Avançar para o conteúdo principal

Contenders do pelotão nacional

Pedala, sua pela montanha, voa pelo sprint, batalha pela meta, conquista o sonhado troféu.

Por fim, chega Fevereiro… mês da pedalada inicial do calendário português de estrada. Sente-se o asfalto ansioso pelos golpes de pedal dos heróis, a expectativa dos ciclistas a aumentar, o entusiasmo dos fãs a fervilhar, as metas inquietas para serem conquistadas, os pódios borbulhantes para serem festejados.

Numa luta constante pela permanência na estrada, o pelotão nacional parte para mais uma temporada mantendo as seis equipas do ano transacto no escalão Continental UCI. Algumas mudaram de denominação e outras contrataram importantes reforços, mas todas têm em comum o olhar totalmente focado na conquista da Volta a Portugal, prova rainha do calendário luso que continua a ser o expoente máximo na divulgação do valor dos atletas e dos patrocinadores das equipas.


Uma a uma, seguem-se as seis esquadras continentais lusas:

Efapel (EFP): Alejandro Marque (Esp 1981), Arkaitz Durán (Esp 1986), David De La Fuente (Esp 1981), Diego Rubio (Esp 1991), Diogo Santos (Por 1993), Domingos Gonçalves (Por 1989), Filipe Cardoso (Por 1984), Hélder Ferreira (Por 1991), Joni Brandão (Por 1989), Oscar González (Esp 1992), Rafael Silva (Por 1990). DD Carlos Pereira.
Teve como principais conquistas em 2014 a Clássica da Primavera, a 4ª etapa e a geral do GP Liberty Seguros, o prólogo do Troféu Joaquim Agostinho e a 1ª etapa da Volta a Portugal. Para o presente ano renova metade da equipa, trazendo para as suas fileiras o vencedor da Volta a Portugal 2013, Alejandro Marque. Mistura experiência com juventude, tendo em Rafael Silva um valor que certamente irá destacar-se ao longo do ano.

LA Alumínios-Antarte (LAA): Amaro Antunes (Por 1990), Bruno Silva (Por 1988), Francisco Costa (Por 1989), Hernâni Brôco (Por 1981), Hugo Sancho (Por 1982), Hugo Vaz (Por 1992), Leonel Coutinho (Por 1992), Luís Afonso (Por 1990), Nuno Meireles (Por 1991), Pedro Paulinho (Por 1990), Sérgio Sousa (Por 1983). DD Mário Rocha.
Teve como principais conquistas em 2014 a Taça Nacional de Circuitos, a 2ª etapa e a montanha do GP Liberty Seguros, o Challenge de Loulé, a 1ª prova da Taça de Portugal, a 1ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho, a 4ª etapa e a montanha da Volta a Portugal. A esquadra laranja continua a apostar num grupo 100% lusitano, que conta com o regresso de Hernâni Brôco às suas fileiras. Destaca-se a entrada de Leonel Coutinho, grande promessa nas chegadas ao sprint.

Louletano-Ray Just Energy (LRJ): André Evangelista (Por 1996), Dominic Mestre (Por 1993), Hugo Sabido (Por 1979), Iúri Jorge (Por 1991), João Benta (Por 1986), José De Segovia (Esp 1982), Marcos García (Esp 1986), Micael Isidoro (Por 1982), Rui Rodrigues (Por 1992), Sandro Pinto (Por 1988), Vicente De Mateos (Esp 1988), Victor Valinho (Por 1991). DD Jorge Piedade.
Teve como principais conquistas em 2014 o contra-relógio individual da Volta a Albergaria e as classificações secundárias nas provas espanholas Clásica de Almería, GP Miguel Indurain e Vuelta a la Rioja. A equipa de Loulé surge com um novo patrocinador, Ray Just Energy, mantendo a identidade nas cores do equipamento com o tradicional vermelho e branco. Numa autêntica troca de líder com a LA Alumínios-Antarte, perde Hernâni Brôco e ganha Hugo Sabido, mantendo a revelação da Volta a Portugal 2014 Sandro Pinto.

