Avançar para o conteúdo principal

Rui Vinhas conquista primeira grande vitória profissional

A primeira vitória profissional de Rui Vinhas (W52-Quinta da Lixa) chegou aos 28 anos no Grande Prémio do Dão, um triunfo marcante na edição de estreia da prova que une o ciclismo à promoção da região vinhateira do Dão.
 
Rui Vinhas, vencedor do Grande Prémio do Dão
(foto W52-Quinta da Lixa)

Um pelotão de 79 corredores disputou este fim-de-semana um total de 277 km divididos por duas etapas de montanha. No sábado pedalaram 146 km entre Nelas e Mangualde, no domingo 131 km de Penalva do Castelo a Viseu. Entre as 12 equipas presentes destacaram-se duas continentais lusas, a W52-Quinta da Lixa e a Efapel, agarrando ambas a vitória de uma jornada.

Mais forte no primeiro dia, a W52-Quinta da Lixa teve na frente de corrida o jovem Joaquim Silva, que lutou pelo êxito da fuga juntamente com Ricardo Mestre (Team Tavira) e Óscar González (Efapel). Este trio viu a aventura terminar a 25 km da meta, quando os ataques no pelotão fizeram chegar à fuga um grupo de corredores, onde imperava em número de elementos a equipa de Sobrado. Rui Vinhas destacou-se e venceu isolado na meta, a 19s do companheiro Delio Fernández e 23s de Bruno Sancho (Anicolor).

No segundo dia, a Efapel mostrou-se mais forte através das pedaladas de Alejandro Marque. Desde o início em fuga com dois corredores da equipa Supermercados Froiz, o galego vencedor da Volta a Portugal 2013 conseguiu levar a aventura com Roberto Vázquez até à meta. Na discussão da linha pela vitória, Marque foi mais forte triunfando com 2s de vantagem sobre Vázquez e 12s sobre o companheiro de equipa Óscar González.

Integrado no pelotão, Rui Vinhas cruzou a meta no 10º lugar, assegurando a vitória final da camisola amarela. O corredor, que se tem destacado no pelotão pelo trabalho exemplar em prol dos seus líderes, alcançou desta forma o primeiro grande triunfo profissional. Este ano já tinha saboreado três vitórias de camisolas secundárias em provas da Taça de Portugal, nomeadamente a montanha e a meta autarquias na Volta a Albergaria e a montanha no Memorial Bruno Neves. Somou ainda um destacável 7º lugar na geral do Tour do Rio, ganho pelo companheiro Gustavo Veloso, bi-campeão da Volta a Portugal.

A completar o pódio do Grande Prémio do Dão ficou Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) a 19s e Bruno Sancho (Anicolor) a 23, sendo este o melhor corredor de equipas de clube. Além da vitória da última etapa, Alejandro Marque (Efapel) agarrou a camisola dos pontos. A W52-Quinta da Lixa imperou na geral individual, no colectivo e com Joaquim Silva na montanha.

Entre os mais novos, na primeira jornada Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros-Carglass) vestiu a camisola da juventude, mas neste último dia desceu para 3º da geral desta classificação, ficando o 1º lugar nas mãos de João Rodrigues (Team Tavira) e em 2º Rui Carvalho (Anicolor).

C. Geral
1º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa 7:24:15
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +19”
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor +23”
4º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +33”
5º Filipe Cardoso (Por) Efapel +33”
6º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +35”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +35”
8º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +52”
9º Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa +54”
10º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +1:10”
Resultados completos aqui

CG Juventude
1º João Rodrigues (Por) Team Tavira
2º Rui Carvalho (Por) Anicolor
3º Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass
4º Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
5º Roberto Vázquez (Esp) Supermercados Froiz
6º Renato Macedo (Por) Anicolor
7º Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
8º Antonio Rodriguez (Esp) Supermercados Froiz
9º Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
10º Augusto Vitorino (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM

Resultados Et2
1º Alejandro Marque (Esp) Efapel 3:41:49 [35,435 km/h]
2º Roberto Vázquez (Esp) Supermercados Froiz +2”
3º Óscar González (Esp) Efapel +12”
4º João Rodrigues (Por) Team Tavira +13”
5º Bruno Sancho (Por) Anicolor +56”
6º Antonio Rodriguez (Esp) Supermercados Froiz +56”
7º Luís Mendonça (Por) ACDC-Trofa-CC Spol +56”
8º Rafael Silva (Por) Efapel +56”
9º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +56”
10º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa +56”

Resultados Et1
1º Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa 3:41:30 [39,549 km/h]
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +19”
3º Bruno Sancho (Por) Anicolor +23”
4º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +32”
5º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +33”
6º Filipe Cardoso (Por) Efapel +33”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +35”
8º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +35”
9º Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa +43”
10º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +1:10”

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.