Avançar para o conteúdo principal

Final feliz para Luís Gomes e Julen Amézqueta na Volta a Portugal do Futuro

Se há finais felizes, o que se viveu no fecho da Volta a Portugal do Futuro é certamente um deles. Depois de viver etapas em fuga e lutar pelo brilho da vitória, o luso Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) chegou hoje ao tão almejado triunfo em Oliveira de Azeméis. Em segundo na meta, o espanhol Julen Amézqueta (Café Baqué) assegurou a conquista da 23ª edição da Volta dos jovens talentos. 

Luís Gomes triunfa na última etapa
da Volta a Portugal do Futuro (© Volta a Portugal)
Julen Amézqueta e Café Baqué conquistam
a 23ª Volta a Portugal do Futuro (© Volta a Portugal)

O pelotão partiu para a derradeira batalha da Volta com Julen Amézqueta (Café Baqué) de amarelo e os únicos lusos do Top 10, Luís Gomes e César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), a pouco mais de 1m na geral. Na estrada foram pedalados 120,9 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, numa jornada montanhosa de três subidas categorizadas: Varzielas (3ª cat. km 31,1), Talhadas (3ª cat. km 76,4) e Decide (2ª cat. km 98,5).

Tiro de partida dado, o russo Artem Samolenkov (Lokosphinx) fez-se à fuga do dia acompanhado posteriormente pelos portugueses André Ramalho (CC José Maria Nicolau), Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM) e Patrik Videira (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) e também por Iosu Angoitia (Euskadi-EDP) e Jorge Gomez (Caja Rural-Seguros RGA), colombiano que coroou em primeiro a contagem de montanha em Varzielas.

A descida fez a fuga perder vantagem para o pelotão, conseguindo ainda Tiago Ferreira coroar a meta de montanha que se seguiu em Talhadas. Logo em seguida começou a última ascensão, de 13,4 km de escalada em Decide, onde Jorge Gomez foi o mais resistente da fuga inicial coroando o alto, mas perdendo alento para lutar até à meta.

Na chegada a Oliveira de Azeméis, o pelotão chegou destroçado pelo sobe e desce da jornada. O jovem de 21 anos Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) destacou-se na recta da meta triunfando com 4s de vantagem sobre o camisola amarela Julen Amézqueta (Café Baqué) e o russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinx).

Nas contas finais, aos 21 anos Julen Amézqueta conquistou a 23ª edição da Volta a Portugal do Futuro, somou a camisola dos pontos e a sua equipa Café Baqué imperou de forma categórica no colectivo ao finalizar com quatro corredores no Top 10, Alvaro Trueba em 3º, Rubén Sánchez em 7º e Alex Aranburu em 10º. No 2º lugar do pódio ficou o ucraniano Anatoliy Budyac (ISD Continental Team), vencedor da camisola da montanha e da juventude.

Relativamente às formações lusitanas, as seis equipas de clube conseguiram colocar ciclistas em fuga em todas as etapas, venceram duas das quatro jornadas com Rui Carvalho (Anicolor) e Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass), vestindo por um dia a amarela com César Martingil (Liberty Seguros-Carglass). Estes dois últimos ciclistas alcançaram ainda os lugares cimeiros da geral final, 4º e 5º respectivamente.

Em simultâneo com a prova sub-23, chegou hoje ao fim a 8ª Volta a Portugal de Cadetes. No final dos 69,3 km entre S. Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis, o campeão nacional de contra-relógio Pedro Lopes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) agarrou a vitória na meta, a 8s de Gonçalo Ferreira e 58s de Leonel Firmino (Acreditar-Udo-AC Malveira). Ao ser segundo neste último dia, Gonçalo Ferreira vestiu a amarela e agarrou a vitória da geral, a 11s de João Costa (CC Barcelos-AFF-Orbea-Onda), vencedor da classificação dos pontos, e a 23s de Afonso Silva (CC Tavira), vencedor da juventude. A camisola da montanha ficou nas mãos de Artur Chaves (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel) e a equipa Acreditar-Udo-AC Malveira triunfou no colectivo. 

Pódio final da 8ª Volta a Portugal de Cadetes
(© João Fonseca / FPC)
Resultados
1º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass 3:20:16
2º Julen Amézqueta (Esp) Café Baqué +4”
3º Vadim Zhuravlev (Rus) Lokosphinx +4”
4º Rui Carvalho (Por) Anicolor +7”
5º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team +11”
6º Jonathan Lastra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +11”
7º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +13”
8º Ricon Irisarri (Esp) Euskadi-EDP +13”
9º Oscar González (Esp) Euskadi-EDP +13”
10º Rubén Sánchez (ESp) Café Baqué +18”

CG Final
1º Julen Amézqueta (Esp) Café Baqué 13:54:26
2º Anatoliy Budyak (Ukr) ISD Continental Team +13”
3º Alvaro Trueba (Esp) Café Baqué +26”
4º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:11”
5º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +1:48”
6º Jonathan Lastra (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +1:57”
7º Rubén Sánchez (Esp) Café Baqué +2:40”
8º Vadim Zhuravlev (Rus) Lokosphinx +2:47”
9º Oscar González (Esp) Euskadi-EDP +2:50”
10º Alex Aranburu (Esp) Café Baqué +3:01”
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.