Avançar para o conteúdo principal

Axeon no comando da Volta ao Alentejo

No rescaldo dos festejos da conquista recente do GP Liberty Seguros, a esquadra de jovens talentos Axeon Cycling Team iniciou a 33ª Volta ao Alentejo com um duplo assalto ao pódio. James Oram triunfou na meta e Rúben Guerreiro seguiu-lhe as pedaladas na segunda posição, deixando em terceiro Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa).

O início da 33ª Alentejana ficou marcado por um minuto de silêncio em memória do ciclista de 18 anos Guilherme Silva, da equipa júnior Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense, que perdeu a vida no dia 22 deste mês vítima de queda durante um treino na serra de Montejunto.

Após a sentida homenagem, o pelotão de 179 corredores partiu de Portalegre rumo a Castelo de Vide, num total de 143,7 km da jornada mais montanhosa desta edição. Sem demora, um trio composto por Oscar Landa (Team Coop-Oster Hus), Jasper Hamelink (Metec-TKH) e Jose Ragonessi (Team Ecuador) tomou a frente da corrida, ganhando uma vantagem de 3 minutos sobre o pelotão, onde as lusitanas LA Alumínios-Antarte e W52-Quinta da Lixa se revezavam no controlo da fuga.

A primeira fase da etapa correu a bom ritmo, já que as dificuldades chegariam após 80 km pedalados. O norueguês Oscar Landa assegurou a pontuação máxima nas três metas volantes da jornada no Crato (km 16,6), Alter do Chão (km 29,9) e Monforte (km 57,2), enquanto no grande grupo a espanhola Murias-Taldea tomou o controlo da perseguição, caçando os três homens da frente antes do início da montanha.

Na aproximação à 2ª categoria (km 103,4) os ataques regressaram, destacando-se Byron Guama (Team Ecuador) a coroar o alto, equatoriano vencedor da primeira etapa no ano transacto e rei da montanha, voltando o pelotão a agrupar-se até à aproximação de nova contagem de montanha, quando o espanhol Mario González (ActiveJet Team) tentou a sua sorte à imagem do que tinha feito na subida anterior. Mas novamente foi Guama a coroar a 3ª categoria (km 124,3), garantindo desta forma a liderança da camisola da montanha.

A descida que se sucedeu deu uma curta vantagem a cinco corredores, que se desvaneceu nos 500 metros finais. Na chegada empedrada a Castelo de Vide, a jovem dupla da Axeon Cycling Team mostrou-se mais forte, agarrando James Oram a vitória da etapa, seguido do companheiro luso Rúben Guerreiro e do galego Delio Fernández (W52-Quinta da Lixa).

James Oram veste assim a primeira amarela da Volta ao Alentejo, liderando também as classificações dos pontos e da juventude. Na geral, encontra-se a 4 segundos de Rúben Guerreiro e a 6 segundos de Delio Fernández. No colectivo comanda a lusitana Rádio Popular-Boavista.

A segunda jornada da Alentejana, prova que fecha o programa Cyclin’Portugal, reserva ao pelotão 152,5 km de Castelo de Vide a Mora. 

Axeon poderosa na meta de Castelo de Vide (©Zé Paulo)
Resultados Et1
1 James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team 3:42:04 [38,826 km/h]
2 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team m.t.
3 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa m.t.
4 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte m.t.
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6 Rafael Silva (Por) Efapel m.t.
7 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador m.t.
8 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista m.t.
9 Haavard Blikra (Nor) Team Coop-Oster Hus m.t.
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador m.t.

Geral
1 James Oram (Nzl) Axeon Cycling Team 3:41:54
2 Rúben Guerreiro (Por) Axeon Cycling Team +4”
3 Delio Fernández (Esp) W52-Quinta da Lixa +6”
4 Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +10”
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +10”
6 Rafael Silva (Por) Efapel +10”
7 Byron Guama (Ecu) Team Ecuador +10”
8 Alberto Gallego (Esp) Rádio Popular-Boavista +10”
9 Haavard Blikra (Nor) Team Coop-Oster Hus +10”
10 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +10”
Resultados aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.