Avançar para o conteúdo principal

Troféu Agostinho: João Benta e Delio Fernández imperam em Montejunto

O alto de Montejunto tem novo rei e o Troféu Joaquim Agostinho nova liderança. O português João Benta (Louletano-Ray Just Energy) conquistou a linha da vitória e o galego Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) seguiu-lhe as pedaladas na meta, subindo à liderança do Troféu que já foi seu em 2014.

O doce sabor da vitória de João Benta, Delio Fernández e
Daniel Freitas (
© Helena Dias)

A primeira etapa desenrolou-se ao longo de 155,5 km iniciados em S. Mamede da Ventosa. Uma jornada aparentemente tranquila até 5,9 km do seu desfecho, momento do assalto a Montejunto, uma 1ª categoria a 7,4% de pendente média. Em toda a sua extensão, o vento fustigou os mais bravos heróis levando ao extremo as forças que restavam no corpo.

Do cimo vislumbravam-se pequenos grupos em que o pelotão se fraccionara, fruto da derradeira escalada em busca da vitória. Na frente, a dupla lusa João Benta (Louletano-Ray Just Energy) e Ricardo Mestre (Team Tavira) digladiou-se pelos metros finais com a dupla espanhola Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista). Uma luta homem vs homem e ciclista vs montanha.

A separá-los da linha de todas as decisões restavam 100 metros. João Benta teve a pedalada mais forte e agarrou a desejada vitória, a segunda da temporada, somando ainda duas camisolas, a cinza dos pontos e a azul da montanha. A vitória escapou por 1s a Delio Fernández, que saboreou com um sorriso a subida à liderança da camisola amarela, vestindo também a roxa do combinado. Seguiu-se em terceiro na meta Alberto Gallego a 3s e Ricardo Mestre fechou o grupo em quarto lugar a 5s.

À imagem do vencedor, a sua equipa Louletano-Ray Just Energy foi a mais forte na jornada, sendo a LA Alumínios-Antarte a imperar na geral. Daniel Freitas (Anicolor) vestiu a camisola branca das metas volantes e na juventude o francês Romain Guyot (Vendée U Pays de la Loire) subiu à liderança da camisola laranja, seguido do checo Michal Schlegel (AWT GreenWay) e do luso Rui Carvalho (Anicolor).

Amanhã, a segunda etapa parte do Ameal, no Parque Industrial Joper, rumo ao circuito de Torres Vedras num total de 143 km.


Álbum completo da 1ª etapa, aqui!


A dura escalada de Montejunto (© Helena Dias)
João Benta, Ricardo Mestre, Delio Fernández e Alberto Gallego
na luta pela vitória da etapa 
(© Helena Dias)
Os quatro heróis lutam pela conquista de Montejunto
(
© Helena Dias)
João Benta mais forte na pedalada a 100m da meta
(© Helena Dias)

Daniel Freitas líder das metas volantes (© Helena Dias)
João Benta vencedor da 1ª etapa e líder dos pontos
e da montanha 
(© Helena Dias)
Delio Fernández líder da geral individual e
do combinado 
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
Resultados
1º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy 3:55:47
2º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +1”
3º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +3”
4º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +5”
5º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +12”
6º Carlos Oyarzún (Chi) Keith Mobel-Partisan +18”
7º Moisés Dueñas (Esp) Louletano-Ray Just Energy +18”
8º Igor Merino (Esp) Burgos BH +24”
9º Micael Isidoro (Por) Louletano-Ray Just Energy +24”
10º Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte +24”

CG
1º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa 4:06:33
2º João Benta (Por) Louletano-Ray Just Energy +3”
3º Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +6”
4º Sergey Shilov (Rus) Lokosphinx +11”
5º Carlos Oyarzun (Chi) Keith Mobel-Partisan +20”
6º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +26”
7º Ricardo Mestre (Por) Team Tavira +27”
8º Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +33”
9º Igor Merino (Esp) Burgos BH +35”
10º Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista +37”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro