Avançar para o conteúdo principal

Estreia entre profissionais, um dia a recordar

Um dos momentos marcantes na vida de um ciclista é a estreia no pelotão profissional. Em Portugal, essa estreia acontece bastante cedo, dada a junção de equipas de clube com as continentais no mesmo pelotão. Os sub-23, acabados de chegar do escalão júnior, enfrentam uma realidade totalmente diferente da que estão habituados em termos de velocidade, quilometragem, posicionamento, responsabilidade e até mentalidade.

Celebrada a Clássica Internacional de Loulé, primeira competição de 2015 que juntou sub-23 e profissionais, podemos confirmar no decorrer da prova todo um mundo novo que os mais jovens enfrentam na sua estreia, como confirmam as palavras do ciclista profissional Filipe Cardoso (Efapel), que finda a prova assinalou na sua página de facebook: 
“Foi a primeira corrida com o escalão de sub-23. Nota-se em alguns casos alguma inexperiência, algum nervosismo e resultado disso as quedas que aconteceram logo no início. Óbvio que a culpa não é deles, todos passámos por este processo de aprendizagem e cabe a nós, mais experientes (velhos), ajudar, dar conselhos e não pressionar ainda mais um atleta que ainda há meia dúzia de meses fazia 80 km em corridas de miúdos. Espero que os recém-chegados dos escalões mais novos (juniores) tenham gostado. Eu sou profissional há muitos anos e também cometo asneiras. Não desanimem, porque também vou para casa com as pernas bem doridas.”
Por vezes, é difícil explicar a um jovem que o facto de não terminar a primeira competição ou chegar em último é natural. Mais complicado se torna se esse jovem teve um percurso brilhante nos escalões inferiores e sente que o desempenho não correspondeu às suas expectativas. Contudo, há que fazer ver a total mudança de realidade a que vão estar expostos e que apenas com o decorrer das provas a experiência irá chegar.

Como o sprinter da Efapel referiu, os percursos passam de 80 para 150 km ou mais e a velocidade média de cada jornada é superior à praticada até então. Relativamente à colocação no pelotão, esta diverge não só pelo número de ciclistas na colorida serpente como também pela responsabilidade de cada equipa no grande grupo, tendo que se aprender a temperar a coexistência com as equipas profissionais. A somar a todos estes factores, a inevitável mudança de mentalidade pela qual todos passam enquanto jovens e ciclistas em crescimento. Nesta fase de maturação, os objectivos de cada um tornam-se mais fortes e cruciais para a motivação pessoal e do grupo, tendo que se aprender a lidar com a vitória e a derrota, a saborear o simples facto de chegar à meta em último ou entre os primeiros, a colocar em segundo plano os objectivos pessoais em benefício do seu líder, a motivar e agradecer aos companheiros o trabalho realizado em seu proveito, entre outros tantos momentos decisivos numa corrida.


O jovem ciclista Jorge Marques (CC José Maria Nicolau), de 18 anos, espelhou bem a emoção da experiência vivida em Loulé:

“Mas que dia! O concretizar de um sonho de pequenino, correr com o pelotão profissional. Aquele nervoso miudinho, a inexperiência comparada com corredores que são até 15 anos mais velhos que eu e alguns ainda mais velhos. Mas velhos são os trapos. Que máquinas estes senhores do pelotão português. Infelizmente, logo no início vi-me envolvido numa queda a alta velocidade. Foi levantar a correr, trocar de bicicleta e siga! Bem dorido, foi agarrar-me o melhor possível ao grupo principal e dar o meu melhor. Não houve pernas nem colocação certa para tentar chegar com os vencedores. No entanto, mesmo com o azar acabo por chegar como 13º sub-23, o que considero óptimo para o percurso que era, bem como pelo lote de equipas estrangeiras que se encontravam na corrida.”
O domingo em Loulé terminou com diversas desistências, algumas chegadas fora do tempo permitido e muitos cruzares de meta. No corpo ficaram gravadas as marcas do asfalto e na alma a velocidade alucinante com que concretizaram o sonho de correr com os profissionais. A Clássica Internacional de Loulé foi somente a primeira corrida do ano, mais se seguirão e com episódios certamente a guardar na memória daqueles que um dia serão também ciclistas profissionais. 
Pelotão da Clássica de Loulé [Foto João Fonseca/FPC]
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro