Avançar para o conteúdo principal

Tremenda Vuelta lusitana

A 70ª Vuelta a España foi tremenda para o ciclismo português. Com seis ciclistas à partida em Puerto Banús e cinco à chegada a Madrid, André Cardoso, Nelson Oliveira, José Gonçalves, Tiago Machado, Ricardo Vilela e Sérgio Paulinho exibiram qualidade a cada dia com a vitória de uma etapa, a disputa de outras linhas de meta, a presença em importantes fugas e o trabalho em prol da equipa.

Nelson Oliveira na vitória da 13ª etapa Vuelta a España 2015
(foto Bettini)

Cinco lusos finalizaram nos 50 primeiros lugares da geral. Uma conquista notável entre 198 ciclistas à partida da 70ª edição e 158 no final. Mais notável se tornou este resultado pela forma como abordaram cada etapa, numa combatividade enaltecida pelo labor em cumprimento dos objectivos de cada equipa e a constante presença em fugas de todos eles, sendo Nelson Oliveira e José Gonçalves os mais aventureiros.

Dos ciclistas lusos presentes, apenas Sérgio Paulinho (Tinkoff-Saxo) tinha sentido o sabor de uma vitória em etapa na Vuelta, no ano de 2006 pela Astana-Würth Team. Em 2015, a natural expectativa de poder repetir o feito foi autenticamente “motorizada” na 11ª etapa, quando uma mota da estação de televisão o leva a sofrer uma queda, com ferimentos que o atiraram para fora da competição. Se a segurança em corrida estava em cima da mesa como um dos temas primordiais na agenda dos altos responsáveis do ciclismo, ainda mais relevante se tornou após diversos episódios nas mais recentes provas, incluindo a Vuelta onde o companheiro Peter Sagan tinha padecido do mesmo mal.

Contudo, a vitória não faltou para abrilhantar a prestação lusa na Vuelta. A realizar uma temporada inesquecível, Nelson Oliveira (Lampre-Merida) alcançou na sua segunda participação na prova espanhola a primeira grande vitória no WorldTour. Numa das suas fugas conseguiu o almejado triunfo. Foi na 13ª etapa que deu a grande alegria aos adeptos lusos, uma jornada de 178 km entre Calatayud e Tarazona, dos quais os derradeiros 30 km foram pedalados em solitário até à meta, deixando a concorrência a 1m de distância. Somou ainda um 2º lugar na chegada a Ávila da 19ª etapa, a 40s de Alexis Gougeard (AG2R La Mondiale), e no contra-relógio individual da 17ª jornada o campeão nacional da especialidade pedalou o 8º melhor tempo em Burgos, a 1m38s do vencedor Tom Dumoulin (Giant-Alpecin). Terminou em 21º da geral (+44:24").

André Cardoso (Cannondale-Garmin) terminou a sua quarta Vuelta na 18ª posição (+23:31”), resultado assinável já que sempre finalizou esta prova no Top 25 da geral. Na sua terceira participação, Tiago Machado (Katusha) finalizou em 36º (+1:25:37”), foi 5º na 19ª etapa e mostrou-se bastante presente na luta pelo objectivo de levar ‘Purito’ Rodríguez à vitória final, finalizando o espanhol no pódio.

José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) estrearam-se na Vuelta a España em 34º (+1:15:39”) e 48º (+1:55:18”) da geral. Iniciaram a competição com um 8º lugar no contra-relógio por equipas, que não contou para os tempos da geral pela perigosidade do terreno. Gonçalves logrou quatro Top 5 em etapas. Na 4ª etapa cruzou a meta em Vejer de la Frontera em 5º lugar, com o mesmo tempo de grandes nomes do WorldTour como o vencedor Alejandro Valverde (Movistar Team), Peter Sagan (Tinkoff-Saxo), Daniel Moreno (Katusha) e Nicolas Roche (Sky). Na 10ª etapa voltou a repetir o 5º lugar em Castellón, atrás do vencedor Kristian Sbaragli (MTN-Qhubeka), John Degenkolb (Team Giant-Alpecin), José Joaquín Rojas (Movistar Team) e Tosh Van Der Sande (Lotto Soudal). Na 18ª etapa foi 3º em Riaza, a 18s do vencedor Nicolas Roche (Sky) e de Haimar Zubeldia (Trek Factory Racing), e na penúltima etapa foi 2º na meta em Cercedilla (175,8 km), a 1m07s de Rubén Plaza (Lampre-Merida).

Um desempenho marcante por parte dos ciclistas lusos, tal como marcante foi o momento de vestir a camisola vermelha de líder da Vuelta. O italiano Fabio Aru (Astana) conquistou em definitivo o maillot rojo, tendo passado pela liderança Peter Velits (BMC), Esteban Chaves (Orica-GreenEdge), Tom Dumoulin (Team Giant-Alpecin) e Joaquim Rodríguez (Katusha), que finalizou em 2º da geral (+57”). A fechar o pódio ficou Rafal Majka (Tinkoff-Saxo) em 3º (+1:09”). Alejandro Valverde (Movistar Team) conquistou a camisola dos pontos, Omar Fraïle (Caja Rural-Seguros RGA) a camisola da montanha, a Movistar triunfou por equipas e Tom Dumoulin foi distinguido com o merecido prémio da combatividade. O lanterna vermelha da 70ª Vuelta a España foi o holandês Boy Van Poppel (Trek Factory Racing), a 4h57m31s.

Vencedores Etapas
Et1 BMC (USA)
Et2 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge
Et3 Peter Sagan (Svk) Tinkoff-Saxo
Et4 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team
Et5 Caleb Ewan (Aus) Orica-GreenEdge
Et6 Esteban Chaves (Col) Orica-GreenEdge
Et7 Bert-Jan Lindeman (Ned) Team LottoNL-Jumbo
Et8 Jasper Stuyven (Bel) Trek Factory Racing
Et9 Tom Dumoulin (Ned) Team Giant-Alpecin
Et10 Kristian Sbaragli (Ita) MTN-Qhubeka
Et11 Mikel Landa (Esp) Astana
Et12 Danny van Poppel (Ned) Trek Factory Racing
Et13 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida
Et14 Alessandro De Marchi (Ita) BMC
Et15 Joaquim Rodríguez (Esp) Katusha
Et16 Fränk Schleck (Lux) Trek Factory Racing
Et17 Tom Dumoulin (Ned) Team Giant-Alpecin
Et18 Nicolas Roche (Irl) Sky
Et19 Alexis Gougeard (Fra) AG2R La Mondiale
Et20 Rubén Plaza (Esp) Lampre-Merida
Et21 John Degenkolb (Ger) Team Giant-Alpecin

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.