Avançar para o conteúdo principal

Tiago Machado perto do pódio de La Sarthe

Tiago Machado (Katusha) terminou esta sexta-feira o Circuit Cycliste Sarthe – Pays De La Loire com o sabor do pódio bem perto dos lábios. O 4º lugar alcançado ficou a escassos 7 segundos da vitória lograda por Ramunas Navardauskas (Cannondale-Garmin), com quem andou escapado na derradeira etapa em busca da vitória para chegar a um dos três lugares mais desejados da geral.

Único português em prova, Tiago Machado mostrou a garra lusitana de que é feito e sobejamente conhecido. Durante os quatro dias da prova francesa, o ciclista da russa Katusha bateu-se por uma vitória, que esteve perto de tocar à terceira jornada.

O primeiro dia terminou com uma chegada ao sprint, após 188,2 km de Sablé-sur-Sarthe a Varades. Tiago sabia que aquele não era o seu terreno, vendo Nacer Bouhanni alcançar a primeira vitória ao serviço da Cofidis e guardando-se para uma etapa mais dentro das suas características. Ao segundo dia disputaram-se duas etapas, a primeira bem curta de 83,9 km entre Varades e Angers, que terminou novamente ao sprint ganho por Anthony Roux (FDJ). Seguiu-se o contra-relógio individual e aqui o terreno favorecia a perícia de Tiago Machado, que pedalou pela glória em Angers ao longo de 6,8 km. Golpeou os pedais a 49,555 km/h, conquistando o 4º melhor tempo da jornada solitária, tão somente a 16 segundos do vencedor Adriano Malori (Movistar), que fez o percurso em 7m58s a uma média de 51,213 km/h.

O triunfo esteve perto e Tiago sentiu-o, atribuindo o sucesso do contra-relógio à máquina que guiou no asfalto: “O meu sucesso é totalmente devido à melhoria em bicicletas de contra-relógio. Esta bicicleta [Canyon Spedmax CF TT] com que corri hoje é a melhor que já tive contra o relógio”, referiu ao site oficial da equipa. Com este brilhante resultado subiu a 6º da geral.

Três etapas disputadas, restavam duas para tentar a subida ao pódio. A 4ª jornada, de 190,3 km entre Angers e Pré-en-Pail, deixou-o perto do objectivo. À falta de 30 km para o final, Tiago tentou a sorte numa fuga tardia, que foi alcançada a 1500 metros da meta. Ainda assim, conseguiu guardar forças para cruzar a linha com os primeiros, em 6º, ficando o triunfo da jornada nas mãos de Manuele Boaro (Tinkoff-Saxo), que assumiu a liderança da prova. Com esta exibição, o minhoto subiu a 4º da geral, estando apenas a uma etapa do desenlace de La Sarthe.

O último dia levou os corredores de Abbaye de l’Epau até Le Lude, num total de 178,5 km. O desfecho de uma corrida é sempre imprevisível e a luta só termina no último cruzar de meta. Com espírito batalhador, Tiago tentou novamente uma fuga para a vitória dentro do circuito final a 20 km da chegada. Acompanhado pelo que seria o vencedor da geral, Navardauskas, ambos lutaram para levar a fuga a bom porto. Até contaram com a pouca sorte do camisola amarela Boaro furar e ter de recuperar asfalto para o pelotão, o qual seguia em perseguição do duo comandado pela Movistar, interessada em guardar o valioso lugar de Malori no pódio. A equipa espanhola conseguiu acabar com as esperanças da fuga e guardar o 3º lugar da geral para o italiano. Navardauskas subiu ao 1º lugar pela bonificação lograda no sprint intermédio, caindo Boaro para 2º.

Tiago Machado fechou a aventura de La Sarthe na 4ª posição, numa exibição de qualidade pelas estradas francesas.

Tiago Machado em La Sarthe [Foto Nathalie Teyssier]
Tiago Machado em La Sarthe [Foto Nathalie Teyssier]
Tiago Machado em La Sarthe [Foto Nathalie Teyssier]
Tiago Machado em La Sarthe [Foto Nathalie Teyssier]
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.