Avançar para o conteúdo principal

WorldTour: Valverde nº1, Costa nº4

Em 2014, o Ranking UCI WorldTour teve total domínio espanhol. Alejandro Valverde finalizou a temporada como nº1, seguido pelo compatriota Alberto Contador, o australiano Simon Gerrans e o português Rui Costa. Espanha venceu ainda a classificação por nações e por equipas com a Movistar.

Pela terceira vez na sua experiente carreira, que já soma 12 temporadas como profissional, Alejandro Valverde foi o ciclista mais regular tornando-se nº1 mundial. Debaixo de uma chuva de críticas pela sua insistente meta de lutar pelo pódio do Tour de France, Valverde pedalou mas não alcançou o objectivo, elevando ainda mais as vozes críticas contra si. O 4º lugar no Tour soou a pouco, para mais sem os maiores adversários –Contador e Froome– a rivalizarem no asfalto francês. Talvez o facto de ser um ciclista com um talento mais do que demonstrado na estrada eleve as expectativas por parte de fãs e media, que no final não puderam negar a brilhante temporada alcançada. No ano em que se sagrou campeão nacional de contra-relógio e vice-campeão de fundo, somou diversas vitórias na geral da Vuelta a Andalucía com três etapas ganhas, Vuelta a Murcia, Roma Maxima, GP Miguel Indurain, Flèche Wallonne e Clasica San Sebastian. Na Vuelta a España terminou em 3º no pódio com uma etapa na mão, conseguindo ainda o 3º lugar no Campeonato do Mundo em Ponferrada e o 2º lugar na Liège-Bastogne-Liège, Route du Sud e Il Lombardia.

Igualmente com brilhantismo, Rui Costa finalizou a temporada sendo 4º no Ranking WorldTour, lugar jamais alcançado por um ciclista português. Envergando a camisola arco-íris conseguiu um ano de destacáveis pódios embora de escassas vitórias. Arredado do objectivo do ano por uma broncopneumonia a meio do Tour de France, com a camisola da Lampre-Merida Rui Costa subiu ao pódio de diversas provas importantes como a Volta ao Algarve (3º), Paris-Nice (2º), Tour de Romandie (3º), GP Montréal (2º) e Il Lombardia (3º), além da medalha de vice-campeão nacional em contra-relógio. Contudo, o ex-campeão do mundo não passou ao lado das vitórias. No Tour de Suisse, além de uma etapa, agarrou a vitória da geral pelo terceiro ano consecutivo, feito inédito na história da prova helvética. Encerrou o calendário WT com um 4º posto no Tour of Beijing, no derradeiro ano da prova chinesa na estrada.

O Ranking contou ainda com a presença lusa de André Cardoso na posição 205, finalizando Portugal no 11º lugar entre 34 nações presentes. No Ranking por equipas, nota para o 3º lugar da Tinkoff-Saxo de Sérgio Paulinho e Bruno Pires, o 11º da Garmin-Sharp de André Cardoso, o 13º da Trek de Fábio Silvestre e o 14º da Lampre-Merida de Rui Costa e Nelson Oliveira.
 
Rui Costa, Il Lombardia (©BettiniPhoto)
Ranking UCI WT
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 686
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 620
3 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 478
4 RUI COSTA (Por) Lampre-Merida 461
5 Vincenzo Nibali (Ita) Astana 392
6 Nairo Quintana (Col) Movistar 346
7 Chris Froome (GBr) Sky 326
8 Alexander Kristoff (Nor) Katusha 321
9 Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp 316
10 Jean-Christophe Péraud (Fra) AG2R La Mondiale 300
205 ANDRÉ CARDOSO (Por) Garmin-Sharp 2

Ranking UCI WT Nações
1 Espanha 1834
2 Itália 1070
3 Bélgica 1006
4 França 987
5 Holanda 957
6 Austrália 869
7 Colômbia 814
8 Grã-Bretanha 721
9 Alemanha 640
10 Polónia 565
11 PORTUGAL 463

Ranking UCI WT Equipas
1 Movistar (Esp) 1440
2 BMC (USA) 1212
3 Tinkoff-Saxo (Rus) 1186
4 Omega Pharma-Quick Step (Bel) 1016
5 Orica-GreenEdge (Aus) 953
6 Katusha (Rus) 938
7 AG2R La Mondiale (Fra) 919
8 Giant-Shimano (Ned) 905
9 Sky (GBr) 890
10 Astana (Kaz) 823
11 Garmin-Sharp (USA) 807
12 Belkin (Ned) 795
13 Trek Factory Racing (USA) 759
14 Lampre-Merida (Ita) 706
15 Lotto-Belisol (Bel) 590
16 FDJ.fr (Fra) 505
17 Cannondale (Ita) 456
18 Europcar (Fra) 271


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.