Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: prólogo de sentimentos mistos

Experiencio um misto de sentimentos neste início de Volta a Portugal. Por um lado, a alegria de ver mais uma Volta na estrada. Por outro, a tristeza ao ler as palavras de alguns ciclistas a despedirem-se da prova rainha e consequentemente da carreira de ciclista profissional.

Tal como o contra-relógio individual disputado no prólogo em Viseu, também a carreira de um corredor profissional é vivida a toda a velocidade numa luta incessante por chegar com êxito às metas traçadas. Célio Sousa e Vergílio Santos, da Rádio Popular-Boavista, soltaram hoje esse adeus nas redes sociais. Respectivamente com 38 e 39 anos, pedalaram longas carreiras no pelotão nacional. Provavelmente, não serão os únicos a dizer adeus no final da temporada, como certamente este adeus não ficará restrito aos mais veteranos.

O tempo passa. Umas carreiras terminam e outras nem chegam a começar por falta de oportunidades. Os mais novos parecem escalar uma montanha, que se mostra impossível de coroar para chegar a profissional. Os mais experientes parecem viver um sprint a alta velocidade, vendo passar a voar os anos de entrega a este duro desporto.

Neste dia inaugural da Volta, às notícias da despedida de alguns ciclistas somou-se a bem-vinda de uma nova prova no calendário lusitano. No fecho da temporada estreia o Grande Prémio do Dão com duas etapas a 12 e 13 de Setembro. Viseu, palco do prólogo da Volta, voltará a ser protagonista nesta prova que une o ciclismo à promoção da região vinhateira.

Esta tarde em Viseu, os 6 km de esforço individual foram de ouro para o belga Gaetan Bille (Verandas Willems Cycling Team), que pulverizou o asfalto a 48,869 km/h num tempo de 7m22s, vestindo a primeira camisola amarela. Para o corredor de 27 anos a vitória não foi surpresa. Como afirmou à RTP, veio para ganhar neste dia com a confiança de ter feito recentemente 3º no prólogo do Baloise Belgium Tour, competição onde terminou em 3º da geral, somando também a vitória da etapa inaugural da Flèche du Sud. A equipa belga alcançou ainda o 3º melhor tempo com Dimitri Claeys, gastando mais 9s.

O vencedor da Volta de 2014, Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa), não venceu por muito pouco. Por 3s o esforço reflectido no rosto do ciclista galego ao final do prólogo não chegou para vestir a amarela. Mas chegou para atingir o segundo objectivo do dia, alcançar o melhor tempo entre os favoritos à geral. Um deles, o luso Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), que inicia esta edição em 10º da geral a 20s da amarela. Entre outros nomes, Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) foi 19º (+16s), Ricardo Mestre (Team Tavira) 29º (+51s), Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) 48º (+34s), Alejandro Marque (Efapel) 50º (+34s). Diferenças que poderemos ver encurtar na montanha se estiverem mais fortes nesse terreno, não esquecendo que esta Volta reserva mais um contra-relógio na penúltima etapa de extrema relevância para a conquista da Volta.

Hoje, os primeiros lugares contaram ainda com dois desempenhos lusos de destaque, José Gonçalves e Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) em 5º (+16s) e 7º (+18s). Um dos nossos melhores contra-relogistas da actualidade, o jovem Rafael Reis (Team Tavira), não pôde mostrar o valor em todo o seu esplendor devido à quebra de um parafuso no guiador, que o levou a perder tempo com a consequente troca de bicicleta e terminando a 57s.

José Gonçalves, Nuno Bico, Gaetan Bille e Luca Capelli
(foto Volta a Portugal)
Resultados Prólogo e C.Geral
1º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team 0:07:22
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +3”
3º Dimitri Claeys (Bel) Verandas Willems Cycling Team +9”
4º Dion Beukboom (Ned) Parkhotel Valkenburg +13”
5º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +16”
6º Coen Vermeltfoort (Ned) Cyclingteam Join’s – De Rijke +17”
7º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +18”
8º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +18”
9º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +19”
10º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +20”

Camisolas
Geral: Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team
Juventude: Luca Capelli (Ita) Team Idea 2010 ASD
Equipas: Verandas Willems Cycling Team
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Ao ler esta crónica como todas as que venho lendo neste blogue tenho de sublinhar.a forma responsável como são escritas mas sublinho sobretudo o verdadeiro sentimento como são escritas onde transparece o gosto e entusiasmo pelo ciclismo.Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Thanks Helena!
    Jose Filipe Teixeira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.