Avançar para o conteúdo principal

Dia conturbado com vitória holandesa na Alentejana

A vitória da terceira etapa da 33ª Volta ao Alentejo sorriu ao holandês Johim Ariesen (Metec-TKH Continental Team), superando ao sprint o camisola amarela Manuel Cardoso (Team Tavira) e o polaco Pawel Franczak (ActiveJet Team).

Esta sexta-feira viveu-se o dia mais longo e conturbado da Alentejana. A jornada de 189,6 km, entre Portel e Mértola, ficou marcada por diversas quedas que levaram vários corredores a sentir o asfalto, entre eles o líder Manuel Cardoso (Team Tavira).

A etapa desenhou-se no papel semelhante à do dia anterior, sem montanha pontuável e as três metas volantes habituais. Hoje, os locais dos sprints intermédios foram Viana do Alentejo (km 26,8), Vidigueira (km 56,9) e Aljustrel (km 116,5), pontuados em primeiro por Tijmen Eising (Metec-TKH Continental Team), Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa) e Michal Podlaski (ActiveJet Team) respectivamente.

O desenrolar da jornada foi contado pelas inúmeras quedas, levando ao abandono de alguns corredores e deixando outros bastante marcados pelo asfalto. Sem fuga formada, ao km 67 após a passagem pela Vidigueira, o pelotão sofreu uma queda colectiva separando-se em dois grupos, ficando no mais atrasado os primeiros à geral. No grupo da frente destacou-se um quarteto composto por Alejandro Marque (Efapel), Michal Podlaski (ActiveJet Team), Asmund Lovik (Team Fixit.No) e Mikel Bizkarra (Murias Taldea), que conseguiu ganhar uma ligeira vantagem para o pelotão já reagrupado e comandado pela W52-Quinta da Lixa, que via Samuel Caldeira tornar-se no novo líder virtual da amarela, fruto das bonificações somadas nas primeiras duas metas volantes.

À medida que o pelotão se aproximou de Mértola, o trabalho da lusitana W52-Quinta da Lixa deu frutos, alcançando a fuga a cerca de 40 km para o desfecho da jornada. Tanto labor acabou por não resultar na conquista da meta nem no assalto à liderança da Alentejana, já que Johim Ariesen arrebatou a vitória na linha ao sprint e Manuel Cardoso terminou logo em seguida, segurando a amarela para a Team Tavira. Samuel Caldeira finalizou na quarta posição.

Nas coloridas camisolas, Manuel Cardoso permaneceu no comando da geral e dos pontos, Byron Guama (Team Ecuador) rei da montanha e James Oram (Axeon Cycling Team) na liderança da juventude. No colectivo, impera agora a lusitana Efapel.

Amanhã, a quarta e penúltima etapa reserva ao pelotão 143,7 km de Aljustrel a Vila Nova de Santo André. 

Vitória de Johim Ariesen [©Zé Paulo]
Festa do pódio da 3ª etapa [©Zé Paulo]
Resultados Et3
1 Johim Ariesen (Ned) Metec-TKH Continental Team 4:06:41 [46,116 km/h]
2 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira m.t.
3 Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team m.t.
4 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa m.t.
5 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.
6 Joyce Colin (USA) USA Cycling m.t.
7 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
8 Oscar Riesebeek (Ned) Metec-TKH Continental Team m.t.
9 Filipe Cardoso (Por) Efapel m.t.
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador m.t.

Geral
1 Manuel Cardoso (Por) Team Tavira 11:12:23
2 Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +3”
3 James Oram (Nzl) Axeon Cycling team +6”
4 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +9”
5 Tijmen Eising (Ned) Metec-TKH Continental Team +11”
6 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +12”
7 Ryan Anderson (Can) Optum +12”
8 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +13”
9 Michal Podlaski (Pol) ActiveJet Team +13”
10 Beñat Txoperena (Esp) Murias Taldea +13”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro