Avançar para o conteúdo principal

Vitória de Amaro Antunes em Terras de Excelência

Este fim-de-semana disputou-se em Portugal mais uma prova do calendário nacional. A primeira edição do Grande Prémio Beira Baixa - Terras de Excelência proporcionou ao pelotão uma dura e bela competição, onde o jovem Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte) se destacou pela vitória de uma etapa e da geral individual. 

Pódio final GP Beira Baixa - Terras de Excelência
(foto João Fonseca / UVP-FPC)
Composto por três etapas, o Grande Prémio Beira Baixa reservou um total de 216,7 km a um pelotão composto pelas 6 equipas continentais lusas, 8 equipas de clube lusas e 1 equipa espanhola. Da mais longa à mais curta etapa, foi servido aos 109 corredores um traçado exigente e montanhoso, de constante sobe e desce, característico da região.

A segunda jornada, disputada em crono-escalada na manhã de domingo, ditou os lugares cimeiros da geral. Amaro Antunes chegou ao esforço individual em 4º da geral e com o mesmo tempo do camisola amarela Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), que tinha reclamado a vitória da primeira jornada no sábado, ao final dos 135 km que ligaram Penamacor a Castelo Branco, frente a Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista). O jovem da LA Alumínios-Antarte bateu toda a concorrência no curto contra-relógio de 4,2 km em Vila Velha de Ródão, pedalando o melhor tempo de 8m42s a uma média de 28,966 km/h e vestindo a camisola amarela ao superar Hugo Sabido em 39s. Os adversários não conseguiram baixar dos 9m, sendo Gustavo Veloso e Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista) quem esteve mais perto do tempo do vencedor, a 23s e 28s respectivamente.

Amaro Antunes partiu para a última jornada, de 77,5 km entre Proença-a-Nova e Oleiros, sabendo que tinha de gerir a distância de cerca de 20s que mantinha para os mais directos rivais. Cruzou a última linha de meta na 10ª posição, com o mesmo tempo dos corredores que poderiam ameaçar a conquista final do Grande Prémio. A vitória na meta sorriu a David de la Fuente (Efapel), mais forte na linha do que David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista) e Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa).

Com a conquista da segunda etapa e da geral do Grande Prémio Beira Baixa, Amaro Antunes soma três vitórias na presente temporada, depois de ter ganho recentemente a primeira etapa da Volta ao Alto Tâmega, prova na qual terminou em 2º da geral. O jovem de 24 anos vem crescendo no seio do pelotão nacional, regressando este ano à LA Alumínios-Antarte, onde esteve em 2011, passando pela formação de Tavira em 2012 e 2014, contando ainda com uma curta passagem internacional na Ceramica Flaminia-Fondriest em 2013.

No pódio do Grande Prémio Beira Baixa, o 2º lugar ficou entregue ao galego Gustavo Veloso, que vem demonstrando de competição em competição a forma ideal a atingir para a defesa do título da Volta a Portugal. O 3º lugar ficou nas mãos de mais um jovem talento nacional, Frederico Figueiredo com uma notável exibição nesta prova em que o terreno é favorável às suas características, continuando a demonstrar qualidades inatas para se tornar num dos melhores ciclistas do pelotão.

Nas demais classificações a Efapel destacou-se no colectivo, David de la Fuente (Efapel) imperou por pontos, Ricardo Vale Ferreira (Rádio Popular-Boavista) na montanha, Júlio Gonçalves (Anicolor) na juventude e Daniel Freitas (Anicolor) melhor ciclista de equipa de clube. Nesta última classificação, nota para o jovem Nuno Almeida (Sicasal-Constantinos-Udo), que perdeu a liderança somente na última jornada após duas etapas bem trabalhadas.

O pelotão regressa à estrada no próximo fim-de-semana para a 36ª edição do Grande Prémio Abimota, a 6 e 7 de Junho.

CG Grande Prémio Beira Baixa
1 Amaro Antunes (Por) LA Alumínios-Antarte 5:36:39
2 Gustavo Veloso (Esp) W52-Quinta da Lixa +23”
3 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +28”
4 Jóni Brandão (Por) Efapel +30”
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +39”
6 Domingos Gonçalves (Por) Efapel +44”
7 Hélder Ferreira (Por) Efapel +47”
8 Rui Vinhas (Por) W52-Quinta da Lixa +55”
9 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +1:08”
10 David Livramento (Por) Team Tavira +1:15”
Classificação completa aqui

Geral Juventude
1 Júlio Gonçalves (Por) Anicolor
2 Hugo Nunes (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop
3 Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista
4 Alejandro Santos (Esp) CC Rias Baixas
5 João Rodrigues (Por) Team Tavira
6 Ricardo Teixeira (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
7 David Couñago (Esp) CC Rias Baixas
8 Luís Gomes (Por) Liberty Seguros-Carglass
9 Venceslau Fernandes (Por) Moreira Congelados-Feira-KTM
10 Hugo Brito (Por) Maia-Ribeiro’s Bike Shop

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.