Avançar para o conteúdo principal

Et8 Volta a Portugal: furacão Prades em dia de Tavira

Castelo Branco recebeu um emocionante final ao sprint. Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) tinha marcado este dia como o mais propício para alcançar uma vitória, mas nos derradeiros metros surgiu um furacão chamado Eduard Prades varrendo o sprinter luso para segundo lugar e dando à Caja Rural-Seguros RGA a segunda vitória na 77ª Volta a Portugal.

Para Eduard Prades esta foi uma vitória especial, como afirmou à RTP: “Sabe a glória, totalmente. É a minha primeira vitória em continental profissional. A Caja Rural deu-me esta oportunidade e mereciam que lhes desse esta vitória tão esperada. O objectivo era ganhar uma etapa ou duas, se possível. Conseguimos, descansamos tranquilos e olhamos a Lisboa.”

Sprint furacão de Eduard Prades em Castelo Branco
(foto Volta a Portugal)

Mas a oitava etapa parecia traçada para outro vencedor. Desde que o pelotão partiu da Guarda, uma equipa tomou para si a frente do pelotão ao longo de praticamente a totalidade dos 180,2 km de jornada. A algarvia Team Tavira dispôs-se a oferecer resistência à habitual fuga, não receando a cara ao vento de todos os seus elementos. Sozinha limitou a vantagem da fuga sempre abaixo dos 2 minutos, pedalando pelo objectivo de levar Manuel Cardoso à desejada vitória da etapa.

A meta escapou aos pedais do sprinter luso, que aos microfones da RTP não conseguiu esconder o desânimo no olhar de não conseguir dar à equipa o triunfo para o qual tanto trabalharam. Ainda assim, Manuel Cardoso mostrou-se confiante para a derradeira oportunidade em Lisboa: “Houve bastante desgaste da equipa durante todo o dia. Ninguém colaborou, fomos só nós, mas sem problema nenhum. A verdade é que na subida final, pesou-me muito as pernas e eu não consegui acelerar para me colocar bem. Os adversários são mais fortes em todos os terrenos… a subir, a rolar, nos contra-relógios, a sprintar… só nos resta continuar a tentar. Ainda falta um dia e até ao final estamos na luta.” Pode Lisboa ser novamente talismã, já que em 2014 fechou a Volta com um triunfo de ouro na capital portuguesa.

O dia voou nos pedais do pelotão. A média de 43,294 km/h não deu qualquer hipótese à fuga de chegar a bom porto. Apesar da boa colaboração entre César Fonte, Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), David de La Fuente (Efapel), Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) e Georg Loex (Team Stuttgart), a velocidade imposta pelo pelotão assegurou sempre uma vantagem mínima para a aventura do quinteto. O espanhol David de La Fuente ainda tentou a sorte em solitário a 12 km da meta, terminando o sonho a 6 km do desenlace e levando consigo o prémio da combatividade.

Enquanto se lutava na frente pelo êxito da fuga e atrás pelo fim dela, a algarvia Louletano-Ray Just Energy continuava sem muita sorte nesta Volta. Após o abandono de Sandro Pinto ontem por problemas gastrointestinais, hoje viu cair Micael Isidoro e mais gravemente João Benta. Apesar dos visíveis ferimentos, o vencedor do Troféu Joaquim Agostinho resistiu aos quilómetros finais e terminou a etapa, perdendo dois lugares na geral para 13º. De outra equipa lusa, o jovem campeão nacional sub-23 Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) terminou igualmente na meta com o corpo bastante massacrado por uma queda.

De regresso ao pelotão compacto em luta pela etapa, na última curva a LA Alumínios-Antarte tentou surpreender os adversários. Contudo, nas pedaladas finais em plena recta da meta, Eduard Prades mostrou-se mais forte e superou na linha Samuel Caldeira e o italiano Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD).

Samuel Caldeira, Eduard Prades, David de La Fuente,
Alexey Rybalkin, Bruno Silva e Gustavo Veloso
(foto Volta a Portugal)
Resultados Et8
1º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA 4:09:44
2º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Davide Vigano (Ita) Team Idea 2010 ASD m.t.
4º Coen Vermeltfoort (Ned) Cyclingteam Join’s-De Rijke m.t.
5º Albert Torres (Esp) Team Ecuador m.t.
6º Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
8º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
9º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
10º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 35:46:22
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +14”
3º Jóni Brandão (Por) Efapel +57”
4º Alejandro Marque (Esp) Efapel +1:28”
5º António Carvalho (Por) W52-Quinta da Lixa +1:51”
6º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +2:11”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +2:27”
8º Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +2:27”
9º Marcos García (Esp) Louletano-Ray Just Energy +2:36”
10º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +3:03”
22º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +11:34”
36º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +28:48”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Aleksey Rybalkin (Rus) Lokosphinx
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et7 Volta a Portugal: os mais fortes na Torre
Et6 Volta a Portugal: regular ou irregular, eis a questão
Et5 Volta a Portugal: É portuguesa, com certeza!
Et4 Volta a Portugal: Graça, não fujas de mim
Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição
Et2 Volta a Portugal: Larouco enaltece talento luso-galego
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
Volta a Portugal: prólogo de sentimentos mistos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.