Avançar para o conteúdo principal

Outubro/2014: equipas e ciclistas lusos pelo mundo

Em Outubro pedalou-se as derradeiras competições de praticamente todos os calendários internacionais. Os Rankings UCI encerraram e Portugal destacou-se no WorldTour com Rui Costa (LAM) em 4º e no Europe Tour com Tiago Machado (TNE) em 15º lugar.

Rui Costa finalizou a temporada brilhantemente, conquistando mais um feito inédito para a história escrita pelos ciclistas lusos no mundo. Pela primeira vez, Portugal subiu ao pódio de um Monumento com Rui Costa no 3º lugar de Il Lombardia, prova italiana que fechou as cinco corridas anuais designadas por Monumentos [Milano-Sanremo, Tour de Flandres, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Il Lombardia]. A longa jornada deste ano teve em Sérgio Paulinho (TCS) um homem em destaque na quase totalidade dos 254 km, entrando numa fuga que deixou a 47 km do final para tentar a sorte em solitário, terminando esta aventura a escassos 29 km da meta.

Em território mais longínquo, Rui Costa teve ainda uma prestação destacável no Tour of Beijing, alcançando na última edição desta prova chinesa o 4º lugar que o levou a finalizar o WorldTour na 4ª posição, apenas superado por Valverde (MOV), Contador (TCS) e Gerrans (OGE). Além desta competição, a China foi palco do Tour of Hainan onde estiveram os gémeos Gonçalves da La Pomme Marseille 13. A equipa francesa não só conseguiu o 4º lugar com José Gonçalves como levou a geral pela mão do francês Julien Antomarchi. Já Domingos Gonçalves conseguiu igual destaque no início do mês no Cazaquistão com o 4º lugar no Tour of Almaty.

Finalizado o calendário em Portugal, as equipas de clube lusitanas rumaram a Espanha para pedalar o Criterium nocturno de Porriño, impondo-se em toda a escala com 6 corredores entre os 10 primeiros e a vitória a pertencer a Carlos Ribeiro da Anicolor, agarrando o 2º lugar do pódio Leonel Coutinho da Liberty Seguros/Feira/KTM, seguindo-se em 4º Luís Mendonça da espanhola Spol, em 6º Joaquim Silva da Anicolor, 7º Luís Gomes da Maia-Bicicletas Andrade e a fechar o Top 10 Fábio Oliveira da Liberty Seguros/Feira/KTM.
Pódio em Porriño [Foto Equipa Anicolor]
O ano está perto de terminar, mas no próximo mês de Novembro iremos contar com mais algumas participações lusas no estrangeiro, nomeadamente dos gémeos Gonçalves (LPM) no Tour of Taihu Lake onde também estará a equipa continental Banco BIC-Carmim.

A fechar o mês de Outubro estão confirmadas as seguintes contratações/renovações lusas no estrangeiro:
Ricardo Vilela (OFM) --> Caja Rural-Seguros RGA
José Mendes (TNE) --> Team Bora
Tiago Machado (TNE) --> Katusha
André Cardoso (GRS) --> Cannondale
Bruno Pires (TCS) --> Tinkoff-Saxo
Sérgio Paulinho (TCS) --> Tinkoff-Saxo
Rui Costa (LAM) --> Lampre-Merida
Nelson Oliveira (LAM) --> Lampre-Merida

RESULTADOS OUTUBRO/2014:

01/Out, Milano-Torino, Itália
1 Giampaolo Caruso (Ita) Katusha 4:30:12
13 André Cardoso (Por) GRS +55”
DNF Sérgio Paulinho (Por) TCS

02-05/Out, Tour de l’Eurométropole, Bélgica
1 Arnaud Démare (Fra) FDJ.fr 15:05:41
40 Fábio Silvestre (Por) TFR +1:19”

03/Out, Criterium Festas do Cristo de Porriño, Espanha
1 Carlos Ribeiro (Por) Anicolor
2 Leonel Coutinho (Por) LBS
4 Luís Mendonça (Por) SPO
6 Joaquim Silva (Por) ANI
7 Luís Gomes (Por) MBA
10 Fábio Oliveira (Por) LBS
14 Samuel Magalhães (Por) LBS
17 Nelson Silva (Por) ANI
18 Hugo Brito (Por) MBA
19 Rui Carvalho (Por) MBA
20 Nuno Meireles (Por) MBA
22 Zulmiro Magalhães (Por) LBS
23 Ivo Silva (Por) LBS
29 Paulo Silva (Por) LBS
32 Ricardo Sousa (Por) MBA

05/Out, Giro di Lombardia, Itália
1 Daniel Martin (Irl) Garmin-Sharp 6:25:33
3 Rui Costa (Por) LAM +1”
18 Tiago Machado (Por) TNE +25”
21 André Cardoso (Por) GRS +25”
64 Sérgio Paulinho (Por) TCS +4:04”
66 José Mendes (Por) TNE +4:12”
DNF Nelson Oliveira (Por) LAM

05/Out, Tour of Almaty, Cazaquistão
1 Alexey Lutsenko (Kaz) Astana 4:12:17
4 Domingos Gonçalves (Por) LPM +21”

05/Out, Tour de Vendée, França
1 Armindo Fonseca (Fra) Bretagne-Séché Environnement 4:42:50
59 José Gonçalves (Por) LPM +33”

09/Out, Paris-Bourges, França
1 John Degenkolb (Ger) Giant-Shimano 4:25:58
44 José Gonçalves (Por) LPM +10”

10-14/Out, Tour of Beijing, China
1 Philippe Gilbert (Bel) BMC 17:59:57
4 Rui Costa (Por) LAM +11”
107 Fábio Silvestre (Por) TFR +38:35”
DNF Nelson Oliveira (Por) LAM

12/Out, Paris-Tours, França
1 Jelle Wallays (Bel) Topsport Vlaanderen-Baloise 5:26:18
26 José Gonçalves (Por) LPM +12”
66 Domingos Gonçalves (Por) LPM +4:17”

19/Out, Chrono des Nations, França
1 Sylvain Chavanel (Fra) IAM Cycling 1:04:18
4 Carlos Oyarzún (Chi) EFG +3:02”

20-28/Out, Tour of Hainan, China
1 Julien Antomarchi (Fra) La Pomme Marseille13 35:02:00
4 José Gonçalves (Por) LPM +1:06”
53 Domingos Gonçalves (Por) LPM +20:17” 
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.