Avançar para o conteúdo principal

Gustavo Veloso: “Em Portugal nasci como ciclista e parece que também terminarei a minha carreira”

Gustavo Veloso apresenta-se forte no início de temporada. O ciclista galego da equipa lusa W52-Quinta da Lixa chegou em Maio à liderança do Ranking APCP ‘Ciclista do Ano’, pontuando o seu palmarés de pódios e vitórias. Entre os resultados mais notáveis destaca-se o triunfo do contra-relógio, camisola dos pontos e a geral da Volta à Bairrada, a terceira etapa da Volta ao Alto Tâmega e ainda o segundo lugar no Grande Prémio Beira Baixa, onde alcançou dois segundos lugares em duas das três etapas.

O vencedor da Volta a Portugal 2014 transmite jovialidade no seu pedalar apesar dos seus 35 anos de idade. Com o passar dos anos, converteu-se num corredor que garante bons resultados à sua equipa, um líder que acima de tudo é um companheiro, um ciclista de trabalho se for necessário apoiar um colega, um experiente atleta com vontade de passar a sua sabedoria aos mais jovens.

Na entrevista que se segue, Gustavo Veloso fala-nos do que vem vivendo na presente temporada, olha um pouco ao passado, revela a sua preparação face à Volta a Portugal e um pouco mais. 
Gustavo Veloso (foto João Fonseca)
P.- Como estás a viver este começo vitorioso de temporada?

G.V.- Bem, quando as coisas correm bem tudo é mais fácil.

P.- Tens alcançado bons resultados nas novas corridas do calendário luso. Qual gostaste mais e o que destacas do teu desempenho e da equipa?

G.V.- Todas são importantes, serviram-me para ver como está a minha condição física e em terrenos diferentes. Quiçá por ser a primeira, o crono da Bairrada soube-me muito bem. A equipa esteve sempre bem. Este ano há novos companheiros, que se adaptaram rápido à filosofia da equipa, trabalho em equipa, companheirismo e disciplina. São grandes profissionais e quando chegam os resultados todos fazem parte deles.

P.- Vais chegar à Volta a Portugal com vitórias e melhores resultados que o ano passado. Vê-lo como um ponto a mais na confiança para defender o título alcançado em 2014?

G.V.- Vejo-o como uma recompensa ao trabalho de toda a equipa e como um ponto de referência para saber onde estamos face à Volta. Ganhar agora não assegura ganhar em Agosto, mas ajuda sim continuar a trabalhar com motivação para chegar em condições de disputar a vitória.

P.- De momento, sentes a W52-Quinta da Lixa como a equipa mais forte do pelotão português?

G.V.- Não penso que sejamos a mais forte, há várias estruturas tão forte como a W52-Quinta da Lixa-Jetclass. Por isso os pequenos detalhes podem fazer a diferença. O Nuno [Ribeiro] consegue manter a equipa unida e isso é muito importante, as dificuldades que todos conseguimos superar fazem-nos estar mais unidos.

P.- A tua preparação foi igual à de outros anos ou mudaste algo esta pré-temporada? Revela-nos um pouco sobre a tua preparação.

G.V.- A base da minha preparação é muito parecida, começo o ano tranquilo trabalhando sempre a pensar chegar a 100% à Volta. Este ano consegui começar com algum kg a menos em Fevereiro e isso ajuda aos bons resultados. Agora estou a 1800m de altitude concentrado para acabar de perder algum kg a mais e fazer treinos de maior qualidade. Aqui sou ciclista 24h por dia e em casa também tenho muitas outras responsabilidades, que me impedem de o ser. Com a família é mais complicado descansar, mas também tenho a sorte do meu trabalho ser compreendido em casa. Agora, não só eu me esforço estando aqui, como também a minha família se sacrifica para que eu possa concentrar-me a sós com a bicicleta nos próximos dois meses. Por trás do esforço de cada desportista há sempre pessoas esforçando-se e ajudando. Por outro lado, as emoções também têm o seu papel. A nível de treino, este ano estou a trabalhar mais as intensidades altas, que eram o meu ponto fraco. Ao que parece está a resultar bem e espero que em Agosto na Volta me ajude a alcançar o meu objectivo.

P.- Em 2004 deixaste o pelotão português para voltar em 2013. Fizeste a tua já longa carreira entre equipas lusas e espanholas. Qual foi para ti a temporada mais importante, um momento que não esqueces, a equipa e o companheiro que mais te marcaram?

G.V.- Uff, já são muitos anos… Por sorte, guardo muito boas lembranças, companheiros e momentos inesquecíveis. Fazer parte da Xacobeo Galicia participando em grandes corridas foi um sonho tornado realidade. A minha melhor temporada foi 2008, um ponto de viragem na minha carreira e na minha mentalidade. Ganhar a Volta a Cataluña fez-me ver que podia conseguir grandes resultados, que antes nem me passavam pela cabeça. É-me impossível nomear apenas um companheiro, desde 2001 até hoje sempre estive rodeado de boas pessoas e grandes companheiros, em cada equipa tive dois ou três que me marcaram e com quem aprendi tudo o que sei. Hoje sou eu o veterano que tenta transmitir aos mais jovens o que aprendi.

P.- Que significado tem para ti correr no pelotão português?

G.V.- Para mim, Portugal é a minha segunda casa. Sinto-me muitas vezes mais valorizado aqui do que no meu próprio país, onde se não corres numa grande equipa não contas para a maioria. Em Portugal nasci como ciclista e parece que também terminarei a minha carreira. Só posso estar agradecido às equipas portuguesas e aos portugueses por me abrirem as portas de suas casas e fazerem-se sentir como se estivesse na minha. Obrigado!!!

P.- Com 35 anos, continuas no ciclismo com o mesmo entusiasmo de quando começaste a pedalar profissionalmente?

G.V.- Tive diferentes momentos, do mais alto ao mais baixo. Agora vejo isto de outra forma, desfruto muito e continuo com muito entusiasmo, porque aprendi a ver o bom disto deixando o que é mau para trás. Agora, corro sem tanta pressão e desfruto muito.

P.- Ao longo dos anos, mudou alguma coisa no modo como olhas este desporto a nível profissional?

G.V.- Sim. Aprendi que se não se desfruta o que se faz, não vale a pena tanto esforço.

P.- Qual é o teu maior sonho no mundo do ciclismo?

G.V.- Retirar-me quando eu decidir.

P.- Pelas dificuldades que o ciclismo enfrenta, o que dirias aos jovens que sonham ser ciclistas profissionais e ganhar como tu a Volta a Portugal ou outra importante corrida?

G.V.- Que desfrutem do que fazem, que marquem objectivos ao seu alcance e tenham um plano B se não chegarem onde querem, porque a vida de ciclista são poucos anos e depois a vida continua. Que se formem o melhor possível para quando chegar o momento de virar a página do ciclismo.

______
Entrevista em castelhano, aqui
Por Helena Dias | APCP

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.