Avançar para o conteúdo principal

Efapel veste-se de vitórias

A Efapel supera expectativas de corrida para corrida. Este sábado alcançou a 8ª vitória da temporada pelos pedais de Filipe Cardoso, o mais rápido do Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis. Nesta 2ª prova pontuável para a Taça de Portugal Elite/Sub-23, a equipa manteve a liderança com Diego Rubio, 3º na meta. 

Filipe Cardoso com sprint vitorioso em Azeméis
(foto UVP-FPC)
Desde a chegada do novo director desportivo Américo Silva, a Efapel tem demonstrado um novo carácter na estrada, mais aguerrido e de motivação renovada, que tem resultado num somar de triunfos consecutivos. Até ao momento, a equipa de Ovar contabiliza o triunfo da 2ª etapa na Volta à Bairrada, a geral da Volta a Albergaria [1ª prova da Taça de Portugal], o contra-relógio por equipas e a geral da Volta ao Alto Tâmega, a 3ª etapa no Grande Prémio Beira Baixa, a 1ª etapa e a geral do Grande Prémio Abimota, rematando hoje com a vitória do Troféu Concelhio Oliveira de Azeméis.

Esta 5ª edição do Troféu contou com um pelotão de 132 corredores, que partiu de Loureiro rumo a Carregosa num total de 130 km. Como o próprio director desportivo Américo Silva explica em comunicado, “Na subida final, com tudo agrupado, fez-se a selecção. O Filipe ficou num terceiro grupo. Na descida, que era bastante técnica, passou o segundo grupo e entrou no da liderança. Como era dos elementos mais rápidos que ali estavam, acabou por vencer”. Acrescenta ainda, “A equipa está a atravessar um bom momento. Todos os atletas estão muito moralizados e as coisas acabam por acontecer. Conseguimos segurar a amarela e vencer a etapa depois de um excelente trabalho do Filipe, que também já merecia uma vitória”.

No final do dia, a Efapel impôs-se por equipas e a Anicolor por equipas de clube. Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) foi 2º na meta e vencedor da montanha. Daniel Sánchez (Bicicletas Rodríguez Extremadura) conquistou as metas volantes e os sprints, enquanto o conterrâneo Pedro Criado (Supermercados Froiz) se destacou sendo o 1º corredor de equipas de clube a cruzar a meta em 4º lugar.

Na juventude foi José Díaz Gallego (Bicicletas Rodríguez Extremadura) quem se destacou entre os jovens em competição, seguido de Rui Carvalho (Anicolor) e Tiago Ferreira (Moreira Congelados-Feira-KTM).

A liderança da Taça de Portugal em Elite permaneceu nas mãos do aniversariante do dia Diego Rubio (Efapel), enquanto nos mais jovens Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) guardou o comando em Sub-23.

Amanhã, o pelotão regressa à estrada para a disputa do 7º Memorial Bruno Neves, 3ª prova pontuável da Taça de Portugal Elite/Sub-23.

Resultados
1 Filipe Cardoso (Por) Efapel 3:16:49
2 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
3 Diego Rubio (Esp) Efapel m.t.
4 Pedro Criado (Esp) Supermercados Froiz m.t.
5 Jose Díaz Gallego (Esp) Bicicletas Rodríguez Extremadura m.t.
6 Joaquim Silva (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
7 Rui Carvalho (Por) Anicolor m.t.
8 Ricardo Mestre (Por) Team Tavira m.t.
9 Juan Ignacio Perez (Esp) W52-Quinta da Lixa +1:43”
10 Bruno Silva (Por) LA Alumínios-Antarte +1:43”
Resultados completos aqui

CG Juventude
1 Jose Díaz Gallego (Esp) Bicicletas Rodríguez Extremadura
2 Rui Carvalho (Por) Anicolor
3 Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
4 Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
5 Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista
6 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
7 João Maio (Por) Anicolor
8 Renato Macedo (Por) Anicolor
9 Zulmiro Magalhães (Por) Liberty Seguros-Carglass
10 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.