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff m.t.
5 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step m.t.
6 Mauro Richeze (Arg) San Luis Somos Todos m.t.
7 Grega Bole (Svk) Nippo-Vini Fantini m.t.
8 Carlos Alzate (Col) Unitedhealthcare m.t.
9 Francesco Chicchi (Ita) Androni-Sidermec m.t.
10 Julian Gaday (Arg) Los Matanceros m.t.
31 André Cardoso (Por) Cannondale m.t.

CG Final
1 Dayer Quintana (Col) Movistar Team 22:52:12
2 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +20”
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +35”
4 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +38”
5 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:42”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +2:15”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +2:31”
8 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +2:44”
9 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +2:59”
10 André Cardoso (Por) Cannondale +3:31”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.