Avançar para o conteúdo principal

Klepikov vence 1ª etapa da Volta a Portugal do Futuro

Illya Klepikov (ISD Continental Team) venceu a primeira etapa e vestiu a primeira camisola amarela da 23ª Volta a Portugal do Futuro. O ciclista ucraniano, vice-campeão nacional sub-23 de fundo, chegou isolado à meta em Ansião, seguido do russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinx) e do luso César Martingil (Liberty Seguros-Carglass).

Pombal recebeu a partida da primeira jornada, que percorreu 137,5 km com uma dificuldade de 3ª categoria em Porta (km 107,6). Aos primeiros quilómetros foram pedaladas várias tentativas de fuga, prontamente anuladas pela equipa Moreira Congelados-Feira-KTM, formação de São João de Ver que mais vezes venceu esta importante competição do escalão sub-23.

Ao fim de 50 km, um grupo de sete corredores ganhou vantagem para o pelotão, constituído por João Maio (Anicolor), Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), Fábio Oliveira (Moreira Congelados-Feira-KTM), Mikel Alonso (Euskadi-EDP), Julen Amezqueta (Café Baqué), Anatoliy Budyak (ISD Continental Team) e Victor Etxeberria (Caja Rural-Seguros RGA). Este grupo foi crescendo com a chegada de novos elementos, até que à passagem pela única montanha do dia se destacou na frente Anatoliy Budyak, que coroou o alto sendo em seguida alcançado pelos companheiros de fuga.

Logo após a primeira passagem pela meta (km 121,2) em Ansião, quatro corredores desferiram um ataque a fim de lutar entre si pela vitória da jornada. Illya Klepikov atacou novamente a 3 km do desfecho, rumando até à meta e vencendo isolado a etapa inaugural. A 21s chegaram Vadim Zhuravlev e César Martingil, seguidos a 23s de Rubén Sánchez (Café Baqué) e o pelotão a 1m32s.

Illya Klepikov vestiu a camisola amarela e também a vermelha dos pontos. A branca da juventude ficou nas mãos de César Martingil, seguido nesta classificação por Ricon Irisarri (Euskadi-EDP) e Fábio Mansilhas (Moreira Congelados-Feira-KTM). A Lokosphinx imperou por equipas, sendo a Anicolor a primeira lusa classificada em 5º lugar.

Este primeiro dia de prova ficou marcado por uma queda no pelotão logo aos primeiros quilómetros, levando ao abandono de alguns corredores.

Amanhã, a segunda etapa reserva 135 km de Alvaiázere a Oliveira do Hospital com três subidas categorizadas.

Illya Klepikov, Anatoliy Budyak e César Martingil,
líderes das camisolas 
(© Volta a Portugal)
Os sete aventureiros prestes a serem alcançados pelo
grupo perseguidor (© Volta a Portugal)
Illya Klepikov (ISD) vence etapa inaugural
(
© Volta a Portugal)

Resultados
1º Illya Klepikov (Ukr) ISD Continental Team 3:29:36
2º Vadim Zhuravlev (Rus) Lokosphinx +21"
3º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +21"
4º Rubén Sánchez (Esp) Café Baqué +23"
5º Ricon Irisarri (Esp) Euskadi-EDP +1:32"
6º Fábio Mansilhas (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM +1:32"
7º Dmitry Strakhov (Rus) Lokosphinx +1:32"
8º Mikel Alonso (Esp) Euskadi-EDP +1:32"
9º Alex Aranburu (Esp) Café Baqué +1:32"
10º Jacobo Ucha (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:32"
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.