Avançar para o conteúdo principal

ActiveJet forte e vitoriosa no GP Liberty Seguros

Pawel Bernas (Foto ActiveJet Team)
A equipa polaca ActiveJet mostrou-se forte na etapa inaugural do 7º GP Liberty Seguros – Troféu do Sudoeste e Costa Vicentina. Presente na fuga do dia, não desistiu de batalhar pela vitória quando esta parecia perdida e rumou ao triunfo da jornada pelas pedaladas de Pawel Bernas, seguido do companheiro Pawel Franczak e a completar o pódio Charles Huff (Optum p/b Kelly Benefit Strategies).

A primeira jornada do Grande Prémio Liberty Seguros percorreu uns longos 218 km de Sines, cidade do Baixo Alentejo, até Vila do Bispo, na região Algarvia conhecida pelo seu imenso espólio natural de menires. O pelotão partiu do Jardim das Descobertas à conquista da glória e, sem perder tempo, o jovem norte-americano Geoffrey Curran (Axeon Cycling Team) tentou escapar ao pelotão aos primeiros quilómetros, tentativa infrutífera tal como as inúmeras que se seguiram. O grande grupo rolava a todo o gás, tornando impossível qualquer escapada.

Com mais de 70 km pedalados, 16 corredores conseguiram uma vantagem consistente para tomar a frente da corrida: Rúben Guerreiro (Axeon Cycling Team), Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), Sérgio Sousa (LA Alumínios-Antarte), Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), Rafael Silva e Domingos Gonçalves (Efapel), João Rodrigues e Henrique Casimiro (Team Tavira), Yannick Janssen (Blitz-Merida), Colin Joyce (Team USA), Lukasz Bodnar e Kamil Gradek (ActiveJet), Thomas Soladay e Pierrick Naud (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), Andris Vosekalins e Reijo Puhm (Rietumu-Delfin).

O holandês Yannick Janssen (Blitz-Merida) pontuou em primeiro na meta volante da Zambujeira do Mar (km 80,3) e no encalço de grupo fugitivo vinha o espanhol Jose de Segovia (Louletano-Ray Just Energy), que conseguiu juntar-se à frente da corrida superados os primeiros 100 km de jornada. A vantagem obtida pelos 17 em fuga chegou a rondar os 5 minutos, mas à passagem pela segunda meta volante em Vila do Bispo (km 154,5), coincidido com a primeira passagem pela meta e pontuada em primeiro por Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), contavam apenas com 3 minutos e um pelotão ávido por alcançá-los.

Restavam 52 km para o desfecho e a única montanha pontuável do dia pela frente. Na abordagem à 3ª categoria (km 176), um trio composto por Kamil Gradek (ActiveJet Team), Pierrick Naud (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) e Andris Vosekalins (Rietumu-Delfin) destacou-se da fuga, coroando o alto o canadiano da Optum.

À medida que a corrida se aproximava do final, restava ao trio 1 minuto de vantagem sobre os ex-companheiros de fuga e uns segundos mais para o pelotão, mostrando-se escassos para disputar entre si a vitória na linha de meta. Gradek (ActiveJet Team) ainda tentou sair em busca do triunfo, tendo por companhia dois companheiros de equipa, enquanto todos os outros escapados iam sendo alcançados pelo pelotão, que se sentia cada vez mais perto.

Nos derradeiros 1000 metros, a dupla polaca Pawel Bernas e Pawel Franczak (ActiveJet Team) manteve-se firme e forte na frente com o pelotão mesmo na sua roda, mas longe o suficiente para ambos conquistarem os primeiros lugares em Vila do Bispo. Bernas agarrou a vitória e consequente camisola amarela, Franczak o 2º lugar e em 3º cruzou a linha o norte-americano Charles Huff (Optum p/b Kelly Benefit Strategies). A 3 segundos chegou o pelotão encabeçado pelo jovem luso César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), que na geral ocupa o 7º lugar sendo o melhor ciclista de equipas de clube.

Nas demais coloridas camisolas, a juventude ficou entregue a Rúben Guerreiro (Axeon Cycling Team), a montanha a Pierrick Naud (Optum p/b Kelly Benefit Strategies) e os pontos ao vencedor Pawel Bernas. No colectivo comanda a ActiveJet.

Nas contas da geral, o pódio mantém-se com Pawel Bernas a 4 segundos de Pawel Franczak e a 6 segundos de Charles Huff, preenchendo Portugal seis dos lugares cimeiros, tendo em 4º Samuel Caldeira (W52-Quinta da Lixa), 5º Rúben Guerreiro (AxeonCycling Team), 6º Rafael Silva (Efapel), 7º César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), 8º Pedro Paulinho (LA Alumínios-Antarte) e 10º Daniel Freitas (Anicolor).

O GP Liberty Seguros, inserido no programa Cyclin'Portugal, atravessa este ano o Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina, que engloba os distritos de Setúbal, Beja e Faro. O pelotão pedalou hoje Sines e Vila do Bispo, fechando amanhã a segunda jornada de 187,6 km com partida e chegada na vila Alentejana de Odemira.
Vitória poderosa de Pawel Bernas [foto Zé Paulo]

Resultados – Et1
1º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team 5:04:42
2º Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team m.t.
3º Charles Huff (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies m.t.
4º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +3”
5º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +3”
6º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +3”
7º Daniel Freitas (Por) Anicolor +3”
8º Luís Gomes (Por) Liberty Seguros/Carglass +3”
9º César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +3”
10º Krists Neilands (Lat) Rietumu-Delfin +3”

Geral
1º Pawel Bernas (Pol) ActiveJet Team 5:04:32
2º Pawel Franczak (Pol) ActiveJet Team +4”
3º Charles Huff (USA) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +6”
4º Samuel Caldeira (Por) W52-Quinta da Lixa +8”
5º Rúben Guerreiro (Por) AxeonCycling Team +11”
6º Rafael Silva (Por) Efapel +11”
7º César Martingil (Por) Liberty Seguros-Carglass +13”
8º Pedro Paulinho (Por) LA Alumínios-Antarte +13”
9º Guillaume Boivin (Can) Optum p/b Kelly Benefit Strategies +13”
10º Daniel Freitas (Por) Anicolor +13”
Classificações completas aqui

______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Hà muito acompanho com interesse o seu trabalho o qual considero muito bom. Mas continua sem emprego.Este País não sabe aproveitar o que de bom tem.Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada por acompanhar o meu trabalho e as pedaladas dos ciclistas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.