Avançar para o conteúdo principal

Cancellara triunfa no terceiro dia em Mallorca

Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) agarrou a vitória do Trofeo Serra de Tramuntana (1.1), terceira prova do Challenge Mallorca. O suíço de 34 anos culminou a fuga do dia com uma vitória em solitário na meta em Deià. O polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky) e o belga Tiesj Benoot (Lotto Soudal) completaram o pódio.

O mais duro dos quatro dias de competição em Mallorca serviu ao pelotão de 161 corredores um percurso de 143,9 km de sobe e desce constante, com seis montanhas pontuáveis: Coll de Sóller (2ªcat. km 12,2), Coll den Claret (3ªcat. km 38,9), Coll d’Honor (2ªcat. km 66,1), Coll de sa Batalla (2ªcat. km 102,6), Coll de Puig Major (2ªcat. km 119,1) e Coll den Bleda (3ªcat. km 138,7).

Marcada por muitos abandonos, a jornada teve no eritreu Natnael Berhane (Team Dimension Data) o primeiro atacante a coroar Coll de Sóller. À medida que o pelotão se aproximou da segunda escalada, um numeroso grupo saltou para a frente de corrida. Adria Moreno (Selección España) coroou Coll den Claret, acompanhado na fuga por Dayer Quintana e Jon Izagirre (Movistar Team), Louis Vervaeke e Bart De Clercq (Lotto Soudal), Garikoitz Bravo e Mikel Bizkarra (Euskadi-Murias), Beñat Intxausti e David Lopez (Team Sky), Tao Geoghegan e Scrott Davies (Great Britain), Sergey Firsanov e Kirill Sveshnikov (Rusvelo), Johann Van Zyl (Team Dimension Data), Fabian Cancellara (Trek-Segafredo), Pablo Torres (Burgos BH) e Hugh Carthy (Caja Rural-Seguros RGA), chegando mais tarde o companheiro Ángel Madrazo e Albert Torres (Selección España), que coroou Coll d’Honor.

Na aproximação à quarta montanha, a fuga já perdera elementos e o belga Louis Vervaeke aproveitou o momento para desferir um ataque no grupo, seguido por mais quatro resistentes na sua roda, entre eles Cancellara. Vervaeke coroou Coll de sa Batalla e a penúltima subida de Coll de Puig Major, não resistindo à pedalada de Cancellara no derradeiro ataque da jornada.

O suíço ‘Spartacus’ da Trek-Segafredo guardou o último fôlego para coroar Coll den Bleda e resistir à perseguição dos atacantes do grupo de favoritos. Cancellara aguentou a curta vantagem e rumou à conquista do Trofeo Serra de Tramuntana, sucedendo a Alejandro Valverde (Movistar Team) no palmarés de vencedores, espanhol este ano quinto na meta. Kwiatkowski (Team Sky) e Benoot (Lotto Soudal) cruzaram em segundo e terceiro a linha, encabeçando o grupo perseguidor que finalizou a 17s do vencedor.

Nas classificações secundárias, Albert Torres (Selección España) levou o prémio da combatividade, Louis Vervaeke (Lotto Soudal) conquistou a montanha, Johann Van Zyl (Team Dimension Data) as metas volantes, Jon Izagirre (Movistar Team) os sprints especiais e Adria Moreno (Selección España) o combinado.

Os ciclistas lusos em competição finalizaram em 33º Bruno Pires (Team Roth), 44º Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) e 66º José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA). José Mendes (Bora-Argon18) não terminou a prova.

Amanhã disputa-se a quarta e última prova do Challenge Mallorca, Trofeo Playa de Palma (1.1).

Cancellara vence Trofeo Serra de Tramuntana
(foto @ciclismallorca)

Resultados
1 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo 3:41:48
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky +17”
3 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +17”
4 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx-Quick Step +17”
5 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +17”
6 Merhawi Kudus (Eri) Team Dimendion Data +17”
7 Maxime Bouet (Fra) Etixx-Quick Step +17”
8 Serge Pauwels (Bel) Team Dimension Data +17”
9 Paul Voss (Ger) Bora-Argon18 +17”
10 Tim Wellens (Bel) Lotto Soudal +17”
33 Bruno Pires (Por) Team Roth +59”
44 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +59”
66 José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +5:52”
DNF José Mendes (Por) Bora-Argon18
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro