Avançar para o conteúdo principal

Fibra de Guerreiro na Axeon Cycling Team

Na juventude dos seus 20 anos, Rúben Guerreiro deixou para trás o pelotão nacional e rumou ao sonho americano chamado Axeon Cycling Team. Uma temporada de 2014 desenhada de importantes êxitos contribuiu de sobremaneira para dar este salto internacional. O triunfo na Volta a Portugal do Futuro, prova rainha do calendário luso sub-23, o 4º lugar nos Campeonatos Nacionais sub-23 de fundo e 7º no contra-relógio, a vitória da Taça de Portugal sub-23, o 3º lugar na Taça de Portugal elite e o 14º lugar no Tour de l’Avenir foram alguns dos resultados mais relevantes da anterior temporada, que fechou com chave de ouro ao conquistar o 1º lugar sub-23 do Ranking Ciclista do Ano da APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. 

Rúben Guerreiro no final da 5ª etapa Amgen Tour of California
(foto Davey Wilson)
O talento do jovem ciclista português deu nas vistas e a oportunidade de ingressar na equipa norte-americana não tardou. Dirigida por Axel Merckx, o ex-ciclista profissional tem feito desta esquadra um caso de sucesso desde a sua criação em 2009. Desde então tem sofrido alterações na respectiva denominação, começando por designar-se no ano de estreia Trek Livestrong, passando em 2012 para Bontrager Livestrong, em 2013 apenas Bontrager, em 2014 Bissell Development Team até à presente temporada assumir o nome Axeon Cycling Team. Nestes 7 anos de vida já lançou 18 talentos para o escalão mais alto do ciclismo internacional, o Pro Tour: Sam Bewley, Bjorn Selander, Tim Roe, Jesse Sergent, Taylor Phinney, Ben King, Alex Dowsett, George Bennett, Dale Parker, Joe Dombrowski, Ian Boswell, Carter Jones, Antoine Duchesne, Lawson Craddock, Jasper Stuyven, Nate Brown, Clement Chevrier e Ruben Zepuntke.

Para Rúben Guerreiro, o desafio apresentou-se na altura certa. Com uma formação exemplar vivida no Mato-Cheirinhos, Alcobaça Clube de Ciclismo e Sport Ciclismo São João de Ver, este último na equipa de clube Liberty Seguros, os 20 anos apresentaram-se como o momento chave para subir ao escalão continental. Sendo através da Axeon, ainda mais valiosa se tornou essa ascensão. E a temporada não poderia ter começado de melhor forma… na estreia agarrou logo a camisola amarela, vencendo a última etapa e a geral do GP Liberty Seguros / Troféu Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (2.2). A segunda prova do ano também foi pedalada em território lusitano, brilhando novamente na Volta ao Alentejo (2.2) com um 2º e 5º lugar em duas jornadas e finalizando em 11º da geral.

Seguiu-se uma curta incursão internacional com a Selecção Nacional sub-23, alcançando o 18º lugar na corrida francesa La Côte Picarde (1.Ncup), seguindo-se a participação na Liège-Bastogne-Liège U23 (1.2U), onde uma queda o arredou de finalizar a clássica belga e uma consequente luxação no cotovelo perigou a participação com a equipa nas provas americanas que se apresentavam de imediato. Ainda em recuperação, Rúben Guerreiro encarou essas competições com a fibra que lhe é característica. Na sua primeira pedalada pelo Silver City’s Tour of the Gila (2.2), finalizou em 50º da geral e 18º entre os 41 ciclistas da classificação da juventude.

Igualmente em estreia no Amgen Tour of California (2.HC), a batalha californiana mostrou-se ainda mais exigente. Etapas mais longas e um pelotão recheado de equipas WorldTour aumentaram o nível competitivo, com o jovem Guerreiro a afirmar antes do início da competição que não se encontrava na melhor forma. Contudo, as primeiras etapas passaram e a sua forma foi melhorando progressivamente até chegar a 4ª jornada e cruzar a meta em 17º no sprint ganho por Peter Sagan (Tinkoff-Saxo), seguindo-se um 12º posto no sprint da 5ª etapa ganha por Mark Cavendish (Etixx-Quick Step), que foi um autêntico calvário de chuva pelo qual o pelotão teve de passar. Seguiu-se o contra-relógio, a dura etapa rainha com final no Mt. Baldy, onde as pendentes chegaram a atingir os 17%, e a última jornada no circuito de Pasadena. Tudo superado com a estreia na Califórnia a resultar num 30º lugar na geral e 7º na juventude, entre 24 jovens classificados.

Axel Merckx tem como máximo objectivo da Axeon Cycling Team desenvolver as melhores capacidades de cada jovem talento, a fim de torná-lo num valor real ao mais alto nível no pelotão profissional. Rúben Guerreiro é um dos seus mais recentes pupilos e até ao momento demonstrou capacidade e potencial para ganhar nos próximos anos um papel de relevo no âmbito internacional. 

Axeon Cycling Team e Axel Merckx
(foto Davey Wilson)
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.