Avançar para o conteúdo principal

Samuel Caldeira: “A vitória tem estado perto”

Samuel Caldeira é o mais recente líder do Ranking Ciclista do Ano, elaborado pela APCP – Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais. O sprinter de 29 anos da W52-Quinta da Lixa entrou directamente para o 1º lugar do Ranking Nacional, fruto da regularidade alcançada nas provas do calendário luso do mês de Março.

A temporada de estrada em Portugal iniciou-se com a Volta ao Algarve, em Fevereiro, mas foi em Março que o asfalto se encheu de competição com cinco provas realizadas, quatro das quais inseridas no calendário UCI Europe Tour e integrantes do programa Cyclin’Portugal, desenvolvido pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Samuel Caldeira destacou-se precisamente nestas corridas entre um pelotão mais internacional e competitivo, sendo 6º na Clássica de Loulé e no Grande Prémio Liberty Seguros e alcançando um brilhante 4º lugar na geral da Volta ao Alentejo, prova onde ainda agarrou a camisola dos pontos.

Para Caldeira, este início de temporada «tem vindo a ser gradual e positivo, tanto que me foi possível atingir a liderança do Ranking APCP. Tenho estado perto de triunfar, sinal da minha competitividade e regularidade. A vitória tem estado perto, mas continuando a trabalhar certamente irá surgir».

Recentemente na Volta ao Alentejo, a equipa esteve à beira de conquistar a camisola amarela, triunfo que fugiu por escassos segundos ficando o companheiro galego Delio Fernández em 2º a 7s e Samuel Caldeira em 4º a 10s. «A W52-Quinta da Lixa-Jetclass esteve extraordinária nesta Volta ao Alentejo. Dado o traçado da Volta, a equipa entrou com dois líderes, eu e o Delio, pois era uma mais-valia ter duas opções. Tínhamos como objectivo vencer e se não chegámos à vitória foi porque o vencedor final, Pawel Bernas, foi mais forte no momento certo».

A vitória nestas provas não só teimou em fugir à W52-Quinta da Lixa como às restantes equipas portuguesas, acabando o triunfo por recair nas esquadras visitantes. Para Caldeira, este facto deve-se a que «as equipas estrangeiras têm beneficiado bastante do factor surpresa, por serem um pouco mais desconhecidas para os atletas portugueses, dando-lhes mais liberdade e menos marcação». E sobre a famosa questão das equipas nacionais focarem a temporada primordialmente na Volta a Portugal, esclarece: «à parte de ter a ambição de revalidar a vitória na Volta a Portugal, na W52-Quinta da Lixa-Jetclass não se põe de parte o objectivo de lutar pelas outras competições em que participamos».

A competição não pára, sendo Abril e Maio meses bastante internacionais para a equipa de Samuel Caldeira, que ruma a Espanha onde «irá estar presente no Gran Premio Miguel Indurain, Vuelta a La Rioja, Klasika Primavera de Amorebieta, Vuelta a Castilla y León, Vuelta Asturias e Vuelta Comunidad de Madrid, sempre com o objectivo de obter o melhor resultado possível», provas do calendário UCI Europe Tour. Pessoalmente, para o actual líder do Ranking Ciclista do Ano, o objectivo «é sempre alcançar vitórias em qualquer corrida que esteja presente».

Samuel Caldeira (Foto Volta ao Alentejo)
______
Realizado para APCP
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.