Avançar para o conteúdo principal

Ciclistas cheios de estilo

Em Março deste ano, o site Cycling Weekly publicou um artigo sobre os 25 ciclistas com mais estilo de todos os tempos. Tema subjectivo e ao gosto de cada um, o estilo de cada corredor pode ser apreciado de diversos ângulos, seja pela parte estética ou pela forma como agrada o seu movimento e posição na bicicleta. Tecnicamente, o estilo adoptado na forma de pedalar pode reflectir-se numa melhor ou pior performance em competição.

Entre os nomes referidos no artigo, da actualidade saltou-nos à vista o inevitável Marcel Kittel, alemão que parece ter sido esculpido ao pormenor por um escultor, além de se mostrar sempre preparado para fazer qualquer anúncio a produtos de cabelo, já que o seu faz inveja a qualquer pessoa. Soma ainda uma elegância no sprint, que poucos velocistas conseguem igualar.

Marcel Kittel (© Yuzuru Sunada)

Também referidos, o belga Tom Boonen e o suíço Fabian Cancellara podem agradar pela sua destreza no pavé, mas a nosso ver será difícil igualar a atraente pedalada do espanhol Juan Antonio Flecha no golpear das duras pedras das clássicas do ciclismo mundial. O seu ‘salero’ natural e forma de deslizar por este empedrado jamais nos farão esquecer as suas memoráveis incursões pela rainha das clássicas Paris-Roubaix. Embora nunca tenha ganho nenhuma clássica, Flecha marcou pela forma como as abordava e entregava a cada quilómetro superado, conquistando pódios na Paris-Roubaix (3º em 2005, 2º em 2007, 3º em 2010) e no Tour de Flandres (3º em 2008), entre outros tantos Top 10.

Juan Antonio Flecha, Paris-Roubaix 2012
(© Road Cycling UK)

Na nossa modesta opinião, para além de Flecha mais três nomes são de somar a esta lista e por diferentes motivos. Presença obrigatória, o espanhol Alberto Contador e a sua inconfundível elegância a escalar as mais duras e míticas montanhas de Alpe d’Huez, Mont Ventoux, Galibier, Zoncolan, Etna, Lagos de Covadonga e outras mais. Vencedor da Tripla Coroa –Giro, Tour, Vuelta–, transforma cada escalada em perfeitos recitais de ciclismo, derrubando os mais impressionantes muros maioritariamente de pé na bicicleta, como se caminhasse por suaves caminhos, e fazendo das rampas a sua casa, como na inesquecível etapa da Tirreno-Adriático de 2014 e a ascensão do Muro Di Guardiagrele. Soma ainda o extra de se ter tornado um exemplo de superação para muitos, sendo sem qualquer dúvida um dos maiores fenómenos que o ciclismo mundial já conheceu.

Alberto Contador, Col du Glandon - Tour de France 2015
(© Tim de Waele)

O belga Philippe Gilbert convence-nos pelo seu estilo ganhador. A forma como esmagou as clássicas das Ardenas fazendo o pleno em 2011 é uma imagem portentosa, seguida pela ainda mais marcante conquista da camisola de campeão do mundo em 2012. Vencedor de etapas nas três grandes voltas –Giro, Tour, Vuelta–, é dono de um sorriso cativante.

Philippe Gilbert, Campeonato do Mundo 2012
(© Sirotti)

Para finalizar, o ar distintamente britânico e elegante de Sir Bradley Wiggins não passa despercebido. Mais do que impressionar na estrada, o vencedor do Tour de France 2012 arrasa na pista. A graciosidade com que pisa os pedais e desliza as rodas na pista leva sempre o velódromo ao rubro. Com esta mesma graciosidade transforma homem e máquina num só, levando à perfeição a posição adoptada na bela disciplina do contra-relógio, que lhe valeu em Ponferrada o título de campeão do mundo em 2014 e anteriormente em 2012 o título olímpico em Londres. Como se isso não bastasse, ofereceu-nos 60 minutos de inesquecível espectáculo em Junho deste ano, batendo o recorde da hora UCI em 54,526 km, em pleno Velódromo londrino de Lee Valley.

Sir Bradley Wiggins, Velódromo de Lee Valley
(© Graham Watson)

Comentários

  1. Excelente visão sobre os ciclistas.É de realçar o modo e a sensibilidade como aborda os temas.E para escrever assim é realmente amar mesmo a modalidade.Parabéns por tudo isso.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião acho que era obrigatório ter feito referência ao Mário Cipollini e ao Sagan, que para mim é a estaleca em pessoa. Mas claro, é apenas a minha opinião.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.