Avançar para o conteúdo principal

Brambilla vence segundo dia em Mallorca

Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step) venceu o segundo dos quatro Troféus do Challenge Mallorca. O italiano de 28 anos triunfou isolado na meta do Trofeo Pollença-Port de Andratx (1.1), completando o pódio o polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky) e o checo Zdenek Stybar (Etixx-Quick Step).

O segundo dia do Challenge Mallorca contou com um pelotão de 168 corredores a enfrentar o percurso de 153 km e três prémios de montanha pontuáveis: Coll de Femenias (2ªcat. km 50), Coll des Grau (3ªcat. km 112,6) e Coll de Galilea (3ªcat. km 121,2).

A jornada foi muito atacada desde os primeiros quilómetros, levando à formação de uma fuga com mais de 30 corredores. À medida que o desfecho se aproximou, superadas as três escaladas, a fuga encontrava-se desfeita tal como o pelotão em perseguição totalmente fraccionado.

Com o final próximo, Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step) conseguiu abrir um curto espaço sobre o primeiro grupo, ganhando uma mínima vantagem a 18 km do fim. O italiano manteve o ritmo da pedalada, chegando isolado à meta e conquistando o Trofeo Pollença-Port de Andratx por escassos 2s sobre o grupo encabeçado por Kwiatkowski e Stybar.

Nas classificações secundárias, Imanol Estevez (Euskadi-Murias) conquistou a montanha, metas volantes, sprints especiais e combinado.

Quanto aos ciclistas lusos presentes, José Mendes (Bora-Argon18) integrou a primeira fuga, finalizando o dia 79º lugar. O trio da Caja Rural-Seguros RGA finalizou em 26º José Gonçalves, 60º Ricardo Vilela e 143º Domingos Gonçalves.

Amanhã disputa-se a terceira prova do Challenge Mallorca, Trofeo Serra de Tramuntana (1.1).

Vitória de Brambilla em Mallorca
(foto Iraia Calvo)

Resultados
1 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx-Quick Step 3:32:23
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky +2”
3 Zdenec Stybar (Cze) Etixx-Quick Step +2”
4 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +2”
5 Dylan Van Baarle (Ned) Cannondale +2”
6 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +2”
7 Scott Thwaites (GBr) Bora-Argon18 +2”
8 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +2”
9 Leopold König (Cze) Team Sky +2”
10 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team +2”
26 José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +3:13”
60 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +4:03”
79 José Mendes (Por) Bora-Argon18 +4:07”
143 Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +18:16”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.