Avançar para o conteúdo principal

Nuno Ribeiro (W52): “Vamos dar tudo e se possível vencer”

A W52-Quinta da Lixa chega ao Grande Prémio Internacional Troféu Joaquim Agostinho com vontade de vencer. Dona das últimas duas edições com Eduard Prades (2013) e Delio Fernández (2014), a equipa de Sobrado tem vindo a realizar uma sólida temporada contando já com cinco vitórias, três em etapa e a geral da Volta à Bairrada e mais recentemente do Grande Prémio Jornal de Notícias, somando ainda dez camisolas secundárias.

Nuno Ribeiro, director desportivo da
W52-Quinta da Lixa (
© Helena Dias)

O director desportivo Nuno Ribeiro mostra-se confiante à partida para o prólogo do Troféu: “Vamos dar tudo na corrida e se possível vencer a classificação geral. Nos últimos dois anos, a equipa conseguiu vencer o Troféu Joaquim Agostinho e é uma das apostas para esta época”.

Vinda de um ano conturbado, que terminou em glória com a vitória da Volta a Portugal por Gustavo Veloso, a W52-Quinta da Lixa não esmorece na estrada continuando a pedalar forte pelos objectivos. “O ano passado vivemos uma época bastante difícil, passámos pelas dificuldades que toda a gente sabe. Naquele momento, nós ciclistas juntámo-nos e olhámos ao nosso objectivo, que era tentar vencer a Volta a Portugal. No meio de todo o mal, se conseguíssemos ganhar, teoricamente a equipa podia continuar. Vencemos a Volta e, graças aos nossos patrocinadores e às pessoas que ajudaram a que isso fosse possível, neste momento conseguimos manter os ciclistas mais importantes, o grupo que consegue ser forte e unido. Tentámos também meter alguns jovens com qualidade”, afirma Nuno Ribeiro.

Um desses jovens é o campeão nacional de fundo sub-23 em 2014 Joaquim Silva. Para o director desportivo, “Portugal tem uma boa geração, ciclistas com qualidade e a nossa equipa tem o Joaquim Silva. Um jovem com qualidade, que estamos a tentar enquadrar na equipa, dando-lhe meios para ele ir aprendendo e ganhando alguma experiência para no futuro discutir a Volta a Portugal”.

A temporada avança e a Volta a Portugal aproxima-se a pedaladas largas. Segundo Nuno Ribeiro, “A equipa está bem. Até à Volta vamos ver como estão os atletas e trabalhar alguns pormenores que faltam”.

Também Nuno Ribeiro venceu a Volta, em 2003 pela LA Pecol, estando agora no comando da equipa que quer revalidar o título ganho o ano passado. “É diferente, quando era ciclista só pensava em treinar, andar de bicicleta e conseguir os meus objectivos dentro da equipa. Neste momento, estou a tentar coordenar um conjunto de homens e atletas, a equipa em si, para chegarmos ao final do ano e com os objectivos atingidos. Um deles a Volta”.


Fotos by Helena Dias, prólogo do Troféu Joaquim Agostinho:























______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia) 

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.