David de la Fuente vence GP Abimota

O espanhol David de la Fuente (Efapel) é o senhor que se segue no palmarés do Grande Prémio Abimota, uma das provas mais tradicionais do calendário português de estrada.

O pelotão nacional disputou este fim-de-semana a 36ª edição do Grande Prémio Abimota, duas etapas com montanha e oito camisolas por conquistar ao final de 354,4 km. As 6 equipas continentais lusas juntamente com as 8 equipas de clube lusas dividiram o asfalto com 5 formações espanholas, compondo o pelotão um total de 135 corredores.

Sábado correu-se a primeira etapa, que ligou em 186,4 km Proença-a-Nova à Figueira da Foz. Neste dia inaugural, a fuga teve êxito pelo esforço e bom entendimento de dois dos seus elementos. Surpreendentemente, o pelotão deixou escapar na aventura os dois homens fortes do fim-de-semana passado, David de la Fuente (Efapel) e Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), que no recente GP Beira Baixa tinham ganho cada um uma etapa e ainda a geral pelo ciclista português. Desta feita, os dois chegaram à meta na Figueira da Foz com poucos segundos de vantagem para o pelotão, mas suficientes para discutir a vitória entre si. David de la Fuente agarrou a segunda vitória da temporada ao superar na linha Amaro Antunes. Segundos mais tarde chegou em terceiro Jose de Segovia (Louletano-Ray Just Energy).

As bonificações na meta fizeram com que David de la Fuente partisse para a segunda etapa com 4s de vantagem sobre Amaro Antunes e 12s de Jose de Segovia. Ao longo da jornada de domingo, a Efapel esteve atenta a qualquer movimentação que pudesse perigar a amarela do seu líder. No final dos 168 km entre a Figueira da Foz e Águeda, a vitória discutiu-se ao sprint com o triunfo a ter novamente sabor espanhol pelos pedais de Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy), mais forte na linha do que Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Daniel Freitas (Anicolor).

David de la Fuente terminou este último dia em quinto na meta, com o mesmo tempo do vencedor e, deste modo, assegurou a conquista final do Grande Prémio Abimota, sucedendo no palmarés da prova ao seu compatriota Eduard Prades. Além da camisola amarela, somou o triunfo da camisola verde dos pontos. O pódio final ficou completo pela dupla lusa Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) a 4s e Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) a 11s.

A Efapel demonstrou ser a mais forte armada no asfalto, reflectindo-o na vitória da classificação por equipas. Na montanha, Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) defendeu a camisola azul desde a primeira etapa. Igual mérito para Daniel Freitas (Anicolor) com a camisola encarnada de melhor corredor de equipa de clube e Hugo Nunes (Maia-Ribeiro’s Bike Shop) com a camisola branca da juventude. A camisola rosa das metas volantes ficou nas mãos de Ángel Sánchez (W52-Quinta da Lixa) e a xadrez da meta autarquias em Rafael Apolinário (Liberty Seguros-Carglass). A camisola das bolinhas ficou com o experiente Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista). 

Vencedores das camisolas do 36º GP Abimota
(foto Ribeiro's Bike Shop)
Numa época tão conturbada financeiramente para o país e para o ciclismo, é de louvar a persistência organizativa deste Grande Prémio Abimota, que conta já com 36 edições na estrada. Por esta razão, aqui ficam os patrocinadores das diversas camisolas disputadas pelos heróis do pelotão:
Amarela (Clas. Individual) – Rodi
Verde (Clas. Pontos) – Solintellysys
Azul (Clas. Montanha) – Pecol
Rosa (Clas. Metas Volantes) – M. Rodrigues
Encarnada (Clas. Melhor Corredor Equipa Clube) – Sram
Xadrez (Clas. Meta Autarquias) – Irbal
Branca (Clas. Juventude) – Universidade de Aveiro
Bolinhas (Clas. Meta Bolinhas) – Miranda & Irmão

CG Final
1 David de la Fuente (Esp) Efapel 9:05:00
2 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte +4”
3 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +11”
4 Jose de Segovia (Esp) Louletano-Ray Just Energy +12”
5 Daniel Freitas (Por) Anicolor +13”
6 Domingos Gonçalves (Por) Efapel +17”
7 Filipe Cardoso (Por) Efapel +17”
8 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop +17”
9 Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +17”
10 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass +17”
Resultados completos aqui

CG Juventude
1 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
2 David Ribeiro (Por) Liberty Seguros-Carglass
3 Paulo Silva (Por) Liberty Seguros-Carglass
4 Gaspar Gonçalves (Por) Liberty Seguros-Carglass
5 Rui Carvalho (Por) Anicolor
6 João Maio (Por) Anicolor
7 Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
8 Tiago Ferreira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
9 Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass
10 Carlos Cobos Marquez (Esp) Diputación de León-Arte en Tranfer

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Sem comentários:

Enviar um comentário