Rádio Popular-Boavista (RPB): Alberto Gallego (Esp 1990), Célio Sousa (Por 1977), César Fonte (Por 1986), Daniel Silva (Por 1985), David Rodrigues (Por 1991), Frederico Figueiredo (Por 1991), Nuno Bico (Por 1994), Ricardo Ferreira (Por 1992), Rui Sousa (Por 1976), Samuel Magalhães (Por 1992), Vergílio Santos (Por 1976). DD José Santos.
Teve como principais conquistas em 2014 o Challenge de Tavira, o GP Mortágua, 3 provas e a geral da Taça de Portugal, as metas volantes na Volta ao Algarve, a montanha do Troféu Joaquim Agostinho e do GP Abimota, a 7ª etapa e o 2º lugar na geral da Volta a Portugal. A equipa da pantera permanece com quase todos os ciclistas da temporada transacta, incorporando dois jovens de S. João de Ver com destaque para David Rodrigues, vencedor da juventude na Volta a Portugal 2014. O sonho de conquistar a amarela da Grandíssima continua na mente de Rui Sousa, tendo também César Fonte uma palavra a dizer nesta batalha.

Team Tavira (TAV): Daniel Mestre (Por 1986), David Livramento (Por 1983), Diogo Nunes (Por 1989), Fábio Rodrigues (Por 1996), Henrique Casimiro (Por 1986), João Pereira (Por 1989), João Rodrigues (Por 1994), Manuel Cardoso (Por 1983), Rafael Reis (Por 1992), Ricardo Mestre (Por 1983), Valter Pereira (Por 1990). DD Vidal Fitas.
Teve como principais conquistas em 2014 a Prova de Abertura, a montanha da Volta ao Algarve, cinco etapas e o maillot dos pontos do Tour du Maroc, a montanha da Volta a Albergaria, o Circuito da Malveira, a 10ª etapa da Volta a Portugal e o Campeonato Nacional Sub-23 de Contra-relógio. A mais antiga das equipas continua na estrada, perdendo os principais patrocinadores mas nunca a garra dos seus atletas. O ditado ‘o bom filho à casa torna’ aplica-se na perfeição ao regresso de Ricardo Mestre, vencedor da Volta a Portugal 2011, que irá tentar revalidar este tão importante título ganho nesta casa. Sem mais alterações, destaca-se a continuidade daquele que continua a ser o melhor sprinter luso da actualidade e que mais vitórias deu à equipa tavirense no ano transacto, Manuel Cardoso.

W52-Quinta da Lixa (W52): Angel Sanchez (Esp 1993), António Carvalho (Por 1989), Carlos Ribeiro (Por 1992), Delio Fernández (Esp 1986), Gualter Carvalho (Por 1993), Gustavo Veloso (Esp 1980), Hélder Oliveira (Por 1983), João Matias (Por 1991), Joaquim Silva (Por 1992), Juan Ignacio Perez (Esp 1990), Luís Fernandes (Por 1987), Raúl Alarcón (Esp 1986), Rúben Veloso (Por 1992), Rui Vinhas (Por 1986), Samuel Caldeira (Por 1985). DD Luís Saldanha.
Teve como principais conquistas em 2014 a 9ª etapa e a geral da Volta a Portugal, o Troféu Joaquim Agostinho, a Volta à Bairrada, o GP Abimota, duas etapas na Volta ao Alentejo, 1ª etapa do GP Liberty Seguros, a montanha do GP Abimota e a vitória por equipas de diversas provas do calendário nacional. A revalidação do título de vencedora da Grandíssima é o objectivo máximo da equipa, que para tal mantém a dupla galega de sucesso Gustavo Veloso e Delio Fernández. Destaque para a contratação do campeão nacional sub-23 Joaquim Silva, dono de um enorme potencial na montanha.

Efapel
LA Alumínios-Antarte
Louletano-Ray Just Energy
Rádio Popular-Boavista
Team Tavira
W52-Quinta da Lixa
______
Fotos Ciclistas - Facebook Oficial das Equipas
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. A w52-quinta da lixa apresenta-se com um conjunto bastante forte.

    ResponderEliminar
  2. Há um bom equilibrio entre as equipas, o que leva a crer que teremos uma volta a portugal com alguns candidatos:
    Efapel: Marque, De la Fuente, Brandão
    LA: Broco, Amaro Antunes, Sérgio Sousa
    Louletano: Marcos Garcia, Sandro Pinto, Sabido
    Boavista: Rui Sousa, Cesar Fonte, Daniel Silva
    Tavira: Ricardo Mestre, Rafael Reis
    W52: Veloso, Delio, Joaquim Silva

    contanto com Vilela e Edgar Pinto que talvez venham à volta, penso que teremos espectáculo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.