Avançar para o conteúdo principal

Sintra, magia e romantismo

Depois de explorar os encantos de Lisboa, parti em busca de alguns dos recantos mais belos de Sintra. Conhecida como Capital do Romantismo, assim que chegamos percebemos o porquê desta definição. A cada canto respira-se amor… nos seus muros, nos seus palácios, no seu castelo. Todo o cenário é idílico, profundamente romântico, capaz de quebrar o mais gélido dos corações. Se os contos de fadas existem, certamente são vividos na magia inebriante de Sintra.

Palácio Nacional de Sintra (© Helena Dias)


O centro histórico foi o ponto de partida para uma caminhada, longa e sinuosa, até aos dois pontos de eleição. Sintra é inesgotável em monumentos e percursos emocionantes envoltos na natureza. Uma tarde é pouco, quase nada, para a imensidão de património que nos oferece. Por essa razão, deixei-me levar pelo instinto numa longa caminhada, curva atrás de curva, rodeada dos sons da natureza até ao Castelo dos Mouros e Palácio Nacional da Pena, não sem antes imaginar um romântico passeio de charrete ou admirar a beleza das bicicletas que povoam toda a vila.


(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)


Desde o centro até lá bem no alto da Serra de Sintra encontramos muros repletos de promessas de amor, eternas ou fugazes, unindo nomes num promissor coração. Ao longo da caminhada, perdemos o olhar em pormenores delicados de uma vila que parece saída de uma tela pintada, à qual nem Lord Byron conseguiu ficar indiferente, referindo-se a ela numa carta ao seu amigo Hodgson: “A vila de Cintra, na Estremadura, é talvez a mais bela do mundo”.


(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)
(© Helena Dias)


Rodeada de Palácios que emergem ao longo da Serra, espera-me o Castelo dos Mouros, de arquitectura militar datado do séc. VIII. A vista é deslumbrante, o horizonte infinito, rodeado de penedos graníticos, guardando entre muralhas a arborização idealizada pelo rei D. Fernando II e vários elementos como a Porta da Traição, que dava acesso ao exterior do Castelo em caso de fuga. Fugir é tudo o que não queremos diante de tão resplandecente paisagem.


Castelo dos Mouros (© Helena Dias)
(© Helena Dias)
Palácio e Quinta da Regaleira (© Helena Dias)
Vista do Castelo dos Mouros (© Helena Dias)
Castelo dos Mouros (© Helena Dias)
Jardim do Castelo (© Helena Dias)
Porta da Traição do Castelo (© Helena Dias)
Vista do Castelo dos Mouros (© Helena Dias)


Seguimos rumo ao Palácio Nacional da Pena, em pleno Parque da Pena. Datado do séc. XIX, expressa em toda a sua imponência a mais bela forma da arquitectura Romântica, sendo eleito em 2007 uma das Sete Maravilhas de Portugal. Por todo o Parque podemos perder-nos de amor pelos caminhos encantados, magicamente pontuados por fontes e cuidados jardins. Se o exterior do Palácio nos tira o fôlego pela sua rara beleza, o seu interior é de absoluta nobreza, quer nos Aposentos e Gabinetes Reais quer as diversas Salas como a dos Veados, de Chá, Árabe e Saxe, culminando na antiquíssima cozinha. O Palácio inclui o convento de monges Jerónimos de Nossa Senhora da Pena, erguido por D. Manuel I e conhecido por Palácio Velho, e a ala edificada posteriormente por D. Fernando II conhecida por Palácio Novo. Mais tarde, residência do rei D. Carlos I e da rainha D. Amélia, que deixaram um rico espólio para apreciar ao longo da visita. Fachadas, tectos e terraços estão repletos de elementos simbólicos como o pórtico do Tritão.


Palácio Nacional da Pena (© Helena Dias)
Palácio Nacional da Pena (© Helena Dias)
Parque da Pena (© Helena Dias)
Pórtico do Tritão (© Helena Dias)
Terraço do Palácio Nacional da Pena(© Helena Dias)
Um dos belos tectos do Palácio Nacional da Pena (© Helena Dias)
Atelier de D. Carlos I (© Helena Dias)
Jardins do Parque da Pena (© Helena Dias)


No regresso ao centro da vila já não hesitei em entrar num dos autocarros turísticos, que me trouxe novamente diante do Palácio Nacional de Sintra e as suas belíssimas janelas manuelinas. O desfecho desta mini aventura por Sintra levou-me à ruela da famosa Piriquita, lojas de artesanato e um merecido lanche no Café Paris.


Janelas manuelinas do Palácio de Sintra(© Helena Dias)
Artesanato (© Helena Dias)
Piriquita, famosa pelas queijadas e travesseiros de Sintra 
(© Helena Dias)
Café Paris (© Helena Dias)


Muito ficou por ver e descobrir na apaixonante Sintra, desde 1995 classificada Património Mundial da UNESCO na categoria Paisagem Cultural. As imagens dizem tudo… pedalem pelo álbum completo, aqui!


Sintra, magia e romantismo (© Helena Dias)

Comentários

  1. Adorei este belo e cultural passeio que a Helena me proporcionou através da sua escrita e das respetivas fotos.Parabéns .

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.