Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal nos planos de Gabriele Marchesani e GM Cycling Team

O pelotão continental internacional viu nascer em 2015 uma nova formação italiana, a GM Cycling Team. A estreia da equipa de Abruzzo pontuou-se na primeira parte da temporada por duas vitórias UCI, uma etapa na prova francesa Rhône-Alpes Isère Tour (2.2) e outra no Tour da Eslováquia (2.2), somando ainda o 2º lugar na Coppa della Pace - Trofeo F.lli Anelli (1.2) e o 2º lugar no GP Adria Mobil em Novo Mesto (1.2). Em entrevista ao Cycling & Thoughts, o Presidente Gabriele Marchesani mostra-se satisfeito com esta aposta pessoal, que vem ganhando um papel relevante no ciclismo italiano. 

Gabriele Marchesani, Presidente da GM Cycling Team

P.- Como surgiu a ideia de formar a GM Cycling Team?

G.M.- A ideia nasceu no início de 2014. Gosto de andar de bicicleta e surgiu-me a ideia de uma equipa. Ao longo de um ano trabalhei imenso pela equipa e para conseguir patrocínio, agora estamos a ver os resultados. Europa Ovini é o patrocinador principal da GM Cycling Team, mas temos muitas outras empresas que acreditam no nosso projecto, que consiste em deixar crescer jovens corredores que espero se tornem grandes ciclistas no futuro.

P.- Itália tem actualmente cinco equipas continentais. Que importância tem a GM Cycling Team no país e para os ciclistas italianos, que querem ter uma oportunidade no ciclismo profissional?

G.M.- A nossa equipa nasceu em Abruzzo, uma região na qual muitas pessoas gostam de ciclismo. Esta região teve alguns problemas no passado, mas tenho esperança que o nosso projecto seja um bom contributo para o ciclismo. Hoje em dia, não é fácil para os jovens ciclistas terem a oportunidade de estar numa equipa que pode correr as melhores provas em Itália. Nós tentamos dar essa oportunidade a todos os jovens corredores que nos pareçam bons. Itália é o país do ciclismo. Eu venho do futebol, mas penso que o ciclismo é a melhor maneira de promover patrocinadores. Em Itália temos dois monumentos do ciclismo, Milano-Sanremo e Il Lombardia. Só a Bélgica tem igualmente dois monumentos, Ronde Van Vlaanderen e Liège-Bastogne-Liège. Significa que Itália tem uma enorme cultura de ciclismo. Tem o último vencedor do Tour de France, Vincenzo Nibali. A nossa equipa não pode correr provas como o Tour ou as clássicas, mas espero que um dia os nossos ciclistas possam correr essas provas.

P.- Qual é o máximo objectivo da equipa?

G.M.- No início da temporada esperava uma vitória. Por agora temos duas vitórias, Marco D’Urbano venceu uma etapa no Rhône-Alpes Isère Tour e Filippo Fortin venceu a primeira etapa do Tour de Slovakie. É incrível, uma grande satisfação! Os nossos patrocinadores estão muito felizes e espero que os nossos corredores continuem a ser grandes nas próximas corridas.

P.- Não podias estar mais satisfeito com os resultados…

G.M.- Duas vitórias é um grande resultado, mas já tivemos sete lugares no pódio. Penso que é um grande resultado para uma equipa que está no seu primeiro ano de actividade.

P.- No calendário da equipa aparece a Volta a Portugal. É certa a vossa participação?

G.M.- A organização da Volta a Portugal está interessada na nossa presença. Espero estar presente com a equipa e alcançar um bom resultado.

P.- A nível internacional como vês o ciclismo italiano, Nibali e Aru?

G.M.- Nibali é um dos melhores ciclistas do mundo e penso que pode ganhar o Tour novamente. Aru é o futuro do ciclismo italiano. A Astana é uma óptima equipa e, apesar de ser do Cazaquistão, muitos dos ciclistas e staff são italianos como Dario Cataldo, um amigo e que é de Abruzzo. E no WorldTour há ainda a equipa italiana Lampre-Merida com o ex-Campeão do Mundo, o português Rui Costa, e vários ciclistas italianos como Diego Ulissi. Tudo isto vem confirmar uma vez mais que Itália é o país do ciclismo e na GM Cycling Team queremos trabalhar os jovens corredores, porque eles são o futuro do ciclismo italiano.

Filippo Fortin no Tour da Eslováquia
Antonio Di Sante, Alessandro Ferrarotti, Jose Tito Hernández,
Matteo Rotondi e Andrea Cacciotti

______
Fotos: Facebook oficial GM Cycling Team
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro