Avançar para o conteúdo principal

Rui Carvalho e João Almeida conquistam Volta dos Campeões

O Município de Valongo recebeu três dias de Volta dos Campeões, competição destinada às camadas jovens. Rui Carvalho (Anicolor) abraçou a vitória final em sub-23 e João Almeida (Sport Clube Bombarralense) em juniores.
Pódio Sub-23 Volta dos Campeões
(© Cycling Team Mortágua)
Na sexta-feira disputou-se o contra-relógio por equipas nocturno de 3,6 km. A Anicolor venceu em sub-23 com um tempo de 4m57s a uma média de 43,344 km/h. Seguiu-se a Maia-Ribeiro’s Bike Shop e a Moreira Congelados-Feira-KTM, ambas a 2s. Entre as equipas juniores, a Bairrada triunfou com 4m56s a 43,783 km/h, terminando a 2s o CC Avidos/Metalização A. Lemos e a 4s o Sport Clube Bombarralense.

No sábado, a primeira etapa em linha ligou em 115 km Sobrado a Valongo. A Anicolor continuou na senda dos triunfos, desta feita por Rui Carvalho, que venceu isolado no alto de Santa Justa após 3h02m03s. André Ramalho (CC José Maria Nicolau) e Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM) cruzaram a meta em seguida a 35s. Em juniores, a vitória também isolada pertenceu a João Almeida (Sport Club Bombarralense) ao final de 3h01m52s, a 28s de Jorge Magalhães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e a 57s de João Rocha (Bairrada).

Pela manhã de domingo viveu-se o contra-relógio individual de 5,1 km e de tarde o circuito final de 80 km, ambos em Gondomar. No esforço individual matinal, o campeão nacional sub-23 da especialidade José Neves (Anicolor) fez jus ao título vencendo em 6m59s a 43,819 km/h, gastando mais 7s o companheiro de equipa Rui Carvalho e mais 18s André Ramalho (CC José Maria Nicolau). Entre os juniores venceu o medalha de prata dos Nacionais João Almeida (Sport Clube Bombarralense) com 7m07s a 43,000 km/h, a 2s de José Sousa (Bairrada) e 12s de Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense).

Nas pedaladas da última jornada, a Anicolor voltou a ser mais forte nos sub-23 com a vitória a pertencer novamente a José Neves, que cruzou isolado a meta ao final de 2h00m42s. O companheiro de equipa João Fernandes terminou em seguida a 1m10s, o mesmo tempo de Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM). Entre os juniores a vitória pertenceu a Gonçalo Leaça (LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A. Paio Pires) ao final de 2h01m19s, a 8s de Daniel Viegas (Sport Clube Bombarralense) e 33s de Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

Nas contas finais da Volta dos Campeões, o vencedor da Taça de Portugal sub-23 Rui Carvalho (Anicolor) venceu a geral com o companheiro José Neves e André Ramalho (CC José Maria Nicolau) a finalizarem no pódio. A Anicolor imperou por equipas, seguida da Moreira Congelados-Feira-KTM e Maia-Ribeiro’s Bike Shop.

Em juniores, João Almeida (Sport Clube Bombarralense) agarrou o triunfo completando o pódio José Sousa (Bairrada) e Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense). Por equipas triunfou o Sport Clube Bombarralense, seguido da Bairrada e da Moreira Congelados-Feira-KTM.

Geral Final Sub-23
1º Rui Carvalho (Anicolor) 5:15:58
2º José Neves (Anicolor) +28”
3º André Ramalho (CC José Maria Nicolau) +56”
4º Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM) +59”
5º João Maio (Anicolor) +1:08”
6º João Fernandes (Anicolor) +1:09”
7º Venceslau Fernandes (Moreira Congelados-Feira-KTM) +1:25”
8º José Silva (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +1:47”
9º Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +2:00”
10º Xavier Silva (Anicolor) +6:14”
11º João Santos (Moreira Congelados-Feira-KTM) +9:50”
12º Pedro Pinto (ACDC Trofa-Concello Porriño-Abanca) +11:14”
13º Armindo Carvalho (ACDC Trofa-Concello Porriño-Abanca) +11:19”
14º Hélder Silva (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) +11:24”

Geral Final Juniores
1º João Almeida (Sport Clube Bombarralense) 5:15:51
2º José Sousa (Bairrada) +1:11”
3º Daniel Silva (Sport Clube Bombarralense) +1:16”
4º André Carvalho (CC Avidos-Metalização A.Lemos, Lda) +1:37”
5º Gonçalo Carvalho (Bairrada) +1:45”
6º João Rocha (Bairrada) +1:58”
7º Miguel Duarte (Seissa-ACR Roriz-Matias e Araújo-Frulact) +2:47”
8º Diogo Ferreira (Bairrada) +3:12”
9º Pedro Preto (Bairrada) +3:18”
10º António Rocha (Moreira Congelados-Feira-KTM) +3:35”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro