Avançar para o conteúdo principal

Jordi Simón conquista Troféu Alpendre

O 25º Troféu Alpendre Internacional do Guadiana teve como grande vencedor da geral o espanhol Jordi Simón (Team Ecuador). A vitória da última etapa sorriu ao canadiano Ryan Anderson (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

Jordi Simón partiu de amarelo e defendeu a liderança ao longo da 2ª e última etapa do Troféu, uma jornada de 163,6 km com partida e chegada em Alcoutim. Os quilómetros iniciais foram marcados por várias tentativas de escapada, todas infrutíferas dada a alta velocidade a que se rolava no pelotão.

Em grupo compacto, passaram a meta volante de Martim Longo (km 40,4) pontuada em primeiro pelo polaco Kamil Gradek (ActiveJet), seguindo-se a 3ª categoria em Casas Novas (km 59,5) coroada pelo espanhol Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista).

À primeira passagem pela meta (km 111,5), onde estava instalada a meta volante de Alcoutim, seguia um grupo na frente composto por Domingos Gonçalves (Efapel), Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), Hugo Sabido (Louletano-Ray Just Energy), David Rodrigues (Rádio Popular-Boavista), Guillaume Boivin e Phillip Gaimon (Optum) e Kamil Gradek (ActiveJet), que pontuou o sprint novamente em primeiro.

Na aproximação à 3ª categoria de Cortes Pereira (km 115,3), Phillip Gaimon aproveitou a inclinação para ganhar vantagem e coroar o alto. Enquanto os companheiros de fuga foram alcançados pelo pelotão, Gaimon continuou isolado na frente da corrida coroando a última dificuldade do dia, a 3ª categoria de Cortes Pereira (km 140,4), sendo também ele alcançado em seguida.

Sem espaço para fugas, o pelotão voou nos últimos quilómetros rumo à linha de todas as decisões em Alcoutim. Na luta pela vitória, Ryan Anderson foi o mais forte, impondo o sprint sobre o espanhol Vicente de Mateos (Louletano-Ray Just Energy) e o companheiro e conterrâneo Guillaum Boivin (Optum). O líder Jordi Simón cruzou a linha na 6ª posição, apenas a 3s, vencendo a geral final da prova.

Nas contas finais, Jordi Simón (Team Ecuador) conquistou a camisola amarela, a 11s do 2º lugar ocupado pelo luso Hernâni Brôco (LA Alumínios-Antarte) e a 13s do 3º lugar entregue ao vencedor da jornada Ryan Anderson (Optum).

Nas demais camisolas, Jordi Simón repetiu o triunfo na montanha, Ryan Anderson agarrou a classificação dos pontos e na juventude brilhou o luso Luís Gomes (Liberty Seguros/Carglass), que finalizou em 13º na geral. Novamente entre os primeiros da jornada, Daniel Freitas (Anicolor) destacou-se em 9º da geral, sendo o melhor ciclista de equipa de clube. Por equipas, o primeiro lugar coube à lusitana LA Alumínios-Antarte. 

Jordi Simón, vencedor do Troféu [Foto João Fonseca /FPC]
Pódio final do 25º Troféu Alpendre [Foto João Fonseca/FPC]
Resultados
1º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies 3:55:06
2º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy m.t.
3º Guillaum Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
4º Andris Smirnovs (Lat) Rietumu-Delfin +3”
5º James Knox (GBr) Zappi's +3”
6º Jordi Simón (Esp) Team Ecuador +3”
7º Kamil Gradek (Pol) ActiveJet +3”
8º Sérgio Sousa (Por) LA Alumínios-Antarte +3”
9º Rafael Silva (Por) Efapel +3”
10º Daniel Freitas (Por) Anicolor +3”

Geral Final
1º Jordi Simón (Esp) Team Ecuador 7:35:52
2º Hernâni Brôco (Por) LA Alumínios-Antarte +11”
3º Ryan Anderson (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +13”
4º Vicente de Mateos (Esp) Louletano-Ray Just Energy +21”
5º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +22”
6º Kamil Gradek (Pol) ActiveJet +24”
7º Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +28”
8º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +29”
9º Daniel Freitas (Por) Anicolor +30”
10º Andris Smirnovs (Lat) Rietumu-Delfin +30”
Resultados completos, aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.