Avançar para o conteúdo principal

Rui Carvalho, jovem promessa do ciclismo português

Rui Carvalho (Anicolor) é uma das mais jovens promessas do ciclismo português. No ano de 2015 inscreveu o seu nome nos lugares cimeiros de inúmeras corridas do calendário nacional, impondo-se aos 20 anos como um dos melhores jovens do pelotão.

A temporada ficou marcada pela importante vitória da Taça de Portugal Sub-23, mas não só. Ao longo do ano, Rui Carvalho conseguiu destacar-se entre a juventude do pelotão bem como entre os profissionais mais experientes. Para além da Taça, alcançou o bronze nos Campeonatos Nacionais Sub-23 de Fundo e três importantes vitórias em provas deste escalão, nomeadamente uma etapa na Volta a Portugal do Futuro e outra na Volta dos Campeões, corrida em que venceu a geral. Nas competições em que as equipas de clube pedalaram com as continentais, destacou-se como 1º ciclista de equipa de formação no Memorial Bruno Neves (3ª prova da Taça de Portugal Elite/Sub-23), prova na qual foi vencedor da camisola da juventude, repetindo o triunfo desta camisola no Grande Prémio Mortágua (4ª prova da Taça de Portugal) e no Grande Prémio JN. Destacou-se ainda entre os profissionais do pelotão ao finalizar nos lugares cimeiros da geral no Memorial Bruno Neves (4º), Troféu Oliveira de Azeméis (7º) e Grande Prémio JN (9º).

Rui Carvalho (© Helena Dias)

Para Rui Carvalho, “O balanço da época é muito positivo, correu melhor do que eu pensava.” Para tal, “Tive a ajuda dos meus colegas de equipa e do Chefe Pedro Silva [director desportivo da Anicolor], que esteve sempre a meu lado e ajudou-me muito este ano. A vitória da Taça de Portugal Sub-23 e da etapa rainha na Volta a Portugal do Futuro, a participação na Volta a França do Futuro e nos Campeonatos do Mundo Sub-23 foram os pontos mais marcantes, porque vi ali todo o trabalho da época e todos os sacrifícios serem recompensados.” Entre os objectivos cumpridos destaca a vitória da Taça e o pódio no Campeonato Nacional, ficando um sabor amargo na Volta a Portugal do Futuro, onde “Na primeira etapa não cheguei na frente e aí fiquei logo arredado de discutir a Volta” finalizando em 14º da geral.

A nível internacional, Rui Carvalho contou com a importante chamada à Selecção Nacional Sub-23 para participar em provas da Taça das Nações como a prova belga Ronde van Vlaanderen e as provas francesas La Côte Picarde e Tour de l’Avenir, alcançando nesta última a sua melhor classificação ao finalizar em 26º da geral. Sobre estas provas, afirma: “Fiquei muito agradado quando fui convocado, porque são experiências únicas. Ganhamos muita experiência e é pena não corrermos mais vezes no estrangeiro, pois acredito que teríamos mais possibilidades de discutir as corridas.”

Com o cair do pano na presente época desportiva, Rui Carvalho tem já bem definido o seu futuro: “Para 2016, posso confirmar que fico na Anicolor.”

Rui Carvalho (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro