Avançar para o conteúdo principal

Et3 Volta a Portugal: tudo menos transição

A Volta a Portugal ofereceu este sábado a famosa etapa de transição, essa etapa mais ou menos plana que antecede grandes chegadas em alto. Amanhã, a Sra. da Graça promete muita emoção e mais definição nos lugares cimeiros da geral. Hoje, o que o pelotão viveu foi tudo menos transição. Um sobe e desce constante, muito para além das três subidas de 3ª e 4ª categoria do dia.

De transição... presume-se que se pedale uma jornada tranquila, sem grandes dificuldades nem demasiado desgaste. Completamente diferente do que sentiram os corredores, como reflectem as palavras de Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) à RTP após cruzar a linha: “Eu diria que de transição não foi… uma etapa muito discutida, muito rápida e de grande desgaste. Se calhar, das etapas que levo este ano, esta foi a mais exigente.”

Os 172,2 km foram pedalados a uma velocidade média de 40,116 km/h e 12 abandonos. Entre eles Victor Valinho (Louletano-Ray Just Energy), para quem a queda sofrida na primeira etapa foi mais forte do que toda a força do campeão nacional sub-23 de 2013. Da mesma equipa, à imagem de ontem Hugo Sabido ressentiu-se do joelho, recorrendo ao carro médico nos últimos 33 km e cruzando a linha a 1m32s do vencedor. Após a etapa, confessou-nos via Twitter: “Isto está complicado. Não foi fácil concluir. Embora a esperança seja pouca, vou repousar e tratar o joelho da melhor forma.”

De pouca transição foi também a etapa para os inúmeros corredores que tentaram escapar ao pelotão. Primeiramente, a força da Rádio Popular-Boavista anulou uma aventura de 9 corredores com vista à possível vitória de César Fonte na chegada ao empedrado de Fafe, propícia aos pedais do vencedor da Taça de Portugal de 2014. Seguiu-se a W52-Quinta da Lixa num curto impor de ritmo, logo substituída pela Team Tavira, a quem se juntou mais tarde a Louletano-Ray Just Energy num esforço para alcançar os dois homens mais fortes na frente da corrida, sobreviventes de um quinteto. Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e Domingos Gonçalves (Efapel) ainda passaram uma primeira vez pela meta, a 19,7 km do final. Contudo, a força no pelotão mostrou-se de pouca transição. Tavira queria a vitória do sprinter Manuel Cardoso e, a 5 km do desenlace, acabou com as aspirações de Gallego, novamente o mais combativo da jornada.

Os finais em Fafe são sempre apoteóticos. Pelo pavé que embeleza e dificulta a chegada, pelo piso em falso plano, pelo estreitamento na recta da meta levando à proximidade do público em êxtase por descobrir quem triunfará. O experiente David de la Fuente (Efapel) ainda tentou uma ofensiva surpresa a 2 km, sendo alcançado no quilómetro final.

A meta mesmo ali e os pedais cada vez mais pesados no empedrado. O som é brutal, inconfundível à passagem das bicicletas por cada pedra e o ruído das correntes levadas ao limite. A batalha pela linha consome as últimas forças de quem consegue estar na frente.

Sprint de Davide Vigano, Gustavo Veloso e Manuel Cardoso
(foto Volta a Portugal)

O italiano Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD) foi uma vez mais feliz na Volta a Portugal, triunfando pela segunda vez na prova rainha lusa, após a conquista em 2014 da segunda etapa em Braga. Hoje, em Fafe, a vitória pareceu uma miragem e as palavras à RTP de euforia: “Nos últimos 300m olhei para ver se chegava alguém. Disse pode-se, pode-se, pode-se… ganhaste! A meta está aqui!”

Mantendo-se na luta até à linha, Manuel Cardoso (Team Tavira) não conseguiu superar o 3º lugar, mostrando confiança para próximas oportunidades nas palavras à RTP: “Assumimos a corrida, porque as oportunidades são poucas. Para a chegada tive a excelente colaboração da equipa, mas a entrada em Fafe é bastante estreita, fiquei um pouco atrás. Senti força, consegui chegar à frente, mas ao abrandar um bocadinho antes da recta final foi o suficiente para não conseguir desenvolver o andamento na parte final. Isto não é qualquer tipo de desculpa. Os adversários foram mais fortes, venceram bem e estarei aí outros dias para lutar pela vitória.”

Em 2º na meta e cada vez mais 1º na geral, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) arrecadou importantes segundos de bonificação, como afirmou à RTP: “O final de etapa em Fafe é sempre um bocado complicado. Para evitar riscos, decidimos assumir a parte final e também temos um sprinter como o Caldeira, que hoje podia ter opções de ganhar. A minha intenção era lançá-lo, só que teve qualquer problema com a corrente na sua bicicleta. Não sei o que aconteceu, ouvi um estalo e vi que ele se sentou e não podia já sprintar. Já que estava ali, vi que podia fazer nos três e dei o máximo para tentar colher algum segundo, que nunca se sabe se vai fazer falta.” A suposta etapa de transição garantiu mais uns segundos de conforto a Veloso, encontrando-se a mais de 30s dos directos adversários. A alta montanha vem aí!
 
Manuel Cardoso, Alberto Gallego, Luca Capelli, Bruno Silva,
Davide Vigano e Gustavo Veloso (foto Volta a Portugal)
Resultados Et3
1º Davide Vigano (ITA) Team Idea 2010 ASD 4:17:33
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
5º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
6º Alejandro Marque (Esp) Efapel m.t.
7º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team m.t.
8º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
9º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
10º Jasper Ockeloen (Ned) Parkhotel Valkenburg m.t.

C.Geral
1º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa 14:35:08
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +9”
3º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +12”
4º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +34”
5º Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +37”
6º Jóni Brandão (Por) Efapel +37”
7º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +38”
8º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +40”
9º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +41”
10º Alejandro Marque (Esp) Efapel +43”
14º Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +1:00”
40º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +3:33”

Camisolas
Geral: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Juventude: Luca Capelli (Ita) Team Idea 2010 ASD
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Davide Vigano (Ita) Team Idea 2010 ASD
Combinado: Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.