Avançar para o conteúdo principal

Et1 Volta a Portugal: fuga de impulsos

Fugas. Esses momentos de corrida em que dás tudo e esse tudo parece não chegar para vencer a etapa. Mal o km 0 é ultrapassado, a fúria de fugir ao pelotão invade os ciclistas e ninguém os pára até conseguirem essa almejada distância. Maioritariamente condenadas ao insucesso, são as fugas que animam dia após dia as corridas por etapas. Nesta que foi a mais longa jornada da 77ª Volta a Portugal, a fuga foi protagonista do princípio ao fim, mesmo não alcançando a vitória na linha de meta. Uma fuga feita de impulsos, de momentos sui generis que só a rainha lusitana consegue oferecer ao longo das suas edições. Por muitas corridas que veja, nenhuma consegue superar o interesse da Volta, dona de uma dinâmica muito própria.

Impulso atacante de Bruno Silva para a fuga da jornada
(foto Volta a Portugal)
Impulso, tudo se resume a um ímpeto de fracção de segundos que leva à pedalada decisiva de arranque do pelotão. O impulso de Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) logo ao início dos 196,8 km entre Pinhel e Bragança, levando consigo mais quatro aventureiros na procura pelas metas antes da derradeira meta final. Uma luta muito particular, quase solitária e de pouca colaboração, onde Bruno Silva foi o mais destemido na frente do quinteto, de cara ao vento, culminando na subida ao pódio pela camisola da montanha.

O impulso de Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) em fazer parte dessa fuga, fugindo às ordens iniciais do director desportivo, acatando mais tarde a ordem de não colaborar com uma aventura para a qual não estava destinado. Mas já que estava na frente, nada melhor do que tentar a sorte e pedalar em solitário com menos de 50 km pela frente, mas sendo alcançado à primeira passagem pela meta a 14km do desenlace. Culminou numa subida ao pódio pela combatividade. Combativas foram as palavras do Professor José Santos à RTP, soltando a insatisfação pelo ímpeto do jovem Gallego em partir para uma fuga e não permanecer junto à equipa como tinha sido delineado no briefing pré-etapa, comparando a sua impulsividade à de Tiago Machado, seu pupilo em anos anteriores na equipa Boavista.

O impulso de Florian Nowak (Team Stuttgart), Christopher Hatz (Team Kuota-Lotto) e Héctor Sáez (Caja Rural-Seguros RGA) em pertencer à fuga inicial, culminando na subida do espanhol à liderança da juventude e do combinado. Os derradeiros impulsos para escapar a uma chegada massiva à linha de todas as decisões por David de la Fuente (Efapel) e Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA) a 9 km, já dentro dos 1000m pelo luso José Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA).

Todos os impulsos foram refreados pela força inabalável da líder Verandas Willems Cycling Team, presença constante no comando do pelotão ao longo do dia e fiel guardiã da amarela de Gaetan Bille. Somente nos quilómetros finais a força na frente do grupo mudou de cores. Se no prólogo o defensor do título Gustavo Veloso deu tudo num irrepreensível contra-relógio individual, nesta primeira etapa a W52-Quinta da Lixa arrasou o asfalto nos momentos cruciais da jornada, reduzindo o pelotão na tentativa de assalto à liderança e triunfo da etapa. Este impulso de uma equipa que se mostra extremamente sólida quase levava Samuel Caldeira à vitória, terminando em 2º num forte sprint ganho por Vicente de Mateos, que brindou a equipa lusitana Louletano-Ray Just Energy com uma importante vitória. Em 3º na luta pela etapa, um rosto bem conhecido da Volta. O italiano Davide Vigano (Team Idea 2010 ASD), vencedor em 2014 da segunda etapa e da camisola dos pontos.

A luta pela geral permanece envolta numa tranquilidade meramente aparente, esperando um impulso mais forte de um dos favoritos para marcar a diferença na conquista da Volta. Os principais contenders estão na geral em 2º Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) a 3s, 8º Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy) a 20s, 13º Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) a 25s, 17º Ricardo Mestre (Team Tavira) a 27s, 30º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista) a 34s e 31º Alejandro Marque (Efapel) a 34s.
 
Samuel Caldeira, Alberto Gallego, Héctor Sáez, Bruno Silva,
Vicente de Mateos e Gaetan Bille (foto Volta a Portugal)
Resultados Et1
1º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy 5:10:04
2º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
3º Davide Vigano (Ita) Team Idea 2010 ASD m.t.
4º Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
5º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
6º Johannes Weber (Ger) Team Stuttgart m.t.
7º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
8º Daniel Mestre (Por) Team Tavira m.t.
9º Alejandro Marque (Esp) Efapel m.t.
10º Jasper Ockeloen (Ned) Parkhotel Valkenburg m.t.

C.Geral
1º Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team 5:17:26
2º Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +3”
3º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +15”
4º José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +16”
5º Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +18”
6º Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +18”
7º Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +19”
8º Hugo Sabido (Por) Louletano-Ray Just Energy +20”
9º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +21”
10º Héctor Sáez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +22”

Camisolas
Geral: Gaetan Bille (Bel) Verandas Willems Cycling Team
Juventude: Héctor Sáez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Montanha: Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte
Pontos: Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy
Combinado: Héctor Sáez (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Equipas: W52-Quinta da Lixa
Resultados completos aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.