Avançar para o conteúdo principal

Taça Nacional de Circuitos: Daniel Freitas vence na Póvoa de Varzim

Daniel Freitas (LA Alumínios-Antarte) triunfou no Circuito da Póvoa de Varzim, a 6ª e penúltima prova pontuável da Taça Nacional de Circuitos na qual o companheiro de equipa Pedro Paulinho segurou a liderança.

A Avenida dos Banhos acolheu o pelotão de 76 corredores na noite de sábado da Póvoa de Varzim para receber o circuito nocturno de 66,5 km. Como tem sido hábito ao longo da Taça, a LA Alumínios-Antarte controlou qualquer intento de assalto à liderança da camisola amarela, levando o pelotão a disputar compacto o final das 25 voltas de 2,6 km.

O trabalho da equipa de Paredes deu frutos, não só pela manutenção da liderança de Pedro Paulinho, como pela vitória ao sprint de Daniel Freitas, que superou na linha de meta Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) e o vencedor do anterior circuito Leonel Coutinho (Liberty Seguros/Feira/KTM).

Uma vez mais, os jovens valores do pelotão nacional estiveram em evidência nos lugares cimeiros da luta pela vitória. Em sub-23, Leonel Coutinho destacou-se em 1º ao cruzar a meta em 3º lugar, seguindo-se Nelson Silva (Anicolor) em 5º na meta, o líder da camisola branca da juventude César Martingil (CC José Maria Nicolau) em 6º e Luís Gomes (Maia-Bicicletas Andrade) em 9º.

Por equipas, a LA Alumínios-Antarte foi a mais forte, consolidando a liderança da Taça, à imagem das formações de clube onde a líder Anicolor também imperou neste dia.

A competição da Taça Nacional de Circuitos termina dia 7 de Setembro em Viseu. Pedro Paulinho tentará defender a liderança da Taça, que mantém com 425 pontos, apenas a 20 de Bruno Sancho (Banco BIC-Carmim) e a 60 de Rafael Silva. César Martingil apenas necessita de finalizar a prova, pois comanda em definitivo no escalão sub-23 com 475 pontos, a 110 de Zulmiro Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM) e a 130 de Rodrigo Gomes (Anicolor).

Vitória de Daniel Freitas (Foto João Fonseca / FPC)

Resultados
1 Daniel Freitas (Por) LA Alumínios-Antarte 1:27:54
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Leonel Coutinho (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM m.t.
4 Manuel Cardoso (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
5 Nelson Silva (Por) Anicolor m.t.
6 César Martingil (Por) CC José Maria Nicolau m.t.
7 Bruno Sancho (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
8 Mário Costa (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
9 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade m.t.
10 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas m.t.
Resultados completos aqui
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro